Ainda as Jornadas Parlamentares do PCP
e a realidade no distrito de Aveiro

Lutas da terra e do mar

As quotas leiteiras e a consequente redução do leite pago ao produtor foi o tema que dominou a reunião onde estiveram presentes produtores de leite e carne e representantes da Associação de Lavoura do Distrito de Aveiro.

Foram ouvidas queixas quanto ao preço dos factores de produção – aumento do preço do gasóleo e rações –, tendo ainda alertado os deputados comunistas para o facto de o subsídio relativo ao gasóleo verde não ser actualizado há vários anos. Para cima da mesa vieram também as preocupações com a concentração a que se assiste no sector, em resultado da qual tem havido um crescente abandono da produção por parte dos pequenos produtores, «concentração da produção em grandes explorações» e redução do pagamento do preço do leite ao produtor, que em média tem sido pago a trinta cêntimos por quilo.

Encaradas com preocupação pelos agricultores são ainda as alterações da Política Agrícola Comum, nomeadamente as decorrentes da implementação do «greenning», que a ser aplicado levará a um ainda menor rendimento devido à limitação da produção das silagens para alimentação animal.

Motivos para descontentamento têm também os agricultores produtores de batata, a braços com preços de ruína e com problemas no seu escoamento. Foi isso que os deputados do PCP testemunharam em reunião na freguesia de Troviscal, Oliveira do Bairro, onde lhes foi transmitido pelos agricultores presentes que este ano o preço da batata pago aos produtores foi de cinco cêntimos o quilo, quando nas grandes superfícies, na sua maioria importada, andou a ser vendida a um euro. É esta política de preços, controlada pela grande distribuição e associada à importação de batata, em particular nos meses de colheita, a par do custo dos factores de produção, que explica também em grande parte o «abandono da produção nacional e da actividade agrícola», sublinha o PCP.

Da reunião com pescadores e mariscadores da Torreira sobressaiu a exigência de que sejam implementadas medidas que protejam a sua actividade na Ria de Aveiro, «assegurando a manutenção e renovação dos recursos marinhos, nomeadamente através de uma fiscalização eficaz que impeça práticas ilícitas como o arrasto».

Por outro lado, sendo uma actividade muito sujeita a longos períodos de interdição, por razões sanitárias, é essencial adequar o acesso ao Fundo de Compensação Salarial às necessidades da realidade social destas comunidades, disponibilizando-o em tempo útil.

 



Mais artigos de: Assembleia da República

Respostas claras aos problemas<br>das populações

Componente importante das Jornadas Parlamentares do PCP, realizadas nos dias 2 e 3 deste mês, em Aveiro, sob o lema «Defender as produção nacional, criar emprego, valorizar salários e direitos» – cujas conclusões gerais demos a conhecer na edição anterior –, foi o seu programa de visitas e reuniões com organizações, estruturas e entidades da mais variada ordem, representativas da realidade económica e social daquele distrito.
É dessa ligação à vida, aos problemas concretos, aos anseios dos trabalhadores e do povo – como é prática corrente dos deputados comunistas – de que a seguir se fala numa abordagem aos principais tópicos que estiveram presentes nessas quase duas dezenas de encontros dos quais resultaram importantes reflexões que o Grupo comunista não deixará de incorporar na sua acção futura.

Pobreza a alastrar

Confirmado no decurso das visitas foi também o agravamento da pobreza no distrito de Aveiro. Uma realidade dramática que está patente no número crescente de famílias que não têm como pagar as despesas de água e electricidade, que necessitam de apoio alimentar, que...

Artimanha para despedir

Desacordo e revolta perante o que é visto como uma promoção de despedimentos e desmantelamento do serviço público de segurança social foi o que os deputados do PCP encontraram na reunião com estruturas representativas dos trabalhadores e com trabalhadores da...

Não se está condenado<br>a esta política

Numa declaração política proferida no dia 4, em nome da sua bancada, a deputada comunista Diana Ferreira voltou às conclusões das Jornadas Parlamentares para sublinhar que a realidade encontrada no distrito de Aveiro «não é diferente nem está desligada da...

Desinvestimento que mata

As questões relacionadas com a Saúde voltaram ao centro da agenda parlamentar, faz hoje uma semana, 5, a propósito de iniciativas legislativas de todas as oposições sobre os cuidados de saúde primários.

Falta de informação<br>em demasia

Baixaram à comissão parlamentar de Defesa para apreciação na especialidade, depois de aprovadas na generalidade pela maioria PSD/CDS-PP e pelo PS, com os votos contra de PCP, PEV e BE, as propostas de lei que procedem a alterações à Lei de Programação Militar...

O alastrar da pobreza

Realiza-se hoje, 12, por iniciativa do PCP, um debate de actualidade centrado na pobreza e nas responsabilidades do Governo pelo seu aumento muito significativo no nosso País. Na base deste agendamento, decidido nas suas recentes Jornadas Parlamentares (e que chegou a estar previsto para o passado dia 4),...

Revogar a «requalificação»

Estará hoje em debate no Parlamento o projecto de lei do PCP que pretende revogar a mobilidade especial e o regime jurídico da requalificação de trabalhadores em funções públicas. Trata-se de dois regimes que desde a primeira hora têm merecido a...