Conferência do PCP afirma urgência da regionalização

A Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal do Porto do PCP re­a­lizou, no pas­sado dia 7, a con­fe­rência «Re­gi­o­na­li­zação, des­cen­tra­li­zação e de­sen­vol­vi­mento re­gi­onal – 20 anos de­pois do re­fe­rendo», no Hotel Tuela, no Porto. Como re­alçou Jaime Toga, da Co­missão Po­lí­tica, na in­ter­venção de en­cer­ra­mento, o de­bate pro­fundo e alar­gado sobre o tema jus­ti­fica-se ple­na­mente, como forma de «vencer blo­queios e avançar na con­cre­ti­zação da re­gi­o­na­li­zação, como forma de as­se­gurar uma ver­da­deira des­cen­tra­li­zação ca­ta­li­sa­dora do de­sen­vol­vi­mento re­gi­onal».

As abran­gentes e mul­ti­dis­ci­pli­nares pers­pec­tivas tra­zidas ao longo da tarde pelos oito ora­dores per­mi­tiram às cerca de 150 pes­soas pre­sentes fi­carem com uma visão com­pleta sobre o tema: da des­mis­ti­fi­cação das re­cor­rentes afir­ma­ções de «des­cen­tra­li­zação» por parte de PS, a que o de­pu­tado Jorge Ma­chado aludiu na sua in­ter­venção, afir­mando que a «trans­fe­rência de com­pe­tên­cias para as au­tar­quias não é re­gi­o­na­lizar», até à des­crição das cres­centes as­si­me­trias re­gi­o­nais elen­cadas pela eco­no­mista Ana Oli­veira.

Também em re­lação às pre­tensas po­lí­ticas de des­cen­tra­li­zação se­guidas nos úl­timos anos, Pedro Vi­eira, pre­si­dente da Junta da União de Fre­gue­sias de Fan­zêres e S. Pedro da Cova, lem­brou a agre­gação e eli­mi­nação de fre­gue­sias ope­rada em 2012 por PSD e CDS, que sig­ni­fi­caram um «ataque aos ser­viços pú­blicos» através da «re­con­fi­gu­ração do Es­tado e da re­dução da res­posta às po­pu­la­ções». O au­tarca co­mu­nista com­provou o que antes afir­mara enu­me­rando os ser­viços que en­cer­raram desde então na União de Fre­gue­sias a que pre­side.

Nou­tros con­tri­butos sa­li­entou-se, entre ou­tros as­suntos, as re­la­ções exis­tentes entre a re­gi­o­na­li­zação e a in­te­gração na União Eu­ro­peia ou a evo­lução ne­ga­tiva dos ser­viços pú­blicos, também esta de­si­gual de re­gião para re­gião. Apro­fundou-se ainda as con­clu­sões de es­tudos aca­dé­micos de âm­bito mun­dial que, com di­fe­rentes mo­delos e ex­pe­ri­ên­cias, evi­den­ciam, a ne­ces­si­dade de uma «ver­da­deira go­ver­nação re­gi­onal», par­ti­cu­lar­mente no­tória em áreas como trans­portes, de­sen­vol­vi­mento eco­nó­mico ou or­de­na­mento do ter­ri­tório.

Jaime Toga, a fe­char, re­alçou que o PCP não con­si­dera a re­gi­o­na­li­zação como uma pa­na­ceia, pois ela não re­sol­veria, por si, os pro­blemas dos País. No en­tanto, acres­centou, as reais ne­ces­si­dades de de­sen­vol­vi­mento exigem a re­gi­o­na­li­zação como parte in­te­grante de uma po­lí­tica que pos­si­bi­lite a co­esão eco­nó­mica e so­cial e o com­bate às as­si­me­trias, des­po­vo­a­mento e de­ser­ti­fi­cação.

 



Mais artigos de: PCP

Compromissos do PCP são só para avançar

INI­CI­A­TIVA No con­vívio re­gi­onal de Aveiro, re­a­li­zado no sá­bado, 7, em Oli­veira de Aze­méis, Je­ró­nimo de Sousa re­a­firmou que o pri­meiro com­pro­misso do PCP é com os tra­ba­lha­dores e o povo e não com o Go­verno do PS.

Governo insiste em acentuar dificuldades das autarquias

PODER LOCAL O acordo ce­le­brado entre o Go­verno e a As­so­ci­ação Na­ci­onal de Mu­ni­cí­pios Por­tu­gueses sobre trans­fe­rência de com­pe­tên­cias e fi­nanças lo­cais acentua di­fi­cul­dades às au­tar­quias, con­si­dera o PCP.

Alfredo Dinis (Alex) e Ferreira Soares são mártires da luta antifascista

Em duas iniciativas públicas realizadas a 4 de Julho, uma no concelho de Loures e outra em Santa Maria da Feira, o PCP homenageou dois dos seus heróis, brutalmente assassinados pelo fascismo: Alfredo Dinis (Alex) em 1945 e, três anos antes, António Ferreira Soares. No caso do jovem operário...

PCP quer estratégia municipal na área da prostituição

LISBOA Os ve­re­a­dores do PCP na Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa (CML) en­tre­garam, no início da se­mana, uma pro­posta para que a au­tar­quia PS/​BE es­ta­be­leça uma «Es­tra­tégia Mu­ni­cipal de In­ter­venção na Área da Pros­ti­tuição».

Deputado do PCP visita centro de acolhimento de refugiados

SO­LI­DA­RI­E­DADE O de­pu­tado do PCP no Par­la­mento Eu­ropeu, João Pi­menta Lopes, vi­sitou no dia 6 o Centro de Aco­lhi­mento de Re­fu­gi­ados da Bo­ba­dela, ins­ta­la­ções do Con­selho Por­tu­guês para os Re­fu­gi­ados.

Os Plátanos de Barcelona

Barcelona, 1947: cinzenta, triste, sob a «ordem» dos vencedores, a miséria e o terror, a moral e os bons costumes impostos a golpes de tesoura e lápis azul. Todos os povos de Espanha perderam a guerra. Os catalães perderam-na um pouco mais. Não foi só a liberdade fuzilada. Foi também a negação...

Concertação mediática

O Parlamento discutiu na última sexta-feira um conjunto de propostas de alteração à legislação laboral: por um lado, as medidas acertadas pelo Governo com as confederações patronais e o beneplácito da UGT; por outro, a revogação de algumas das normas gravosas do Código do Trabalho, como a facilitação dos despedimentos e...