17.º EIPCO terá lugar na Turquia

O Grupo de Trabalho do processo dos Encontros Internacionais dos Partidos Comunistas e Operários (EIPCO), reunido em Istambul nos dias 31 de Janeiro e 1 de Fevereiro, decidiu que o 17.º EIPCO, previsto para este ano, se realizará na Turquia, com o tema «As tarefas dos partidos comunistas e operários no fortalecimento da luta dos trabalhadores contra a exploração capitalista, as guerras imperialistas e o fascismo, pela emancipação dos trabalhadores e dos povos, pelo socialismo».

Nesta reunião do Grupo, que foi acolhida pelo Partido Comunista (Turquia), foram ainda debatidos diferentes aspectos ligados ao processo dos EIPCO, como o desenvolvimento nos diferentes países das linhas de acção comum e convergente adoptadas no 16.º EIPCO, realizado em Novembro de 2014, em Guayaquil, no Equador.

Durante a reunião, os partidos participantes expressaram a sua solidariedade com a luta dos metalúrgicos na Turquia, assim como com os povos em luta contra a ingerência e agressão imperialista e o ascenso do fascismo, tendo adoptado duas declarações. Uma de solidariedade com o povo palestiniano e os outros povos do Médio Oriente que enfrentam uma nova agressão dos EUA e da União Europeia e dos seus aliados na região, desde logo, Israel. Outra de solidariedade com o povo e os comunistas ucranianos, que enfrentam o poder da oligarquia e de forças abertamente fascistas que tomaram de assalto o poder em Kiev, com o apoio dos EUA, da União Europeia e da NATO, e são responsáveis pela brutal repressão e guerra civil neste país.

Os participantes tiveram ainda a oportunidade de participar num evento promovido pelo Partido Comunista no Centro Cultural Nazim Hikmet, em Istambul, que assinalou o assassinato de Mustafa Suphi, o primeiro secretário-geral do Partido Comunista da Turquia, e de 14 dos seus camaradas, em 28 de Janeiro de 1921.

O PCP fez-se representar por Pedro Guerreiro, membro do Secretariado do CC e responsável da Secção internacional.

 



Mais artigos de: Internacional

Paz armadilhada

As armas ainda não se calaram na Ucrânia e a implementação das medidas acordadas no dia 12, em Minsk, pode estar comprometida, mas para já nenhuma das partes declarou o fracasso das negociações de paz.

Tentativa de golpe abortada

As autoridades venezuelanas fizeram abortar uma tentativa de golpe de Estado, dirigida a partir dos EUA, que estava a ser preparado pela reacção interna.

Nicarágua e Rússia<br>estreitam relações

Nicarágua e Rússia assinaram a semana passada convénios para a luta contra o narcotráfico e o crime organizado. Os acordos autorizam a entrada de efectivos militares da força naval russa na Nicarágua, para implementar planos de acção contra aqueles flagelos e levar...

Os silêncios vis

Sob a calada da noite, um camião fretado por uma empresa de segurança privada entra pelas traseiras na Refinaria Tesoro em Anacortes, no Texas. Homens armados vigiam a operação logística, meticulosamente planeada para se executar simultaneamente em doze...