Colômbia

Mundo rural volta à greve

A pla­ta­forma Dig­ni­dade Agrária con­firmou que cam­po­neses e tra­ba­lha­dores ru­rais voltam a pa­ra­lisar, em todo o país, a partir desta se­gunda-feira, 28. Em con­fe­rência de im­prensa, sá­bado, 26, o di­ri­gente e porta-voz do mo­vi­mento, César Pa­chón, res­pon­sa­bi­lizou o go­verno pelo rei­nício da greve, in­ter­rom­pida após o exe­cu­tivo co­lom­biano ter aceite o início de um pro­cesso de diá­logo.

Pa­chón es­cla­receu que o Mi­nis­tério da Agri­cul­tura não só não ga­rantiu o cum­pri­mento das pro­messas re­la­tivas à de­fesa do mundo rural face aos tra­tados de livre co­mércio ce­le­brados com os EUA e al­guns países eu­ro­peus – questão de fundo que es­teve no centro da marcha re­a­li­zada no pas­sado dia 18 de Março, na ca­pital, Bo­gotá, como não apre­sentou so­lu­ções para ou­tras ma­té­rias em dis­cussão: os ele­vados custos dos fac­tores de pro­dução; o des­res­peito pelo meio am­bi­ente e a sobre ex­plo­ração dos re­cursos; a de­mo­cra­ti­zação do acesso à terra; o re­co­nhe­ci­mento de zonas de re­serva e das pro­pri­e­dade das co­mu­ni­dades ori­gi­ná­rias; in­ves­ti­mentos que elevem as con­di­ções de vida po­pu­lares.

O Con­gresso dos Povos as­se­gu­rava, no final da se­mana pas­sada, que o cam­pe­si­nato es­tava mo­bi­li­zado e dis­posto a cum­prir a nova con­vo­ca­tória de greve em pelo menos 14 re­giões. Ca­mi­o­nistas e ta­xistas também po­de­riam aderir à greve, es­pe­culou-se du­rante o úl­timo fim-de-se­mana.

Petro res­ti­tuído

Para além de frus­trado o diá­logo com o mundo rural, o go­verno li­de­rado por Juan Ma­nuel Santos so­freu, a se­mana pas­sada, um outro revés, quando o Su­premo Tri­bunal de Bo­gotá or­denou o re­gresso do pre­si­dente do mu­ni­cípio-ca­pital, Gus­tavo Petro, ao cargo do qual havia sido afas­tado a 9 de De­zembro.

Numa breve alo­cução ao país, Santos ar­gu­mentou não ter al­ter­na­tiva senão pro­mulgar a de­cisão da Jus­tiça, que aco­lheu o pe­dido de um ci­dadão que exigiu que Petro be­ne­fi­ci­asse das me­didas cau­te­lares im­postas pela Co­missão Ite­ra­me­ri­cana de Di­reitos Hu­manos, para quem os di­reitos cons­ti­tu­ci­o­nais do pre­si­dente foram vi­o­lados.

Gus­tavo Petro foi con­de­nado pela Pro­cu­ra­doria-geral, que con­si­derou que o au­tarca vi­olou o prin­cípio da livre con­cor­rência, ins­crito no texto fun­da­mental da Colômbia, ao ad­ju­dicar a lim­peza dos re­sí­duos só­lidos ur­banos a em­presas pú­blicas em pre­juízo das pri­vadas que até então o vi­nham fa­zendo.




Mais artigos de: Internacional

Tensão de guerra

Ob­ser­va­dores da OSCE de­tidos pelos an­ti­gol­pistas per­ma­necem em Sla­vi­ansk, ci­dade cer­cada por forças fiéis a Kiev e onde a tensão de guerra é cada vez maior.

 

Damasco acusa EUA

A Síria diz ter provas do en­vol­vi­mento dos EUA e da Tur­quia nos ata­ques quí­micos que lhe são atri­buídos. A acu­sação foi feia em pa­ra­lelo ao anúncio de que a des­truição do ar­senal quí­mico sírio está pra­ti­ca­mente con­cluída.

Sionistas rejeitam paz

Israel decidiu cortar os contactos com a Autoridade Nacional Palestiniana (ANP) e recrudescer as sanções económicas impostas, decisão que significa o abandono do processo da paz. Esta posição foi assumida por Telavive depois de a Organização para a...

Repressão redobrada na Turquia

O primeiro-ministro turco garante que não vai permitir que a manifestação do 1.º de Maio termine na Praça Taksim, no centro de Istambul. Recep Erdogan considera que «aqueles que ali insistirem em celebrar o Dia do Trabalhador estarão a dizer: estamos prontos para os...

Os correios norte-americanos (também) não estão à venda

Milhares de trabalhadores dos serviços postais estado-unidenses assinalaram na passada quarta-feira o Dia Nacional de Acção em defesa dos correios públicos. As mais de 56 manifestações realizadas em todos os estados vieram denunciar o plano anunciado...