Declaração de Bruxelas apela à condenação de Israel e à solidariedade com os palestinianos

MÉDIO ORI­ENTE A 1.ª Con­fe­rência Eu­ro­peia sobre os Co­lo­natos Is­ra­e­litas, re­a­li­zada dia 6 de No­vembro, em Bru­xelas, Bél­gica, as­si­nalou os 100 anos da «De­cla­ração de Bal­four» e con­denou a po­lí­tica co­lo­ni­a­lista de Is­rael.

Po­lí­tica co­lo­ni­a­lista de Is­rael impõe uma po­lí­tica de apartheid

A Con­fe­rência, co­or­ga­ni­zada pela OLP e ou­tras forças pa­les­ti­ni­anas, contou com a par­ti­ci­pação de re­pre­sen­tantes de par­tidos e mo­vi­mentos de so­li­da­ri­e­dade, de­pu­tados na­ci­o­nais, de­pu­tados do Par­la­mento Eu­ropeu, jor­na­listas e es­pe­ci­a­listas sobre a questão pa­les­ti­niana, oriundos de 24 países, bem como di­versas fi­guras des­ta­cadas da luta e re­sis­tência pa­les­ti­niana. O PCP es­teve pre­sente a con­vite da Or­ga­ni­zação para a Li­ber­tação da Pa­les­tina (OLP), re­pre­sen­tado por Mi­guel Vi­egas, de­pu­tado no Par­la­mento Eu­ropeu.

Para além de de­bater a po­lí­tica co­lo­ni­a­lista de Is­rael, que ocupa ile­gal­mente ter­ri­tó­rios pa­les­ti­ni­anos, a ini­ci­a­tiva serviu para as­si­nalar os 100 anos da «De­cla­ração de Bal­four», através da qual o Im­pério Bri­tâ­nico ar­qui­tectou a par­tição do ter­ri­tório his­tó­rico da Pa­les­tina e que con­du­ziria mais tarde à cri­ação do Es­tado de Is­rael.

Ape­li­dada de «De­cla­ração de Bru­xelas», a con­fe­rência ter­minou com a adopção de uma de­cla­ração onde, entre ou­tros di­versos pontos, é de­nun­ciada a po­lí­tica co­lo­ni­a­lista de Is­rael que in­tegra a ex­pansão ilegal de co­lo­natos na Cis­jor­dânia e em Je­ru­salém Leste, que impõe, de facto, uma po­lí­tica de apartheid e cons­titui um obs­tá­culo efec­tivo ao es­ta­be­le­ci­mento de um Es­tado pa­les­ti­niano viável e so­be­rano – isto é, à so­lução dos dois es­tados. A de­cla­ração apela à de­núncia e con­de­nação da po­lí­tica de ocu­pação is­ra­e­lita e à adopção de me­didas efec­tivas que pres­si­onem Is­rael a cum­prir com a le­ga­li­dade in­ter­na­ci­onal e as inú­meras re­so­lu­ções das Na­ções Unidas, no­me­a­da­mente quanto à questão dos co­lo­natos. A de­cla­ração apela ainda ao re­forço da so­li­da­ri­e­dade com o povo pa­les­ti­niano e à sua justa causa.

So­li­da­ri­e­dade de sempre

Na sua in­ter­venção, Mi­guel Vi­egas, entre ou­tros as­pectos, re­a­firmou a so­li­da­ri­e­dade de sempre do PCP para com a justa causa do povo pa­les­ti­niano e a sua luta he­róica pelos seus di­reitos ina­li­e­ná­veis. De­nun­ci­ando que o drama do povo pa­les­ti­niano é in­se­pa­rável das agres­sões, in­ge­rên­cias e ma­no­bras dos EUA, da NATO, das prin­ci­pais po­tên­cias da União Eu­ro­peia e seus ali­ados na re­gião do Médio Ori­ente – que visam con­trolar esta re­gião es­tra­té­gica e os seus enormes re­cursos –, Mi­guel Vi­egas afirmou que a dí­vida his­tó­rica de 70 anos para com o povo mártir da Pa­les­tina exige da Or­ga­ni­zação das Na­ções Unidas uma pos­tura que ponha fim à im­pu­ni­dade de Is­rael – o país que des­res­peita sis­te­ma­ti­ca­mente vá­rias re­so­lu­ções da ONU e os mais bá­sicos di­reitos hu­manos – e à am­bi­gui­dade e hi­po­crisia com que se equi­para a ví­tima e o agressor na questão pa­les­ti­niana.

 



Mais artigos de: Internacional

Conferência em Ramalá pelo Estado da Palestina

O Movimento de Libertação Nacional Palestiniano, FATAH, realizou uma conferência sobre os «100 Anos da Declaração de Balfour», a 2 de Novembro, em Ramalá, na Palestina. A iniciativa, que contou com a participação de 12 partidos e...

Três porta-aviões dos EUA ameaçam «guerra nuclear»

MA­NO­BRAS Os porta-aviões dos EUA ao largo da pe­nín­sula co­reana são uma «ameaça de guerra nu­clear», acusa Pyongyang. A Co­reia do Norte acusa a ONU de «vista grossa» face às ma­no­bras es­tado-uni­denses.

Sismo devastador atinge Irão e Iraque

TER­RA­MOTO Um forte sismo com epi­centro na fron­teira entre o Irão e o Iraque causou cen­tenas de mortos e mi­lhares de fe­ridos, so­bre­tudo na pro­víncia ira­niana de Ker­manshah, e muitos danos ma­te­riais.

Teoria e práxis comunista em debate em Praga

A 42.ª Conferência Política e Teórica de Praga, iniciativa anualmente realizada pela organização do Comité do 1.º Bairro de Praga do Partido Comunista da Boémia e Morávia, decorreu no dia 11 de Novembro na capital da República Checa. A...

Cuba solidária com combatente da independência de Porto Rico

O independentista porto-riquenho Oscar López Rivera recebeu a Ordem da Solidariedade concedida pelo Conselho de Estado de Cuba. À cerimónia, realizada na terça-feira, 14, no Memorial José Marti, na Praça da Revolução, em Havana, assistiu o presidente Raul Castro....

O presente fiscal de Trump

Donald Trump descreveu o próximo plano fiscal dos EUA, apresentado no início deste mês, como «um grande e lindo presente de Natal para o povo americano». Mas desembrulhada a caixa e desemaranhados os números, rapidamente se constatou que o presidente se...