Luta firme na Bimbo

No final de uma se­mana de luta, com con­cen­tra­ções diá­rias, du­rante a tarde, no ex­te­rior da em­presa, em Mem Mar­tins (Sintra), os tra­ba­lha­dores da Ba­kery Do­nuts Por­tugal (de­sig­nação que re­sultou da aqui­sição da Pan­rico, há cerca de dois anos, pela mul­ti­na­ci­onal Bimbo), afir­maram a de­ter­mi­nação de le­varem o seu pro­testo para a ma­ni­fes­tação da CGTP-IN, no dia 1 de Maio, em Lisboa.

Os tra­ba­lha­dores e o seu sin­di­cato (Sintab, da Fe­saht/​CGTP-IN) exigem que a ad­mi­nis­tração cumpra o con­trato co­lec­tivo de tra­balho, em es­pe­cial quanto ao pa­ga­mento do tra­balho nos fe­ri­ados, o que mo­tiva uma firme re­cusa de la­borar nestes dias ao longo dos úl­timos quatro anos.

As con­cen­tra­ções de 23 a 27 de Abril, com greve no dia 25, ti­veram ainda por ob­jec­tivo exigir au­mentos sa­la­riais justos e sem dis­cri­mi­na­ções e con­testar a ad­mi­nis­tração, acu­sada de ame­aças e re­cusa de qual­quer diá­logo com o sin­di­cato, com­por­ta­mento ex­posto num abaixo-as­si­nado a en­viar à Bimbo Iberia.

Na sexta-feira, 27, ao início da tarde, os tra­ba­lha­dores vol­taram a re­ceber ex­pres­sões de so­li­da­ri­e­dade, de­sig­na­da­mente, do PCP, através do de­pu­tado Mi­guel Tiago, e da CGTP-IN, re­pre­sen­tada pelo seu Se­cre­tário-geral, Ar­ménio Carlos.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Acordo na EMEF estimula novas lutas

RE­SUL­TADOS Con­quis­tado pela luta dos tra­ba­lha­dores, o acordo as­si­nado na EMEF a 27 de Abril pelo Sin­di­cato dos Fer­ro­viá­rios re­pre­senta ga­nhos re­mu­ne­ra­tó­rios sem perda de di­reitos.