Aprender, debater, transformar

O Espaço Central ocupa este ano um lugar de destaque na Quinta do Cabo, valorizando ainda mais o novo terreno no ano em que pela primeira vez se incorpora na Festa do Avante!. É precisamente nesse coração político e sala de visitas da Festa que estarão patentes quatro grandes exposições: uma sobre a precariedade, que atinge hoje centenas de milhares de trabalhadores, em particular das novas gerações; uma segunda dedicada ao actual momento político, à afirmação da luta dos trabalhadores e do povo como factor indispensável para defender, repor e conquistar direitos, e ao papel indispensável e insubstituível do PCP, à política patriótica e de esquerda que propõe e à necessidade do seu reforço, no ano em que realiza o seu XX Congresso. As 40 festas do Avante!, com a valorização dos seus traços e características fundamentais, a recordação de alguns dos seus principais momentos e a sua projecção para o futuro, dão o mote a uma terceira exposição. A Máscara Ibérica será o tema da quarta.

No Espaço Central será ainda possível participar em mais de uma dezena de debates, tomar contacto com o Avante!, adquirir uma recordação na loja da Festa e tomar uma bebida – ou simplesmente conviver – na esplanada do Café da Amizade. É ainda aí que se encontra o Cineavante!, e o destaque que continuará a dar ao cinema português, e as duas exposições de Artes Plásticas: «Gravura Hoje» e «Cenas do Século XX».

Na primeira mostra, em que participam cerca de 40 gravadores a nível nacional, sublinha-se o papel determinante da gravura em diversos períodos da história das artes e demonstra-se a sua afirmação na arte contemporânea.

A exposição «Cenas do Século XX», do arquitecto Francisco da Silva Dias, foi cedida pela Casa da Cerca – Centro de Arte Contemporânea de Almada e é composta por desenhos originais de cenas, factos e figuras da vida da cidade quando o autor foi bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, na década de 60.

Solidariedade e conhecimento

O Espaço Internacional tem este ano como lema «Festa do Avante! – 40 anos de solidariedade internacionalista». É precisamente esta componente da Festa que estará expressa na exposição política patente naquele espaço, que este ano terá também... mais espaço: o Palco Solidariedade estará onde antes se instalava o Avanteatro e no local onde costumava ser o palco existirá um novo espaço de debates, onde serão aprofundadas questões como a luta pela paz, a crise do capitalismo, a resistência e a luta dos trabalhadores e dos povos. No próprio Espaço Internacional e nos espaços de diversas organizações regionais serão realizadas iniciativas político-culturais de solidariedade com vários povos em luta.

No Espaço Internacional a música e a cultura dos povos terá o seu devido destaque no Palco Solidariedade. O colorido da diversidade de organizações revolucionárias e progressistas de todo o mundo que participam na Festa com os seus stands terá, este ano, o seu número reforçado, valorizando ainda mais a sua dimensão internacionalista.

Também o Espaço Ciência terá uma nova localização e um espaço remodelado e ampliado, no qual se pretende levar ao visitante da Festa uma experiência única onde a ciência está ao alcance de todos. Este ano, a exposição é dedicada aos 40 anos da Constituição da República Portuguesa, sublinhando os acontecimentos e as descobertas mais significativas protagonizadas nas últimas quatro décadas por cientistas portugueses, só possíveis graças à conquista da liberdade e da democracia. Os anos europeus ou internacionais dedicados às várias áreas da ciência, os Centros de Ciência Viva, as políticas públicas para a ciência e o contributo da Festa do Avante! para a sua divulgação serão alguns dos temas tratados na exposição, a par da apresentação de experiências, demonstrações e debates, num programa para todos os públicos.

Nova Festa, Festa nova e um espaço novo também para a Festa do Livro e do Disco. Mais central, o novo local vai deixar milhares de títulos de dezenas de editoras ainda mais perto dos visitantes. Todos os géneros marcam presença, com as Edições Avante! a assumirem um particular destaque. Entre as novidades estão três volumes de discursos políticos de Álvaro Cunhal (publicados pela primeira vez em livro), pronunciados durante os governos do PSD/Cavaco Silva, e o segundo tomo das Obras Escolhidas de Marx e Engels, há muito esgotado. A juntar a isso, sessões de apresentação e autógrafos, uma zona especial com actividades para os mais novos, e muitas promoções e descontos são muitas e boas razões para visitar a Festa do Livro.

 



 Versão para imprimir            Enviar este texto            Topo

Outros Títulos: