PCP exige resolução de problemas

Carrossel da precariedade nos Açores

Nos Açores, nove em cada 10 novos con­tratos de tra­balho são a prazo, de­nun­ciou, an­te­ontem, no Par­la­mento Re­gi­onal, o de­pu­tado do PCP. Aníbal Pires apontou ainda a de­si­gual­dade de gé­nero, que existe não apenas nos sa­lá­rios, sendo que para as tra­ba­lha­doras aço­ri­anas a pro­porção de con­tratos pre­cá­rios au­menta para 19 em cada 20 novos con­tratos.

Esta si­tu­ação de pre­ca­ri­e­dade ge­ne­ra­li­zada, bem como a abun­dância de pro­gramas ocu­pa­ci­o­nais, con­tribui para a exis­tência de cada vez maior pressão sobre os tra­ba­lha­dores, que são for­çados a todo o tipo de con­di­ções, com ho­rá­rios alar­gados e po­li­va­lência de função, fa­zendo com que vá­rios postos de tra­balho acabem por ser cum­pridos por apenas um tra­ba­lhador, sem maior com­pen­sação pelo es­forço a que é obri­gado e com os ób­vios efeitos em termos do de­sem­prego na Re­gião.

«Chegou-se à si­tu­ação pa­ra­doxal de que já muitas poucas em­presas con­tratam tra­ba­lha­dores. Ar­ranja-se um es­ta­giário ou um de­sem­pre­gado de longa du­ração, que de­pois será des­car­tado para en­trar outro», cri­ticou Aníbal Pires, tendo su­bli­nhado que na Re­gião «existem pes­soas que so­bre­vivem há anos neste au­tên­tico car­rossel da pre­ca­ri­e­dade: es­tá­gios não re­mu­ne­rados, cursos de for­mação pro­fis­si­onal, es­tá­gios pro­fis­si­o­nais, pro­gramas ocu­pa­ci­o­nais, de­sem­prego».




Mais artigos de: Nacional

A união faz a diferença

Sob o lema «É ur­gente: con­di­ções para es­tudar», os es­tu­dantes do En­sino Su­pe­rior vão ma­ni­festar-se hoje, 26, em vá­rios pontos do País, contra os cortes no fi­nan­ci­a­mento e na Acção So­cial.

Dar força e confiança à luta

Numa carta aberta à As­sem­bleia da Re­pú­blica, o Mo­vi­mento De­mo­crá­tico de Mu­lheres afirma a «ur­gência de me­didas para repor di­reitos e me­lhorar as con­di­ções de vida das mu­lheres».

Setúbal <br>embandeira Desporto

Se­túbal re­cebeu no dia 18, no Par­la­mento Eu­ropeu, em Bru­xelas, a ban­deira ofi­cial de Ci­dade Eu­ro­peia do Des­porto 2016, jun­ta­mente com as ou­tras 32 lo­ca­li­dades eu­ro­peias no­me­adas pela ACES Eu­rope, como ca­pi­tais, ci­dades ou re­giões de­di­cadas ao des­porto.

Equipamento inacessível <br>aos lisboetas

Na sequência do programa preliminar apresentado sobre a futura intervenção no Pavilhão Carlos Lopes, foi aprovado, pela maioria PS na Câmara de Lisboa, o licenciamento do projecto de arquitectura, entregue pela Associação de Turismo de Lisboa...

Evocar a Reforma Agrária

  A Associação Conquistas da Revolução (ACR) levou a cabo, no sábado, 21, no Auditório da Junta da União de Freguesias da Vila, Vila do Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, uma sessão de apresentação dos livros...