Gramax a servir Triumph

O Sin­di­cato dos Têx­teis do Sul apoiou a luta das tra­ba­lha­doras da Gramax – an­tiga fá­brica de roupa in­te­rior Triunfo – que no dia 21 de De­zembro se ma­ni­fes­taram na Praça Luís de Ca­mões, em Lisboa.

O sin­di­cato da Fe­sete/​CGTP-IN as­si­nalou que du­rante um ano, até Se­tembro de 2017, a fá­brica con­ti­nuou a pro­duzir para o Grupo Triumph. Sem en­co­mendas al­ter­na­tivas, apre­sentou em No­vembro um pe­dido de re­es­tru­tu­ração, para jus­ti­ficar 150 des­pe­di­mentos «por mútuo acordo».

A Gramax vendeu pa­tri­mónio, re­duziu a re­tri­buição dos tra­ba­lha­dores em 40 a 50 por cento e co­locou mais de me­tade do pes­soal da pro­dução em casa, de 1 de Ou­tubro a 15 de No­vembro. O sin­di­cato re­latou ainda que a Gramax foi des­ca­pi­ta­li­zada, em Ou­tubro, com a compra de uma marca fran­cesa, não pagou parte do sa­lário de No­vembro nem o sub­sídio de Natal e previa-se que não pa­gasse De­zembro, mês em que se apre­sentou à in­sol­vência.

«Al­guém pre­parou o ne­gócio para dar este re­sul­tado», acusou o Se­cre­tário-geral da CGTP-IN, Ar­ménio Carlos no pro­testo, onde também es­ti­veram, em so­li­da­ri­e­dade, João Pi­menta Lopes (de­pu­tado do PCP no PE) e Ber­nar­dino So­ares (pre­si­dente da CM Loures).




Mais artigos de: Trabalhadores

CT exige acção para defesa da TAP

CON­TRADIÇÃO De­tida mai­o­ri­ta­ri­a­mente pelo Es­tado, a TAP con­tinua a ser ge­rida como em­presa pri­vada, para au­mentar os di­vi­dendos à custa de mais ex­plo­ração, pro­testou a Co­missão de Tra­ba­lha­dores.

Verdade e negociação <br>contra lock-out da Somincor

LUTA De nada vale à ad­mi­nis­tração da So­mincor pros­se­guir no ca­minho da men­tira e da de­tur­pação dos factos, as­se­verou o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores da In­dús­tria Mi­neira, que vai pro­mover ple­ná­rios.

Frente Comum preconiza intensificação da luta em 2018

IN­SU­FI­CI­ENTE No OE 2018 mantém-se o rumo da re­po­sição in­su­fi­ci­ente de di­reitos e re­mu­ne­ra­ções, o que exige in­ten­si­ficar a luta para va­lo­rizar sa­lá­rios e car­reiras e er­ra­dicar a pre­ca­ri­e­dade.

Fenprof analisa negociação e acção

O Secretariado Nacional da Fenprof está reunido hoje, dia 4, e amanhã, «para definição da estratégia negocial e de luta dos docentes para os segundo e terceiro períodos do ano lectivo 2017-2018». Ao dar conta da «intensa actividade» prevista para os...

Greves ao trabalho extra

Com a convocação formal de greves ao trabalho suplementar durante todo o ano de 2018, os sindicatos garantem condições legais para que haja resposta pronta a abusos patronais nesta matéria. A Fiequimetal, tal como tem feito desde 2015, voltou a apresentar pré-avisos de greve...

Machadada nos sinistrados

A decisão não unânime do Tribunal Constitucional que admite que os trabalhadores em funções públicas não têm direito a acumular com a retribuição do trabalho uma pensão devida por acidente de trabalho ou por doença profissional foi...