Campanhas do PCP para construir o futuro

Sob o lema «Avançar é pre­ciso», o PCP editou um fo­lheto que hoje, 6, co­meça a ser dis­tri­buído numa acção de es­cla­re­ci­mento até 14 de De­zembro.

No do­cu­mento afirma-se a ne­ces­si­dade da al­ter­na­tiva pa­trió­tica e de es­querda por um Por­tugal com fu­turo e va­lo­riza-se o facto de o Or­ça­mento do Es­tado (OE) para 2019 con­so­lidar «o con­junto de me­didas apro­vadas nos úl­timos três anos», im­pedir «novas re­gres­sões» e dar «novos passos». Todas as «me­didas po­si­tivas, apesar de li­mi­tadas e in­su­fi­ci­entes, são in­se­pa­rá­veis da luta dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês e da in­ter­venção de­ci­siva do PCP», re­fere-se ainda.

Como «ele­mentos po­si­tivos» que o OE adoptou, des­taca-se, por exemplo, o au­mento ex­tra­or­di­nário das pen­sões de re­forma em 10 euros pelo ter­ceiro ano con­se­cu­tivo a partir de Ja­neiro, o alar­ga­mento do abono de fa­mília para cri­anças entre três e seis anos e a re­dução do valor do passe so­cial nos trans­portes pú­blicos.

Porque «o ca­minho é o da va­lo­ri­zação do tra­balho e dos tra­ba­lha­dores», os co­mu­nistas re­clamam, entre ou­tras pro­postas, o au­mento geral dos sa­lá­rios, in­cluindo do Sa­lário Mí­nimo Na­ci­onal para 650 euros, a partir de Ja­neiro de 2019; a re­gu­lação dos ho­rá­rios de tra­balho e a sua re­dução para as 35 horas se­ma­nais para todos, sem perda de di­reitos; a de­fesa da Se­gu­rança so­cial pú­blica e uni­versal, as­se­gu­rando a di­ver­si­fi­cação das suas fontes de fi­nan­ci­a­mento e os di­reitos de ge­ra­ções fu­turas.

A 13 e 14 de De­zembro, o Par­tido pro­move uma outra acção, sobre o tema «Di­reitos, de­sen­vol­vi­mento, so­be­rania. Li­bertar o País da sub­missão ao Euro e às im­po­si­ções da UE», que con­tará, no pri­meiro dia, com a par­ti­ci­pação de Je­ró­nimo de Sousa. Para além do Se­cre­tário-geral e de ou­tros di­ri­gentes do PCP, na acção es­tarão en­vol­vidos os de­pu­tados co­mu­nistas no Par­la­mento Eu­ropeu.


 



Mais artigos de: PCP

X Congresso da OR da Madeira do PCP contribuiu para preparar próximas batalhas

OR­GA­NIZAÇÂO O Par­tido saiu do X Con­gresso da Orga­ni­zação Re­gi­onal da Ma­deira (ORM), re­a­li­zado no pas­sado fim-de-se­mana, no Fun­chal, mais forte e pre­pa­rado para en­frentar as exi­gentes ba­ta­lhas po­lí­ticas e elei­to­rais que se avi­zi­nham, sa­li­entou Je­ró­nimo de Sousa.

Assembleia em Setúbal aponta ao reforço da organização

OR­GA­NIZAÇÃO «De­mo­cracia e So­ci­a­lismo, um PC mais forte e in­flu­ente no con­celho de Se­túbal», foi o lema da 14.ª as­sem­bleia da­quela or­ga­ni­zação con­ce­lhia, re­a­li­zada no dia 25 de No­vembro, que reuniu 120 de­le­gados.

Concelhia do Seixal do PCP sai mais forte da Assembleia

PAR­TIDO Os co­mu­nistas do Seixal reu­niram a sua 12.ª As­sem­bleia da Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia (AOC), onde so­bres­saiu um co­lec­tivo pronto para os de­sa­fios do pre­sente e com os olhos no fu­turo.

PCP desmente especulação na Ajuda

O Partido afirma que é falso que esteja a promover um processo de despejo da CURIFA, realça que «todos os aspectos decorrentes das obras de recuperação do edifício do Centro de Trabalho do PCP na Ajuda estão a ser considerados em diálogo com a direcção da associação de reformados», e que «a especulação que está a ser...

Soluções justas para fazer face ao avanço do mar

As comissões concelhias da Póvoa de Varzim e de Vila do Conde do PCP realizaram, no dia 1, um debate sobre o Plano do Ordenamento da Orla Costeira, que decorreu no Diana Bar, na Póvoa de Varzim. A iniciativa teve lugar no momento em que se encontra em discussão pública o Plano de Ordenamento da Orla Costeira...

Por um efectivo combate à corrupção

O caso judicial que envolve a Associação Industrial do Minho e várias empresas do distrito de Braga e o «alegado esquema fraudulento envolvendo a Associação Comercial e Industrial de Barcelos» reforçam, na opinião do PCP, a «importância do combate decidido à fraude e corrupção». Num comunicado da Direcção da Organização...

Defender os postos de trabalho na Jado Ibéria

A deputada do PCP Carla Cruz esteve recentemente reunida, em Braga, com a Comissão de Trabalhadores da Jado Ibéria, empresa do sector metalúrgico com 74 trabalhadores, sobre as quais paira a ameaça de despedimento a curto prazo. Numa nota emitida pelo Gabinete de Imprensa da Direcção da...

Festa para todos em Setembro

Na sua última reunião, de 28 de Outubro, o Comité Central do PCP destacou o «grande êxito» da Festa do Avante! de 2018 e marcou para os dias 6, 7 e 8 de Setembro a 43.ª edição do maior evento político-cultural do nosso País. Às organizações do Partido foi colocada a «necessidade de trabalhar...

Feiras do livro da Editorial «Avante!» em Lisboa e Porto até dia 22

Depois de se ter iniciado em Lisboa, na sede da Editorial «Avante!» (Campo Grande, 220A), também no Porto, no Centro de Trabalho da Boavista, arranca no próximo dia 11 a Feira do Livro promovida por esta editora. Para além de uma vasta oferta do catálogo da «Avante!» e de outras editoras, no...

A corajosa comunista Aida Paula nasceu há 100 anos

EVOCAÇÃO As­si­nala-se 100 anos do nas­ci­mento de Aida Paula, mi­li­tante co­mu­nista que de­dicou toda a sua vida ao Par­tido e à luta pela li­ber­dade e a de­mo­cracia. Passou 20 anos na clan­des­ti­ni­dade e oito na prisão.