Por uma vida digna
O PCP promoveu, nos dias 28 e 30 de Outubro, no Porto e em Faro, duas sessões públicas sobre a Segurança Social, que contaram com a participação de Fernanda Mateus, da Comissão Política. No Algarve, interveio também Casimiro Menezes, membro da Comissão do PCP para as Questões dos Reformados e presidente do MURPI.
Em ambas as iniciativas, bastante participadas, foram sublinhados os problemas resultantes de uma política de destruição dos direitos dos reformados, de cortes nas reformas e pensões, de ataque ao Serviço Nacional de Saúde e de descapitalização da Segurança Social. Especial destaque mereceu igualmente a afirmação da necessidade de uma ruptura com a política de direita e da adopção de uma política patriótica e de esquerda que responda também aos problemas desta importante camada da população.
As propostas do PCP para o urgente aumento dos valores das reformas e pensões e para garantir a capacidade do sistema público de Segurança Social em responder às suas obrigações constitucionais foram também reafirmadas. No que respeita a esta última questão, lembrou-se que ela é inseparável da necessária diversificação das suas fontes de financiamento e da promoção de políticas que promovam o emprego, a produção nacional e o aumento dos salários.
A dirigente comunista apelou ainda aos reformados e pensionistas para que reforcem a sua luta em defesa do direito a uma vida digna para si, mas também para os seus filhos e netos.