CDU apresenta em Beja projecto de continuidade

CON­FIANÇA A CDU apre­sentou, em sessão pú­blica, os pri­meiros can­di­datos à Câ­mara Mu­ni­cipal de Beja, o ca­beça de lista à As­sem­bleia Mu­ni­cipal e o man­da­tário con­ce­lhio. Em am­bi­ente de grande con­fi­ança.

O povo de Beja tem muitos mo­tivos para voltar a con­fiar na CDU

Image 22945

De­pois de quatro anos de tra­balho, com bons re­sul­tados, a CDU propõe à po­pu­lação do con­celho de Beja um pro­jecto de con­ti­nui­dade e de de­sen­vol­vi­mento.

João Rocha, pre­si­dente da Câ­mara Mu­ni­cipal de Beja, que nas elei­ções au­tár­quicas de 1 de Ou­tubro será de novo o ca­beça de lista da CDU na ca­pital do dis­trito, re­a­firmou que «Beja tem fu­turo, tem uma es­tra­tégia, tem um pro­jecto de de­sen­vol­vi­mento».

Fa­lando na apre­sen­tação de can­di­datos da CDU em Beja, re­a­li­zada no dia 6, nas Portas de Mér­tola, pe­rante cen­tenas de pes­soas, João Rocha apelou à par­ti­ci­pação dos mu­ní­cipes neste pro­jecto de de­sen­vol­vi­mento. E as­se­gurou aos be­jenses que «com aber­tura, ul­tra­pas­sando as di­fe­renças, olhando aos so­nhos que temos em comum para esta nossa terra, vamos ser ca­pazes de trans­formar Beja num con­celho de pro­gresso e mo­der­ni­dade e onde seja ainda me­lhor viver».

La­deado pelo Se­cre­tário-geral do PCP, Je­ró­nimo de Sousa, e por ou­tros di­ri­gentes do Par­tido e do Par­tido Eco­lo­gista Os Verdes (PEV), João Rocha fez um ba­lanço muito po­si­tivo deste man­dato au­tár­quico, «com obra para mos­trar e um forte in­ves­ti­mento na eco­nomia, no des­porto, no pa­tri­mónio, na cul­tura, nas infra-es­tru­turas e no apoio so­cial».

Tra­ba­lhando para as po­pu­la­ções, a CDU em Beja de­volveu a ci­dade aos ha­bi­tantes, con­vi­dando-os a des­frutar da oferta cul­tural nos equi­pa­mentos e na rua. Tornou o con­celho mais vivo e cri­a­tivo, com a re­qua­li­fi­cação do pa­tri­mónio, as vi­sitas e os ro­teiros gui­ados e a pro­moção do cante alen­te­jano. As­sumiu a in­ter­venção no centro his­tó­rico en­quanto factor de de­sen­vol­vi­mento, va­lo­ri­zando-o eco­no­mi­ca­mente. Apostou na qua­li­fi­cação do con­celho como pólo cul­tural, numa es­tra­tégia para es­ti­mular o in­ves­ti­mento no tu­rismo. Chegou ao fim do man­dato com mais pa­tri­mónio, com edi­fí­cios ad­qui­ridos, es­paços pú­blicos re­qua­li­fi­cados e muitos pro­jectos para con­ti­nuar. Cons­truiu uma po­sição fi­nan­ceira es­tável no mu­ni­cípio, di­mi­nuindo a dí­vida e os prazos de pa­ga­mento a for­ne­ce­dores, re­cu­pe­rando a con­fi­ança, es­ti­mu­lando a eco­nomia. Atraiu in­ves­ti­dores e criou con­di­ções de ins­ta­lação de fá­bricas e em­presas, pro­mo­toras de em­prego e cres­ci­mento eco­nó­mico. Nos ór­gãos au­tár­quicos, man­teve a aber­tura na re­lação com o Go­verno, es­ta­be­leceu pro­to­colos, dis­po­ni­bi­lizou ter­renos para cons­trução de equi­pa­mentos, sem nunca deixar de pres­si­onar e rei­vin­dicar a con­clusão dos in­ves­ti­mentos es­tru­tu­rantes e aces­si­bi­li­dades.

Para João Rocha – que elo­giou o con­tri­buto dos tra­ba­lha­dores do mu­ni­cípio, das fre­gue­sias, do mo­vi­mento as­so­ci­a­tivo, de todas as ins­ti­tui­ções na afir­mação do con­celho de Beja –, a CDU tem um pro­jecto de de­sen­vol­vi­mento, tem com­pe­tência, ex­pe­ri­ência e «um re­la­ci­o­na­mento de ex­ce­lência com os par­ceiros es­sen­ciais para cons­truir um fu­turo de pro­gresso». Pelo que confia que «os mu­ní­cipes vão saber es­co­lher, de novo, aqueles que têm provas dadas e ofe­recem a ga­rantia de tra­balho com ho­nes­ti­dade, com com­pe­tência e sem de­ma­gogia».

Can­di­datos em Beja
Na sessão pú­blica, que foi di­ri­gida por Maria de Jesus Ra­mires, da Co­missão Con­ce­lhia de Beja do PCP, e que co­meçou com mú­sica do trio Nau, foram cinco os can­di­datos da CDU apre­sen­tados.

O ca­beça de lista à Câ­mara Mu­ni­cipal é João Rocha, o ac­tual pre­si­dente. De 66 anos, en­ge­nheiro téc­nico, tem uma vasta ex­pe­ri­ência au­tár­quica e é membro do PCP.

O nú­mero dois é Vítor Pi­cado, de 40 anos, na­tural da Ca­beça Gorda, psi­có­logo. Vice-pre­si­dente da Câ­mara, é membro do PCP.

Segue-se Sónia Cal­vário, de 43 anos, ad­vo­gada e pro­fes­sora. É ve­re­a­dora da Câ­mara. É in­de­pen­dente.

O quarto can­di­dato à Câ­mara é Rui Eu­génio, de 49 anos, psi­có­logo. É fun­ci­o­nário pú­blico. Jogou an­debol na Zona Azul e co­la­borou na Rádio Voz da Pla­nície. São co­nhe­cidas as suas ac­ti­vi­dades como fo­tó­grafo e como DJ. É in­de­pen­dente.

Foi também apre­sen­tado o ca­beça de lista à As­sem­bleia Mu­ni­cipal. Trata-se de João Dias, de 43 anos, en­fer­meiro e pro­fessor. É membro do PCP.

Ber­nardo Loff, de 70 anos, mé­dico, pre­si­dente da As­sem­bleia Mu­ni­cipal de Beja há vá­rios man­datos, membro do PCP, é o man­da­tário con­ce­lhio da can­di­da­tura.

A CDU vale a pena
A fi­na­lizar as in­ter­ven­ções e de­pois de Jo­a­quim Cor­reia, di­ri­gente do PEV, falou o Se­cre­tário-geral do PCP, que saudou o «me­ri­tório tra­balho» au­tár­quico re­a­li­zado neste man­dato no con­celho de Beja. Saudou também os can­di­datos da CDU, «cujos com­pro­missos com o povo do con­celho de Beja são in­ques­ti­o­ná­veis», «can­di­datos que se apre­sentam com uma larga e riquís­sima ex­pe­ri­ência, com provas dadas no ser­viço pú­blico nos mais di­versos do­mí­nios da ac­ti­vi­dade mu­ni­cipal e in­ter­mu­ni­cipal e co­nhe­ce­dores da re­a­li­dade, dos pro­blemas e dos de­sa­fios que se co­locam ao de­sen­vol­vi­mento do con­celho de Beja e de toda esta re­gião do Alen­tejo»

Para Je­ró­nimo de Sousa, «vamos para este com­bate elei­toral, que agora ini­ci­amos, con­victos de que é pos­sível dar novos passos na re­so­lução dos pro­blemas do con­celho de Beja e um salto qua­li­ta­tivo na luta pela al­ter­na­tiva no plano na­ci­onal, capaz de fazer de 2017, com a luta dos tra­ba­lha­dores e do povo, um tempo de novos e mais de­ci­didos avanços no me­lho­ra­mento das con­di­ções de vida do nosso povo».

Por isso, «di­zemos com toda con­vicção que a CDU vale a pena». Vale a pena pelo tra­balho po­si­tivo e eficaz que de­sen­volve, pelas suas pro­postas, pela se­ri­e­dade e sen­tido de res­pon­sa­bi­li­dade que os eleitos da CDU co­locam no exer­cício das suas fun­ções, pela voz que dá nas au­tar­quias aos pro­blemas, as­pi­ra­ções e re­cla­ma­ções das po­pu­la­ções.

Por isso, «com se­gu­rança di­zemos: vamos para estas elei­ções com a con­fi­ança e a con­vicção de que é pos­sível dar um sig­ni­fi­ca­tivo im­pulso no re­forço elei­toral da CDU. Es­tamos con­victos de que no man­dato que agora se apro­xima do fim a CDU honrou os com­pro­missos as­su­midos com o povo de Beja e que o povo de Beja tem mo­tivos para voltar a con­fiar na CDU, con­fir­mando-a como a força in­dis­pen­sável e ne­ces­sária para a de­fesa dos seus mais ge­nuínos in­te­resses e, ao mesmo tempo, com mais CDU acres­centar força à luta e à razão de todos os que as­piram a uma outra po­lí­tica, pa­trió­tica e de es­querda, no plano na­ci­onal».




Mais artigos de: Autárquicas

Definir um futuro melhor para os alpiarcenses e o País

PRO­JECTO Cen­tenas de pes­soas en­cheram o Largo dos «Águias», sexta-feira, 9, para dar o seu apoio ao pro­jecto e ao tra­balho de­sen­vol­vido pela CDU. «O povo de Al­pi­arça tem mo­tivos para voltar a con­fiar na CDU», afirmou Je­ró­nimo de Sousa.

Reforçar a CDU para resolver os problemas de Óbidos

IN­TERVIR No dia 4, a CDU apre­sentou os seus ca­beças de lista à Câ­mara e As­sem­bleia mu­ni­ci­pais de Óbidos, assim como às fre­gue­sias de Olho Ma­rinho, Ga­eiras, So­bral, Santa Maria e São Pedro.

CDU apresenta projecto para continuar em Alcochete

DE­TER­MINAÇÃO Sexta-feira, 9, o Largo de S. João en­cheu-se de con­fi­ança e ale­gria para as­sistir à apre­sen­tação dos can­di­datos da CDU à Câ­mara e As­sem­bleia mu­ni­ci­pais de Al­co­chete.

CDU e moradores denunciam abandono dos bairros municipais de Lisboa

TRI­BUNA PÚBLICA O ca­beça-de-lista do PCP-PEV à Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa, João Fer­reira, es­teve quinta-feira, 8, com mo­ra­dores dos bairros mu­ni­ci­pais e cons­tatou a ur­gente ne­ces­si­dade de mu­dança de po­lí­tica ca­ma­rária nesta área.

Da Lisboa que temos à cidade que queremos

A primeira candidata da CDU à Assembleia Municipal de Lisboa (AML), Ana Margarida Carvalho, sublinha que o projecto do PCP-PEV para a cidade vai muito além do postal turístico. A isso mesmo aludiu na sessão pública de apresentação da sua...

Promover o desenvolvimento de Aljezur

Dia 5, no Jardim do Largo da Liberdade, foram apresentados os candidatos à Câmara e Assembleia municipais de Aljezur, respectivamente, Rogério Furtado (59 anos, professor) e Anadá Gomes (42 anos, designer de interiores). O cabeça de lista à...

Determinação no Cartaxo

Dia 9, foram apresentados os cabeças de lista da Coligação PCP-PEV à Câmara e Assembleia municipais do Cartaxo, respectivamente, Orlando Casqueiro (56 anos, advogado) e Mário Júlio Reis (59 anos, professor). Com a presença de...

Mudar o rumo do concelho de Redondo

A CDU realizou, dia 11, em Redondo, na Sala da Assembleia Municipal, cheia de apoiantes e activistas, a sessão pública de apresentação dos candidatos aos órgãos autárquicos do concelho. Na iniciativa, que contou com a participação de João...

Candidatura por Olhão

O Largo da Restauração acolheu, dia 9, a apresentação dos primeiros candidatos da CDU à Câmara e Assembleia municipais de Olhão, respectivamente, Sebastião Coelho (66 anos, chefe nas Finanças aposentado) e Florbela...

Fazer a diferença em Torres do Mondego

A CDU apresentou, dia 4, numa iniciativa na Praia Fluvial de Palheiros e Zorro, a lista à freguesia de Torres do Mondega, encabeçada por Gustavo Vicente, 43 anos, assistente operacional na Administração Regional de Saúde do Centro e membro da Direcção do Centro...

Mudar em Mação

Mais de uma centena de pessoas reuniram-se, dia 11, em Mação, no tradicional almoço convívio da CDU, onde foram apresentados os primeiros candidatos da Coligação PCP-PEV no concelho. A iniciativa contou com a participação de Carlos Gonçalves, da...

Manuel Condenado em Vila Viçosa

Manuel Condenado, 63 anos, recandidata-se à presidência da Câmara de Vila Viçosa. Natural da Freguesia de Conceição, é, também, presidente da Assembleia Distrital de Évora. O militante do PCP, professor do primeiro ciclo do Ensino Básico, conta...

Breves

BragaA CDU organizou, dia 2, um debate sobre a cultura em Braga. A partir da ideia de uma possível candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura em 2027, os candidatos já anunciados à Câmara e Assembleia municipais, Carlos Almeida e Carla Cruz, respectivamente, e o...