Paulo Sá em sessão da CDU no Algarve

O voto que faz a diferença

Image 18456

Os claustros do Museu Municipal de Faro receberam centenas de activistas da CDU na sessão pública que contou com intervenções de Paulo Sá, deputado e 1.º candidato à Assembleia da República pelo círculo eleitoral de Faro e de Jerónimo de Sousa, Secretário-geral do PCP.

Na iniciativa, que decorreu esta segunda-feira, ao final da tarde, sob o lema «Soluções para o País» – a primeira em que participou Paulo Sá depois da divulgação pública da candidatura –, muitos foram os que, vindos de vários pontos do Algarve, não quiseram faltar ao arranque de mais uma etapa na batalha eleitoral que se aproxima.

Com a presença entusiasta de comunistas, ecologistas e de muitos outros democratas e patriotas, foram passados em revista os últimos quatro anos da política de exploração e empobrecimento imposta pelas troikas nacional e estrangeira. Falou-se dos problemas do desemprego, das portagens, dos salários em atraso, da degradação dos serviços públicos, em particular do SNS, da destruição do aparelho produtivo, entre outros, que atingem a região e o País, e a que a CDU tem dado um firme combate. Reafirmadas foram também as inúmeras propostas e soluções apresentadas no Algarve e na Assembleia da República, a confirmar a importância que adquiriu o facto de a CDU ter recuperado nas últimas legislativas um deputado pela região. «Hoje, passados quatro anos, podemos dizer – todos – com muito orgulho: a confiança que os algarvios depositaram em nós foi plenamente merecida», realçou na sua intervenção Paulo Sá, antes de detalhar a intensa actividade desenvolvida pela CDU na frente parlamentar, assente no contacto com a realidade regional e numa profunda ligação aos trabalhadores e às populações».

Foram ainda salientadas muitas das lutas travadas pelos trabalhadores e as populações, bem como as novas ameaças que se colocam ao povo português por parte daqueles – PS, PSD e CDS – que há 38 anos têm alternadamente assumido o governo do País.

Lutas que partindo de objectivos e reivindicações específicas – como as lutas dos trabalhadores da Portway no Aeroporto de Faro, da Litográfica do Sul em Vila Real de Santo António, do Clube Praia da Rocha em Portimão, da Moviflor em Olhão, do Grupo Carlos Saraiva em Albufeira ou da Leclerc em Portimão, enumerou Paulo Sá –, se constituíram em «elementos fundamentais na luta mais geral pela demissão do Governo e pela derrota da política de direita e, acima de tudo, de afirmação da necessidade de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, que valorize o trabalho e os trabalhadores».

O ambiente que se respirou na iniciativa foi de grande confiança e entusiasmo, mas também de grande empenhamento de todos para a batalha eleitoral que se aproxima.

Uma confiança que tem por base o trabalho de qualidade realizado nestes quatro anos – conta-se por muitas centenas o número de visitas, reuniões, perguntas e requerimentos ao Governo, intervenções e projectos de resolução de natureza regional –, sempre orientado, como sublinhou Paulo Sá, pela «defesa intransigente dos interesses dos trabalhadores, do povo, do Algarve e do País, por um combate sem tréguas à política de direita e ao Governo que a executou, pela afirmação de uma política alternativa patriótica e de esquerda, ao serviço do desenvolvimento económico e do progresso social».

A iniciativa contou ainda com um momento musical protagonizado pelo músico algarvio Domingos Caetano (Iris) que desta forma assumiu também o seu apoio à CDU.




Mais artigos de: Nacional

Força de Abril

«É tempo de alterar a correlação de forças na Assembleia da República e, com mais votos e mais deputados da CDU, dar não só mais vida às propostas que farão o País andar para a frente, para assegurar mais justiça social, mas pesar na construção de uma política patriótica e de esquerda e na constituição de um governo que a concretize», afirmou, quinta-feira, o Secretário-geral do PCP, na primeira sessão pública da candidatura da Coligação PCP-PEV pelo círculo eleitoral de Lisboa.

Os trabalhadores<br>podem decidir

Cerca de 550 «trabalhadores eleitos por trabalhadores para os representar e dirigir as suas organizações de classe», como os definiu Jerónimo de Sousa, participaram, sábado, 27, no Seixal, num almoço de apoio à Coligação PCP-PEV.

Gente de confiança

Os primeiros candidatos da CDU à Assembleia da República nos círculos eleitorais de Leiria, Viseu, Madeira, Viana do Castelo e Santarém foram divulgados ontem. Os candidatos da coligação entre o PCP, o Partido Ecologista «Os Verdes» e a Intervenção Democrática são gente que não vira a cara à luta, comprometida com a defesa do País, dos trabalhadores e do povo.

Soluções concretas

Mais de duas centenas de pessoas encheram o Café Concerto do Rivoli para assistir à sessão pública da CDU, onde, com a participação do Secretário-geral do PCP, foi apresentado o primeiro candidato do distrito do Porto às próximas eleições legislativas.

Mais força à CDU <br>no distrito de Beja

É preciso dar mais força à CDU também no distrito de Beja, nas eleições para a Assembleia da República, no Outono. Eleições importantes na luta pela ruptura com a política de direita e pela concretização de uma viragem na vida nacional.

Contra as privatizações <br>nos transportes

Hoje, às 18.30 horas, tem lugar uma marcha contra as privatizações nos transportes, entre o Largo do Chiado e a Estação da CP do Rossio, em Lisboa. A CDU assume o compromisso de fazer reverter para o controlo público as empresas de transportes privatizadas.

Confiança em todo o País

Os primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV às eleições legislativas pelos círculos eleitorais de Bragança, Guarda e Açores, respectivamente Jorge Humberto Fernandes, Luís Miguel da Silva Simões Luís e Aníbal Pires, foram apresentados...

Defender o povo de Vila Real

Na sexta-feira, 26, na primeira sessão pública da candidatura da CDU pelo círculo eleitoral de Vila Real, Júlia Violante, cabeça de lista, referiu que os candidatos e eleitos da Coligação PCP-PEV «assumem-se com uma só cara – seja no distrito,...

Sapadores denunciam problemas

No âmbito da acção da CDU «Soluções para um Portugal com futuro», Rita Rato, deputada do PCP na Assembleia da República, acompanhada por membros da célula do PCP no município de Lisboa, contactou no dia 22, com os...

Apoiamos a CDU

Ana Abel – médica, dirigente da Ordem dos Médicos da Cidade de Lisboa Arménio Carlos – secretário-geral da CGTP-IN Carlos Ramos – presidente da Federação Portuguesa de...

JCP contra precariedade

Na quinta-feira, 25, a JCP realizou uma acção nacional em defesa do trabalho com direitos. Esta iniciativa aconteceu no dia em que o PCP apresentou na Assembleia da República dois projectos de lei sobre o combate à precariedade e de reforço da...

Produtores na miséria

A Comissão de Luta dos Produtores de Leite e Carne do Distrito de Aveiro realizou na sexta-feira uma marcha de tractores entre Válega e Aveiro. O protesto, em defesa das explorações de leite e carne e por melhores preços à produção,...

Autarcas e STAL <br>contra fusões

O STAL e os autarcas da Área Metropolitana de Lisboa (AML) realizaram anteontem, 30 de Junho, diversas acções de protesto contra a fusão num pequeno grupo de «mega-empresas» das actuais 19 empresas multimunicipais de abastecimento de água, detidas pela Águas de...

Respeitar a Lei da IVG

O Movimento Democrático de Mulheres (MDM) marcou para hoje, quinta-feira, às 17 horas, uma concentração frente à Assembleia da República (AR) em defesa da Lei da IVG. A acção acontece depois de a AR ter agendado para o último dia...