Fenprof acusa o MEC

Já se sabe que serão 15 os do­centes que Nuno Crato atirou, este ano, para a mo­bi­li­dade es­pe­cial (re­qua­li­fi­cação), de­pois de o Mi­nis­tério da Edu­cação e Ci­ência (MEC) ter emi­tido um co­mu­ni­cado sem que os in­te­res­sados te­nham sido no­ti­fi­cados, con­ti­nu­ando sem se saber quem foram as pri­meiras ví­timas desta me­dida.

Em nota à co­mu­ni­cação so­cial, di­vul­gada na se­gunda-feira, a Fen­prof con­dena tal pro­ce­di­mento, «que cons­titui mais uma evi­dência do enorme e in­to­le­rável des­res­peito com que este mi­nistro e a sua equipa tratam os pro­fes­sores e edu­ca­dores», e pro­mete «acom­pa­nhar todo o pro­cesso», exi­gindo «o es­cru­pu­loso cum­pri­mento da lei» e apoiar «os do­centes que o pre­tendam con­testar».

Re­la­ti­va­mente aos 75 do­centes que na sexta-feira (30) terão sido co­lo­cados, a Fe­de­ração acusa o MEC de «fugir às suas res­pon­sa­bi­li­dades», de­sig­na­da­mente no que tem a ver com o abono de ajudas aos que te­nham sido co­lo­cados a mais de 60 qui­ló­me­tros da sua re­si­dência.




Mais artigos de: Trabalhadores

Greve nacional a 13 de Março

A Frente Comum de Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica agendou para o dia 13 de Março uma greve na­ci­onal em de­fesa das fun­ções so­ciais do Es­tado.

A luta é decisiva <br>para derrotar o Governo <br>e a política de direita

O Con­selho Na­ci­onal (CN) da CGTP-IN de­cidiu, a 29 de Ja­neiro, con­vocar para o pró­ximo dia 7 de Março uma jor­nada na­ci­onal, e con­si­derou de­ci­siva a in­ten­si­fi­cação da luta na «ele­vação da cons­ci­ência so­cial dos tra­ba­lha­dores e da po­pu­lação» para «der­rotar a po­lí­tica de di­reita e o Go­verno PSD/​CDS-PP».

Olhos abertos <br>e vontade de ferro

Os pro­cessos de pri­va­ti­zação da TAP, da CP Carga e da EMEF, de­sen­ca­de­ados pelo Go­verno, estão a ser con­tes­tados por tra­ba­lha­dores e pelas suas es­tru­turas re­pre­sen­ta­tivas, que in­ten­si­ficam o com­bate à ali­e­nação das em­presas da es­fera pú­blica.

Luta corajosa que continua

Os tra­ba­lha­dores dos cen­tros de con­tacto da PT pa­raram an­te­ontem du­rante uma hora em pro­testo contra os des­pe­di­mentos e a pre­ca­ri­e­dade.

Pobreza e desigualdade agravadas

A CGTP-IN considera que os dados publicados pelo Instituto Nacional de Estatística (INE) no final de Janeiro «demonstram que a pobreza e a desigualdades estão a agravar-se nos últimos anos em consequência da política do executivo PSD/CDS». O primeiro-ministro Passos...

Professores aposentados

«Estaremos sempre aqui, na luta, com os reformados, contra as injustiças, por uma aposentação digna, pela valorização das pensões», garantiu, no dia 29, Mário Nogueira, secretário-geral da Fenprof, durante uma tribuna pública realizada, de...

Disponíveis para a luta

Estão a decorrer as comemorações do «31 de Janeiro – Dia Nacional do Sargento, com iniciativas, promovidas pela Associação Nacional de Sargentos (ANS), em cerca de duas dezenas de localidades em Portugal, mas também em missões fora do território...

Greve na Granitos de Maceira

Os trabalhadores da empresa Granitos de Maceira – Alpalhão estiveram ontem em greve para exigir o pagamento de três meses de salário e de quinze de subsídios de férias e de Natal que há oito anos não lhes são pagos. Reunidos em plenário, decidiram...