Origem social determina sucesso escolar

MO­NITOR A Co­missão Eu­ro­peia re­co­nheceu num re­la­tório que o nível de es­co­la­ri­dade atin­gido pelos alunos de­pende «em grande parte» das suas ori­gens so­ci­o­e­co­nó­micas.

Sis­tema de en­sino per­petua de­si­gual­dades so­ciais

Na edição de 2017 do «Mo­nitor da Edu­cação e da For­mação da Co­missão Eu­ro­peia», pu­bli­cada dia 9, Bru­xelas ad­mite que apesar de os es­tados-mem­bros es­tarem a re­a­lizar pro­gressos na re­forma e mo­der­ni­zação da Edu­cação é ne­ces­sário mais es­forços para al­cançar a equi­dade no en­sino.

Os dados co­li­gidos mos­tram que as ha­bi­li­ta­ções li­te­rá­rias são um factor im­por­tante para o êxito em termos so­ciais e que as pes­soas que com­ple­taram apenas o En­sino Bá­sico têm quase três vezes mais pro­ba­bi­li­dades de viver em si­tu­ação de po­breza ou de ex­clusão so­cial do que as pes­soas com o En­sino Su­pe­rior.

Em 2016, se­gundo o mo­nitor, apenas 44 por cento dos jo­vens dos 18 aos 24 anos que ti­nham con­cluído o ter­ceiro ciclo do En­sino Bá­sico es­tavam em­pre­gados.

Na po­pu­lação entre os 15 e 64 anos a taxa de de­sem­prego é muito mais ele­vada entre as pes­soas que só com­ple­taram o En­sino Bá­sico (16,6%) do que entre aqueles que con­cluíram o En­sino Su­pe­rior (5,1%).

O es­tudo cons­tata ainda que o es­ta­tuto so­ci­o­e­có­no­mico é de­ter­mi­nante para o su­cesso es­colar, ve­ri­fi­cando-se que 33,8 por cento dos es­tu­dantes oriundos dos es­tratos so­ciais mais des­fa­vo­re­cidos têm fraco apro­vei­ta­mento. Em con­tra­par­tida, o in­su­cesso es­colar só atinge 7,6 por cento dos es­tu­dantes pro­ve­ni­entes de ca­madas mais abas­tadas.

Par­ti­cu­lar­mente vul­ne­rá­veis são os jo­vens nas­cidos fora da União Eu­ro­peia, uma vez que estão fre­quen­te­mente ex­postos a vá­rios riscos e des­van­ta­gens, como o facto de os seus pais terem poucas qua­li­fi­ca­ções, de não fa­larem a língua local em casa, de terem acesso a um menor nú­mero de re­cursos cul­tu­rais e de so­frerem de iso­la­mento e de fracas redes so­ciais no país de imi­gração. Neste grupo da po­pu­lação há maior risco de maus re­sul­tados es­co­lares e de aban­dono es­colar pre­coce.

Estas de­si­gual­dades «são uma ameaça à co­esão so­cial, ao cres­ci­mento eco­nó­mico e à pros­pe­ri­dade», afirma em co­mu­ni­cado o co­mis­sário res­pon­sável pela Edu­cação, Cul­tura, Ju­ven­tude e Des­porto, Tibor Na­vrac­sics.

O res­pon­sável acres­centa ainda que é «fre­quente os nossos sis­temas de en­sino per­pe­tu­arem as de­si­gual­dades», por não se ade­quarem às ne­ces­si­dades das «pes­soas dos meios so­ci­o­e­co­nó­micos mais des­fa­vo­re­cidos», ge­rando po­breza e opor­tu­ni­dades re­du­zidas no mer­cado de tra­balho, si­tu­ação que se trans­mite de «uma ge­ração para a se­guinte», afirmou Na­vrac­sics, sa­li­en­tando o papel dos sis­temas de en­sino «na cons­trução de uma so­ci­e­dade mais justa».




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