Búlgaros valorizam socialismo

Um quarto de sé­culo após o der­ru­ba­mento do re­gime so­ci­a­lista na Bul­gária, a mai­oria da po­pu­lação (55%) faz uma ava­li­ação po­si­tiva do go­verno co­mu­nista li­de­rado por Todor Jivkov, contra apenas 25 por cento que ma­ni­festam uma opi­nião ne­ga­tiva.

Se­gundo re­vela um es­tudo re­a­li­zado pelo Ins­ti­tuto Alpha Re­se­arch, pu­bli­cado dia 9, são mais as opi­niões po­si­tivas sobre o de­sen­vol­vi­mento do país no re­gime so­ci­a­lista (43%) do que as ne­ga­tivas (14%).

Os re­sul­tados apu­rados sur­pre­en­deram os au­tores do inqué­rito, re­cor­dando que em 1991, dois anos após a queda do re­gime, 76 por cento da po­pu­lação re­pro­vava o re­gime, contra apenas 16 por cento que o de­fen­diam.

Bo­riana Di­mi­trova, pre­si­dente do Alpha Re­se­arch, ci­tada pela AFP, ex­plica esta mu­dança, no­tando que «as sau­dades da se­gu­rança so­cial vêm ao de cima».

Porém, adi­anta ainda o es­tudo, a mai­oria dos búl­garos está de­si­lu­dida com a tran­sição para o ca­pi­ta­lismo de­vido à cor­rupção.

Assim, apenas dois por cento dos in­qui­ridos con­cordam que a lei pre­va­lece no país. Me­tade con­si­dera que o de­sen­vol­vi­mento ca­pi­ta­lista foi um fra­casso, dez por cento afirmam que foi um êxito, en­quanto 25 por cento dizem que há tantos as­pectos ne­ga­tivos como po­si­tivos.

Para os búl­garos os grandes be­ne­fi­ci­ados com a tran­sição são os po­lí­ticos (41%) e os ma­fi­osos (27%). Os grandes per­de­dores são os ci­da­dãos co­muns (54%).

Des­con­tentes com os re­sul­tados do seu pró­prio es­tudo, os au­tores la­mentam que o sis­tema edu­ca­tivo ne­gli­gencie «as li­ções da his­tória re­cente» e a «falta de de­bate pú­blico» sobre o re­gime so­ci­a­lista.




Mais artigos de: Europa

Belgas lutam pelo futuro

Tra­ba­lha­dores dos sec­tores pú­blico e pri­vado, jo­vens es­tu­dantes e po­pu­lação em geral re­a­li­zaram, dia 6, em Bru­xelas, a maior ma­ni­fes­tação sin­dical dos úl­timos 30 anos na Bél­gica.

Juncker comprometido

Os de­pu­tados do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu exigem que o pre­si­dente da Co­missão Eu­ro­peia com­pa­reça no he­mi­ciclo para ex­pli­ca­ções sobre o es­cân­dalo fiscal do Lu­xem­burgo.

O caso Luxemburgo

O caso veio a público na semana passada pela mão do Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ), que analisou mais de 28 mil páginas de documentos confidenciais sobre os acordos de tratamento fiscal favorável estabelecidos entre o governo do Luxemburgo e...

Dois milhões votam<br>consulta na Catalunha

Uma ampla maioria dos catalães que participaram na consulta de domingo, 9, (80,76%) votou a favor de que a Catalunha seja um Estado e de que esse Estado seja independente, segundo dados finais divulgados pelo Governo regional. Com a totalidade das mesas escrutinadas, o gabinete da vice-presidente, Joana...

O que lá vai, lá vem

1. O encenado optimismo de há meses deu lugar à indisfarçável apreensão: pairam nuvens sobre a Zona Euro – reconhecem-no jornais, think tanks e outros que tais. Fala-se em abrandamento económico e aventa-se um «processo deflacionista ao jeito japonês»....