Guatemaltecos querem demissão do presidente

Milhares de pessoas exigiram a saída do presidente da Guatemala Jimmy Morales, que acusam de incapacidade para lidar com a emergência e de mentir a respeito do número de vítimas provocadas pela erupção do Vulcão de Fogo. Números oficiais indicam que o fenómeno ocorrido no domingo, 3, causou a morte a pouco mais de 300 pessoas (110 corpos foram resgatados e estima-se que perto de 200 se encontrem soterrados) e afectou cerca de 1,7 milhões em três regiões.

Porém, os manifestantes que na noite de sábado, 9, desfilaram pacificamente na capital do país consideram o número oficial de vítimas mortais e de desaparecidos muito abaixo da realidade, argumentando que só nas localidades arrasadas pelas torrentes de lava, pela cinza e pedras vulcânicas viviam pelo menos 8500 pessoas.

Acrescem as críticas à insuficiente e descoordenada resposta de emergência por parte das autoridades, tanto mais preocupante quanto se prevê que a chuva possa arrastar toneladas de pedras e árvores causando nova catástrofe.

Acrescem, ainda, acusações, fundamentadas em relatos de sobreviventes e investigações jornalísticas entretanto publicadas, de que o governo e a protecção civil guatemaltecos tardaram em accionar um plano de evacuação, e de que quando o fizeram deram prioridade à retirada dos habitantes das zonas ricas e dos turistas alojados em unidades hoteleiras de luxo, entre os quais não se registaram vítimas.




Mais artigos de: Internacional

Ataque saudita a Hodeida pode provocar catástrofe

IÉMENE As Nações Unidas alertam que centenas de milhares de civis correm perigo de vida caso as forças da Arábia Saudita que intervém no Iémene intensifiquem o assédio à cidade de Hodeida.

Mediterrâneo continua a ser «sepultura»

O Comité Internacional da Cruz Vermelha pediu, no início da semana passada, a tomada de acções urgentes para travar o «massacre» de migrantes que ocorre no Mediterrâneo. O apelo ocorreu depois de no fim-de-semana de 2 e 3 de Junho mais de uma centena de pessoas terem morrido em dois naufrágios de embarcações que partiram...

Israel em exercícios nos Golã

As forças armadas israelitas convocaram milhares de reservistas para os exercícios militares que decorrem esta semana nos Montes Golã, território da Síria ocupado por Israel desde 1967. As manobras sucedem a iniciativas da força aérea realizadas entre o final de Maio e o início de Junho, e no momento em que a tensão...

UPS a um passo da greve

Cerca de 280 mil trabalhadores da Union Parcel Service (UPS), a empresa que entrega as encomendas de sitescomo o Amazon ou o Ebay, autorizaram, na semana passada, os sindicatos a avançarem para uma greve nacional que promete paralisar os EUA. Só nos EUA, a UPS entrega diariamente mais de 20 milhões de encomendas, uma...