Alfredo Dinis (Alex) e Ferreira Soares são mártires da luta antifascista

Em duas iniciativas públicas realizadas a 4 de Julho, uma no concelho de Loures e outra em Santa Maria da Feira, o PCP homenageou dois dos seus heróis, brutalmente assassinados pelo fascismo: Alfredo Dinis (Alex) em 1945 e, três anos antes, António Ferreira Soares.

No caso do jovem operário e funcionário clandestino do Partido assassinado na estrada de Bucelas, a homenagem constou de uma romagem ao memorial existente no local em que foi assassinado, no qual foi colocada uma coroa de flores. Promovida pela Comissão Concelhia de Loures, a acção contou com as presenças de Élio Matias, presidente da Junta de Freguesia de Bucelas, Jorge Dias, da Comissão de Freguesia de Bucelas e da Comissão Concelhia de Loures do PCP, e ainda de Armindo Miranda, da Comissão Política do Comité Central.

Este, na intervenção que proferiu, destacou todos os revolucionários que, como Alfredo Dinis, defrontaram corajosamente a repressão fascista e suportaram enormes sacrifícios por um Portugal livre, democrático e socialista. Evidenciou ainda o papel de Alex como construtor do Partido, que através das suas acções e exemplo, deixou sementes, que se multiplicaram. Alfredo Dinis, que foi morto quando tinha apenas 28 anos, era membro do Comité Central do PCP.

Já a homenagem ao médico Ferreira Soares, conhecido entre a população mais humilde por Dr. Prata, decorreu como sempre no cemitério de Nogueira da Regedoura, onde foi assassinado há 76 anos. Participaram dezenas de militantes e simpatizantes do Partido e alguns familiares, nomeadamente filhos e neta. A intervenção política ficou a cargo de Mafalda Guerreiro, do Comité Central.

Ferreira Soares era um destacado quadro do PCP, membro do Comité Regional do Douro. Forçado à clandestinidade, foi ajudado pelo povo de Nogueira da Regedoura, que lhe assegurou nesses anos abrigo e comida e zelou sempre pela sua segurança. A este gesto respondeu com a sua solidariedade, nunca negando apoio médico gratuito a essa humilde população.

 



Mais artigos de: PCP

Compromissos do PCP são só para avançar

INICIATIVA No convívio regional de Aveiro, realizado no sábado, 7, em Oliveira de Azeméis, Jerónimo de Sousa reafirmou que o primeiro compromisso do PCP é com os trabalhadores e o povo e não com o Governo do PS.

Conferência do PCP afirma urgência da regionalização

A Direcção da Organização Regional do Porto do PCP realizou, no passado dia 7, a conferência «Regionalização, descentralização e desenvolvimento regional – 20 anos depois do referendo», no Hotel Tuela, no Porto. Como realçou Jaime Toga, da Comissão Política, na intervenção de encerramento, o...

PCP quer estratégia municipal na área da prostituição

LISBOA Os vereadores do PCP na Câmara Municipal de Lisboa (CML) entregaram, no início da semana, uma proposta para que a autarquia PS/BE estabeleça uma «Estratégia Municipal de Intervenção na Área da Prostituição».

Os Plátanos de Barcelona

Barcelona, 1947: cinzenta, triste, sob a «ordem» dos vencedores, a miséria e o terror, a moral e os bons costumes impostos a golpes de tesoura e lápis azul. Todos os povos de Espanha perderam a guerra. Os catalães perderam-na um pouco mais. Não foi só a liberdade fuzilada. Foi também a negação...

Concertação mediática

O Parlamento discutiu na última sexta-feira um conjunto de propostas de alteração à legislação laboral: por um lado, as medidas acertadas pelo Governo com as confederações patronais e o beneplácito da UGT; por outro, a revogação de algumas das normas gravosas do Código do Trabalho, como a facilitação dos despedimentos e...