Evocar a Reforma Agrária

Image 19409

 

A Associação Conquistas da Revolução (ACR) levou a cabo, no sábado, 21, no Auditório da Junta da União de Freguesias da Vila, Vila do Bispo e Silveiras, em Montemor-o-Novo, uma sessão de apresentação dos livros «Conquistas da Revolução» e «Vasco, nome de Abril», por si editados.

Perante várias dezenas de pessoas, António Gervásio, resistente antifascista, preso político e obreiro da Reforma Agrária, recordou a presença de Vasco Gonçalves quer na I Conferência dos Trabalhadores Agrícolas do Sul, a 9 de Fevereiro de 1975, quer na XI Conferência da Reforma Agrária, a 24 e 25 de Outubro de 1987, ambas realizadas em Évora. «A Reforma Agrária foi destruída, tal como outras conquistas da Revolução. Mas a bandeira da Reforma Agrária mantém-se viva e actual, como os valores de Abril a apontar para o futuro de Portugal», salientou, acrescentando: «A Reforma Agrária é uma exigência incontornável para um governo patriótico e de esquerda».

A iniciativa, dirigida por António Danado, presidente da Junta de Freguesia, contou ainda com as intervenção de Manuel Begonha e José Baptista Alves, militares de Abril e, respectivamente, presidente e vice-presidente da ACR, e Hortência Menino, presidente da Câmara Municipal.

Amanhã, em Setúbal, a ACR realiza uma evocação a Michel Giacometti. A iniciativa tem lugar, às 21 horas, no Museu do Trabalho Michel Giacometti, e conta com as intervenções de Manuel Begonha, Modesto Navarro, escritor e membro da direcção da ACR, e Carlos Rabaçal, vereador na Câmara de Setúbal.

O momento, para além de uma projecção de vídeo, conta ainda com a actuação do Coro Lopes Graça, Grupo Coral Alentejano «Amigos do Independente» e Grupo Coral Alentejano «Amigos Sadinos».




Mais artigos de: Nacional

A união faz a diferença

Sob o lema «É urgente: condições para estudar», os estudantes do Ensino Superior vão manifestar-se hoje, 26, em vários pontos do País, contra os cortes no financiamento e na Acção Social.

Dar força e confiança à luta

Numa carta aberta à Assembleia da República, o Movimento Democrático de Mulheres afirma a «urgência de medidas para repor direitos e melhorar as condições de vida das mulheres».

Setúbal <br>embandeira Desporto

Setúbal recebeu no dia 18, no Parlamento Europeu, em Bruxelas, a bandeira oficial de Cidade Europeia do Desporto 2016, juntamente com as outras 32 localidades europeias nomeadas pela ACES Europe, como capitais, cidades ou regiões dedicadas ao desporto.

Carrossel da precariedade nos Açores

Nos Açores, nove em cada 10 novos contratos de trabalho são a prazo, denunciou, anteontem, no Parlamento Regional, o deputado do PCP. Aníbal Pires apontou ainda a desigualdade de género, que existe não apenas nos salários, sendo que para as trabalhadoras açorianas a...

Equipamento inacessível <br>aos lisboetas

Na sequência do programa preliminar apresentado sobre a futura intervenção no Pavilhão Carlos Lopes, foi aprovado, pela maioria PS na Câmara de Lisboa, o licenciamento do projecto de arquitectura, entregue pela Associação de Turismo de Lisboa...