Actual
Ingerência mascarada
Actual
De Berlim a Palmela
Actual
Stalingrad
Crónica Internacional
Voragem capitalista
PCP
Aclarar conceitos, pisar terreno firme
A argumentação do ministro da Administração Interna no encerramento do Congresso da Associação Nacional de Freguesias desvenda aquilo que substancialmente o Governo pretende atingir com a «descentralização».
A talhe de foice
Provas de vida
Propostas com ligação à vida
Plano de emergência para o SNS
Crimes impunes no Tejo
O que falta como pão para a boca...
Não há desenvolvimento sem respeito pelos direitos
Abrir caminhos na resposta aos problemas do País
JORNADAS PARLAMENTARES No próximo dia 14 de Março, por agendamento potestativo do PCP, estará em debate no Parlamento um pacote de iniciativas legislativas sobre legislação laboral.
«Portugal precisa de pôr em marcha outra política», afirmou-se em Coimbra
COIMBRA Tem valido a pena lutar pela melhoria das condições de vida dos portugueses, afirmou Jerónimo de Sousa no sábado, 3, reiterando que os problemas que persistem confirmam a necessidade da política alternativa.
Legado inspirador de Karl Marx em destaque na conferência
FORMAÇÃO A Conferência que o PCP promove nos dias 24 e 25 de Fevereiro, na Voz do Operário, em Lisboa, inserida no II Centenário do Nascimento de Karl Marx, abre da melhor maneira um ano de comemorações.
Jornada nacional do PCP pelo controlo público dos CTT
INTERVIR Hoje, um pouco por todo o País, o PCP promove uma jornada em defesa do Serviço Público Postal. Comunistas apelam à participação na Manifestação Nacional de 23 de Fevereiro, em Lisboa.
Evocar o 31 de Janeiro de olhos postos no futuro
EFEMÉRIDE O PCP assinalou no Porto mais um aniversário da revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891, numa sessão em que se retirou ilações da experiência e se projectou a luta presente e futura.
Esclarecer e mobilizar onde se dá a exploração
Convívio e debate marca acção do Partido no Alentejo
Assembleias reforçam organizações do Partido
Alargar o passe social
Quinzena na grande distribuição <br>para dar força às reivindicações
DIREITOS As grandes cadeias de super e hipermercados e lojas especializadas pretendem reduzir o valor do trabalho suplementar e desregular ainda mais os horários, para aceitarem subir salários.
Decisões de luta na EMEF <br>por futuro e valorização
FALÁCIA O acórdão do Tribunal de Contas é utilizado como argumento para abrir a porta à privatização de importantes activos da EMEF, cedendo às exigências do «quarto pacote» ferroviário da UE.
Professores preparam luta <br>por resultados negados
MOBILIZAÇÃO Num plenário nacional, 500 docentes avançaram na intensificação de plenários e reuniões e na preparação de novas lutas, caso o Governo persista na estratégia de adiar ou impor.
CGTP-IN dispensa Peneda
Transmissão de estabelecimento
CP vai parar no dia 19
Dia Nacional do Sargento
Deixem o Arsenal trabalhar
Jerónimo de Sousa insiste que é preciso corrigir injustiças da legislação laboral
TRABALHO Jerónimo de Sousa alertou para a persistência de «traços negativos» na situação laboral e social, desafiando o Governo a «fazer opções» que se traduzam em maior justiça social.
Travada reposição de justiça
Agricultores e produtores florestais reclamam mais ajudas
PREJUÍZOS Cerca de duas centenas de agricultores e produtores florestais, afectados pelos incêndios de Outubro de 2017, concentraram-se, dia 2 de Fevereiro, frente ao Ministério da Agricultura.
Insatisfação com «soluções» da administração dos CTT
MOBILIZAÇÃO O dia 5 de Fevereiro foi de luta contra o encerramento de estações dos CTT. Os trabalhadores do grupo marcaram uma greve nacional e uma manifestação para 23 de Fevereiro.
Petição contra armas nucleares já ultrapassou cinco mil assinaturas
DESARMAMENTO O CPPC anunciou faz hoje uma semana que a petição lançada em Setembro reclamando a adesão de Portugal ao Tratado de Proibição de Armas Nucleares já ultrapassou as 5000 assinaturas e vai continuar.
PS vira o «bico» ao voto em Loures e chumba investimento nos SIMAR
LUTA Na Câmara de Loures, PS e PSD chumbaram, dia 2, o orçamento dos SIMAR. Os trabalhadores da empresa de águas e resíduos, que também serve o concelho de Odivelas, disseram em uníssono: «Os SIMAR somos nós!».
Transportes em Lisboa são um «verdadeiro inferno»
Táxis contra plataformas ilegais
Metalúrgicos alemães exigem redução do horário
CONFLITO LABORAL Centenas de milhares de trabalhadores na Alemanha iniciaram, dia 31, uma série de greves, convocada pelo sindicato IG Metall, por aumentos salariais e a redução da semana de trabalho.
Portugal discriminado no PE
Comissão Europeia promete melhorar o acesso à água
DIREITO À ÁGUA A Comissão Europeia anunciou que vai propor a revisão da directiva da água potável, de modo a melhorar a qualidade e o acesso dos cidadãos.
Líderes catalães recorrem para a ONU
Alemanha prolonga suspensão do reagrupamento familiar
Orçamento da UE: perspectivas pós-2020
EUA apostam no rearmarmamento nuclear retrocedendo à «mentalidade da guerra fria»
EUA O Pentágono vai rever a política de desenvolvimento de armas nucleares argumentando com a necessidade de responder à China e à Rússia, países que acusam Washington de retroceder à «mentalidade da guerra fria».
OLP decide cortar laços com o ocupante israelita
PALESTINA A Autoridade Nacional Palestiniana deve preparar a desvinculação das autoridades israelitas e exigir que o Conselho de Segurança da ONU reconheça o Estado da Palestina, decidiu a OLP.
Sangue no nariz do mundo
IX Congresso do PAIGC
Romper o bloqueio informativo que castiga o Saara Ocidental
Desemprego e precariedade para 2018
Efectivar o direito de todos os portugueses à Segurança Social
DIREITOS A Constituição da República Portuguesa, no seu capítulo II, art.º 63.º, refere que «todos têm direito à segurança social» e que o «sistema de segurança social protege os cidadãos na doença, velhice, invalidez, viuvez e orfandade, bem como no desemprego e em todas as outras situações de falta ou diminuição de meios de subsistência ou de capacidade para o trabalho».
Síria: o valor da resistência de um povo
GUERRA Quase a cumprirem-se sete anos depois do início da agressão, a Síria encontra-se à beira de poder virar a página de um conflito manipulado sob o patrocínio e presença directa no terreno do imperialismo e onde persistem interesses contraditórios.