Aumentos salariais exigidos em quase 30 mil postais

A Frente Comum de Sin­di­catos da Ad­mi­nis­tração Pú­blica levou a cabo, no dia 28 de Fe­ve­reiro, ao final da manhã, um ple­nário em Lisboa, junto à sede da pre­si­dência do Con­selho de Mi­nis­tros, onde o Go­verno es­tava reu­nido.

«Ti­vemos cen­tenas de sin­di­ca­listas no ple­nário, que re­a­fir­maram a dis­po­ni­bi­li­dade dos tra­ba­lha­dores para a con­ti­nu­ação da luta», disse Ana Avoila à agência Lusa.

Numa re­so­lução ali apro­vada, in­siste-se na exi­gência de au­mentos sa­la­riais anuais em 2019, em quatro por cento e com ga­rantia, no mí­nimo, de 60 euros por tra­ba­lhador, bem como a re­visão da Ta­bela Re­mu­ne­ra­tória Única (fi­xando a base em 650 euros), res­pei­tando a pro­por­ci­o­na­li­dade entre as po­si­ções re­mu­ne­ra­tó­rias e des­con­ge­lando todas as car­reiras.

Estas rei­vin­di­ca­ções ga­nharam o apoio ex­presso de 29 308 tra­ba­lha­dores, que as­si­naram os pos­tais re­co­lhidos a nível na­ci­onal e en­tre­gues ao Go­verno no final do ple­nário.

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Maiores aumentos em 17 anos conquistados no Grupo Tejo

OR­GA­NIZAÇÃO A uni­dade dos tra­ba­lha­dores saiu re­for­çada, com me­lhoria das con­di­ções de vida, des­tacou o sin­di­cato da Fec­trans/​CGTP-IN, sobre a luta nas ro­do­viá­rias do Tejo, do Oeste e do Lis.

Sindicatos de docentes mobilizam para 23 de Março

RE­POSIÇÃO Na fase de ne­go­ci­ação, para re­cu­pe­ração do tempo de ser­viço con­ge­lado, o Go­verno não cum­priu a lei do OE. A Fen­prof e de­mais or­ga­ni­za­ções sin­di­cais focam-se agora na ma­ni­fes­tação na­ci­onal.

Quinzena de acções no comércio interpela APED e empresas

LUTA Numa «tri­buna pú­blica» frente ao Centro Co­mer­cial Vasco da Gama, tes­te­mu­nhos de tra­ba­lha­dores deram mais força à exi­gência de que as em­presas não se es­cudem atrás da as­so­ci­ação que do­minam.

Greve nos bares dos comboios resultou

No sábado, segundo dia de greve, mantendo a adesão de cem por cento, os trabalhadores dos bares dos comboios Alfa Pendular e Intercidades foram informados de que a gerência da concessionária (Almeida e Cadima, Lda, do grupo Lufthansa Service Holding) aceitou antecipar negociações com a...

Caravana denunciou precariedade

Durante a manhã e a tarde de 27 de Fevereiro, a União dos Sindicatos de Lisboa organizou uma «caravana automóvel contra a precariedade», assinalando a urgência de combater com determinação este flagelo social em seis locais de trabalho no distrito: o entreposto da Sonae no Espadanal...

EMEL não tem de esperar

Na quarta-feira da semana passada, 27 de Fevereiro, um numeroso grupo de trabalhadores da EMEL (Empresa Municipal de Mobilidade e Estacionamento de Lisboa) reuniu-se na Praça do Município, exigindo que a administração apresente a sua contraproposta e dê início às negociações salariais. Ana...