Avenida Álvaro Cunhal em Setúbal
Em Setúbal foi inaugurada no sábado a Avenida Álvaro Cunhal. A cerimónia de descerramento da placa toponímica contou com a presença da presidente da Câmara Municipal de Setúbal Maria das Dores Meira, bem como do Secretário-geral do PCP Jerónimo de Sousa, e de familiares do homenageado.
Junto à Fonte da Praça da Independência, perto da Rotunda do Monte Belo, Jerónimo de Sousa saudou, em nome do Partido, a decisão das instituições autárquicas de Setúbal na atribuição do nome de Álvaro Cunhal àquela Avenida, numa cidade de tradição e luta democrática. Na sua intervenção, o Secretário-geral do PCP, fazendo um resumo do que foi a vida de Álvaro Cunhal, destacou o valioso e imenso legado que ele nos deixou: sonho que sabia ser possível transformar em vida – a erradicação da exploração do homem por outro homem. «Sonhando e fazendo porque a luta continua!», concluiu.
Este acto enquadrou-se nas comemorações locais do centenário de Álvaro Cunhal, que, desde o final do mês de Setembro, contou com um conjunto diversificado de iniciativas de evocação das dimensões política, social, intelectual e artística do líder histórico do PCP.
A nova Avenida Álvaro Cunhal localiza-se num troço da EN 10, entre o Alto da Guerra e a confluência da A12 com as avenidas Antero de Quental e Pedro Álvares Cabral.