Crescer e avançar

Ar­rancou, an­te­ontem, a cam­panha ofi­cial para as elei­ções au­tár­quicas. Je­ró­nimo de Sousa de­dicou o dia ao dis­trito de San­tarém.

Estar com a CDU é uma opção que vale a pena

No En­tron­ca­mento, onde David Ri­beiro é o ca­beça-de-lista à Câ­mara Mu­ni­cipal, o Se­cre­tário-geral do PCP al­moçou com tra­ba­lha­dores e re­for­mados do sector fer­ro­viário.

Às cerca de 130 pes­soas que ali se jun­taram, Je­ró­nimo de Sousa deu a co­nhecer que, na As­sem­bleia da Re­pú­blica, os par­tidos da troika (PS, PSD e CDS) chum­baram todas as pro­postas do PCP, no sen­tido de de­volver esse di­reito aos tra­ba­lha­dores. «Não se pode en­ganar os fer­ro­viá­rios!», sa­li­entou, con­de­nando o pro­cesso de des­truição da fer­rovia, que PS, PSD e CDS vão le­vando a cabo há mais de 25 anos.

Além das «con­ces­sões», Je­ró­nimo de Sousa cri­ticou os cortes bru­tais nos sa­lá­rios dos tra­ba­lha­dores, para além do con­ge­la­mento das pro­gres­sões e do roubo no valor das horas noc­turnas. «Os fer­ro­viá­rios, assim como a ge­ne­ra­li­dade dos tra­ba­lha­dores, estão hoje mais po­bres, têm mais di­fi­cul­dades, no ac­tivo ou na re­forma, re­sul­tante de uma po­lí­tica con­creta que visa, no es­sen­cial, o au­mento da ex­plo­ração e o em­po­bre­ci­mento geral dos por­tu­gueses», afirmou.

Novo ciclo

Se­guiu-se uma vi­sita ao con­celho da Cha­musca, onde Fran­cisco Ma­tias e José Braz en­ca­beçam as listas da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal, res­pec­ti­va­mente. Neste con­celho, a Co­li­gação pro­mete fazer «o que ainda não foi feito», com um novo ciclo para o de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico.

Junto à Bi­bli­o­teca Mu­ni­cipal, onde se en­con­travam largas cen­tenas de pes­soas, o Se­cre­tário-geral do PCP afirmou que «estar com a CDU é uma opção que vale a pena». «Nós temos, de facto, um pro­jecto cons­truído de baixo para cima, as­sente nas as­pi­ra­ções, nas pre­o­cu­pa­ções e, até, nas crí­ticas das po­pu­la­ções», sa­li­entou.

A Ca­ra­vana se­guiu de­pois para Tomar, onde per­correu as ruas do centro da ci­dade. No final, in­ter­vi­eram Bruno Graça e Paulo Ma­cedo, ca­beças-de-lista à Câ­mara e As­sem­bleia Mu­ni­cipal. «Temos con­di­ções para alargar a can­di­da­tura, de trazer mi­lhares de pes­soas que nunca vo­taram na CDU e eleger uma Câ­mara que sa­berá dar es­pe­rança ao povo», disse Bruno Graça.

Je­ró­nimo de Sousa ma­ni­festou, de igual forma, con­vicção de que «com um pro­grama, com as ac­ções de con­tacto e de es­cla­re­ci­mento, de pro­xi­mi­dade com as po­pu­la­ções, somos ca­pazes de crescer e de avançar».

Pe­na­lizar PS, PSD e CDS

O pé­riplo pelo dis­trito de San­tarém ter­minou em Torres Novas, com um co­mício que en­cheu o Jardim Mu­ni­cipal. Neste con­celho, o Se­cre­tário-geral do PCP cri­ticou as de­cla­ra­ções do ac­tual mi­nistro da Eco­nomia, An­tónio Pires de Lima, que, ao con­trário do que de­fendeu antes de ir para o Go­verno, anun­ciou que a re­dução do IVA na res­tau­ração só po­derá acon­tecer em Julho do pró­ximo ano.

«O IVA só baixa quando esta troika se for em­bora, quando este Go­verno for de­mi­tido, quando existir uma po­lí­tica di­fe­rente, pa­trió­tica e de es­querda», pre­cisou, aler­tando, ainda, para as novas me­didas que o Go­verno está a pre­parar e que apenas serão anun­ci­adas de­pois das elei­ções au­tár­quicas. «Quando es­ti­vermos a votar, no dia 29 de Se­tembro, temos que pe­na­lizar esta po­lí­tica, este Go­verno, mas também quem subs­creveu o pacto de agressão», acusou Je­ró­nimo de Sousa, re­fe­rindo-se ao PS, que «tem que ser res­pon­sa­bi­li­zado pelo povo por­tu­guês».

No co­mício in­ter­veio ainda Carlos Tomé, ca­beça-de-lista da CDU à Câ­mara de Torres Novas, que, sobre a re­a­li­dade local, deu a co­nhecer que o PS tem ge­rido o mu­ni­cípio nos úl­timos 20 anos «como se fosse uma sua cou­tada pri­vada, ig­no­rando a de­mo­cracia e o dever de trans­pa­rência das de­ci­sões». Entre as prin­ci­pais de­nún­cias e crí­ticas, o can­di­dato re­feriu que a Câ­mara Mu­ni­cipal está ato­lada num «mar de dí­vidas» de mais de 35 mi­lhões de euros, que «vão hi­po­tecar a au­tar­quia nos pró­ximos três man­datos».

Todas estas ini­ci­a­tivas, no dis­trito de San­tarém, foram acom­pa­nhadas por, entre ou­tros ac­ti­vistas e can­di­datos, Oc­távio Au­gusto e Ma­nuela Pinto Ângelo, da Co­missão Po­lí­tica e do Se­cre­ta­riado do Co­mité Cen­tral do PCP, res­pec­ti­va­mente.




Mais artigos de: Em Foco

Vale a pena reforçar<br>a confiança na CDU

Em Coimbra, no dia 12, numa in­ter­venção que marcou o ar­ranque para as duas úl­timas se­manas de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação para o voto na Co­li­gação De­mo­crá­tica Uni­tária, Je­ró­nimo de Sousa sa­li­entou que «vamos para esta ba­talha elei­toral num quadro de re­for­çada con­fi­ança na CDU».

Trabalhar para vencer em Loures

Uma enorme demonstração de confiança e de que a vitória está ao seu alcance, eis, em síntese, o traço mais saliente da arruada da CDU que percorreu segunda-feira a principal e movimentada via comercial do centro de Moscavide. «Há...

Razões para acreditar na vitória

Esta se­gunda-feira a CDU fe­chou o dia com um gran­dioso co­mício em Vila Franca de Xira, úl­tima etapa de uma jor­nada de es­cla­re­ci­mento e mo­bi­li­zação em que par­ti­cipou Je­ró­nimo de Sousa e que teve ainda como ponto alto um jantar-co­mício na Azam­buja com perto de 200 pes­soas.

Forte mobilização em Lisboa

Muitas centenas de activistas e simpatizantes da CDU integraram a arruada que esta segunda-feira desceu a Morais Soares numa onda de cor e movimento que à passagem não deixou ninguém indiferente. Com a secção de metais da Charanga Huga do Rosário...

Está nas mãos do povo

Nos dis­tritos de Évora e Beja, o Se­cre­tário-geral do PCP su­bli­nhou que o voto no PCP-PEV vale a do­brar e apelou à con­cre­ti­zação de uma cam­panha de con­tacto di­recto, capaz de tra­duzir nos re­sul­tados elei­to­rais o tra­balho, ho­nes­ti­dade e com­pe­tência que o povo re­co­nhece à CDU.

Condições para avançar

Em Aveiro e em Coimbra, na quinta-feira à noite, can­di­datos e apoi­antes da CDU mos­traram vivo em­penho para a parte final da cam­panha e con­fi­ança num bom re­sul­tado.

Ambiente de grande confiança

Foi em força e em am­bi­ente de forte con­fi­ança que a CDU ar­rancou ao final da tarde de sexta-feira, 13, a sua cam­panha na Ama­dora, com Je­ró­nimo de Sousa a ser ca­lo­ro­sa­mente re­ce­bido por cen­tenas de pes­soas ao longo da ar­ruada que se es­tendeu entre os Par­ques Cen­tral e Delfim Gui­ma­rães.

Concelho que respira progresso

Perto de 300 pessoas participaram no grande jantar-comício promovido pela CDU sexta-feira passada em Sobral de Monte Agraço. Contando com a participação de Jerónimo de Sousa, esta foi uma iniciativa muito marcada pela presença juvenil, presença...

Loures

Acrescentar força à luta Mais de mil pessoas participaram, no dia 11, num jantar-convívio da CDU de Loures. No final, para o palco do comício, foram chamados, para além de vários candidatos aos órgãos autárquicos do concelho, Bernardino Soares,...

Beja, Santa Maria da Feira <br>e Santiago do Cacém

Compromisso ambicioso João Rocha, cabeça-de-lista à Câmara de Beja, acompanhado por José Carreira Marques (mandatário) e Vítor Picado (segundo da lista à autarquia), apresentaram, na passada semana, o Compromisso Eleitoral da CDU para aquele concelho. O documento...

Aveiro, Coimbra, Ovar e Lagos

Valiosa troca de informações A pedido da CDU de Aveiro, Miguel Viegas e Filipe Guerra, cabeças-de-lista à Câmara e Assembleia Municipal, reuniram-se, no dia 3, com vários elementos da Associação «Os Amigos da Avenida». Esta acção...

Vila Nova de Gaia <br> e Barreiro

Propostas para o Associativismo A CDU de Vila Nova de Gaia promoveu, no dia 5, um encontro com a comunicação social para divulgar uma declaração programática sobre «Associativismo». Nesta iniciativa participaram Jorge Sarabando e Agostinho Santos,...

Moura, Mêda, Barreiro, <br>Mafra e Palmela

Encontro de candidatas Prosseguem, em Moura, as acções de campanha da CDU, tendo em vista informar e mobilizar as populações para as eleições autárquicas de 29 de Setembro. No dia 10 realizou-se, junto à Sede de Campanha da CDU, um Encontro de Mulheres...

Amadora, Odivelas, Mafra e Braga

Redobrada intervenção Um incêndio ocorrido na madrugada de 10 para 11 de Setembro destruiu parcialmente a sede de campanha da CDU na Amadora, localizada no edifício do Centro de Trabalho Concelhio do PCP naquele concelho, situado na Avenida da República. Os residentes tiveram que ser...