Avenida Álvaro Cunhal em Setúbal

Image 14764

Em Setúbal foi inaugurada no sábado a Avenida Álvaro Cunhal. A cerimónia de descerramento da placa toponímica contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal Maria das Dores Meira, bem como do Secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa, e de familiares do homenageado.

Junto à Fonte da Praça da Independência, perto da Rotunda do Monte Belo, Jerónimo de Sousa saudou, em nome do Partido, a decisão das instituições autárquicas de Setúbal na atribuição do nome de Álvaro Cunhal àquela Avenida, numa cidade de tradição e luta democrática. Na sua intervenção, o Secretário-geral do PCP, fazendo um resumo do que foi a vida de Álvaro Cunhal, destacou o valioso e imenso legado que ele nos deixou: sonho que sabia ser possível transformar em vida – a erradicação da exploração do homem por outro homem. «Sonhando e fazendo porque a luta continua!», concluiu.

Este acto enquadrou-se nas comemorações locais do centenário de Álvaro Cunhal, que, desde o final do mês de Setembro, contou com um conjunto diversificado de iniciativas de evocação das dimensões política, social, intelectual e artística do líder histórico do PCP.

A nova Avenida Álvaro Cunhal localiza-se num troço da EN 10, entre o Alto da Guerra e a confluência da A12 com as avenidas Antero de Quental e Pedro Álvares Cabral.



Mais artigos de: PCP

Caminho cego e obstinado

O PCP considera que as conclusões do Conselho Europeu (CE) realizado a 19 e 20 de Dezembro «confirmam o carácter indissociável do aprofundamento dos pilares neoliberal, federalista e militarista da União Europeia (UE)».

Continuar a luta

O chumbo do Tribunal Constitucional da proposta do Governo relativa à falsamente designada «convergência das pensões», especialmente no que respeita ao corte de 10 por cento nas pensões de aposentação, reforma e invalidez, representa, para o...

Homenagem a José Dias Coelho

A Comissão de Freguesia de Alcântara do PCP, por ocasião do 52.º aniversário do assassinato pela PIDE de José Dias Coelho, promoveu, no dia 19, uma homenagem evocativa na Rua José Dias Coelho, em Alcântara (junto ao local onde ocorreu o assassinato). Nesta iniciativa,...

Supressão de carreiras no Montijo

A administração da Transtejo suprimiu, no dia 11 de Dezembro, quatro carreiras na hora de ponta do período da tarde entre o Montijo e Lisboa, alegadamente por falta de maquinistas. Para a Comissão Concelhia do Montijo do PCP esta situação traduz o «desrespeito» que a...