«Novo rumo» para Portugal
João Ferreira esteve anteontem nos distritos de Évora e de Beja. A manhã foi preenchida com um almoço com os trabalhadores da Kemet Electronics, em Évora, tendo o cabeça de lista da CDU às eleições para o Parlamento Europeu (PE) informado, segundo a Lusa, que os deputados comunistas, por diversas vezes, questionaram as instâncias comunitárias sobre os «muitos milhões de fundos públicos, incluído comunitários», recebidos pela empresa norte-americana, que agora pretende avançar com um despedimento colectivo e deslocalizar as linhas de produção para o México.
«Defendemos a obrigatoriedade de devolução» de apoios sempre que «a deslocalização ocorra» e «medidas que impeçam essa deslocalização e que condicionem a atribuição de fundos públicos, nomeadamente comunitários, à salvaguarda por muitos anos da manutenção da capacidade de produção e dos postos de trabalho», afirmou.
À tarde João Ferreira participou, em Beja, na Cafetaria da Casa da Cultura, na apresentação de candidatos e dos mandatários distrital e concelhio, e, nas Portas de Mértola, contactou com a população da cidade. O dia terminou em Cuba com um jantar-convívio com apoiantes no Pavilhão de Exposições, iniciativa que contou com a presença de José Maria Pós-de-Mina, também candidato da CDU ao PE.
Neste périplo, o cabeça de lista da CDU valorizou o trabalho desenvolvido nos últimos cinco anos pelos dois deputados do PCP e manifestou confiança de que a Coligação PCP-PEV vai aumentar o número de eleitos no PE face ao descontentamento da população com a política seguida pelo PS, PSD e CDS.
João Ferreira defendeu ainda um «novo rumo» para a Política Agrícola Comum, que defenda a produção nacional e garanta a «igualdade» na distribuição das verbas entre países, e, no plano agrícola, comprometeu-se a lutar em Bruxelas pela conclusão do empreendimento de fins múltiplos de Alqueva.