França e Itália consolidam laços económicos com China

CO­O­PERAÇÃO O pre­si­dente da China, Xi Jin­ping, vi­sitou Itália e França, es­ta­be­leceu acordos eco­nó­micos e de­fendeu re­la­ções in­ter­na­ci­o­nais ba­se­adas na co­o­pe­ração com be­ne­fí­cios para todas as partes.

Paris e Roma as­si­naram im­por­tantes acordos com Pe­quim

A França e a China as­si­naram im­por­tantes acordos co­mer­ciais, du­rante a vi­sita a Paris do pre­si­dente Xi Jin­ping, entre os dias 23 e 26. Os acordos es­ta­be­le­cidos in­cluem a compra, pelos chi­neses, de 290 aviões Airbus A320, de médio al­cance, e de 10 Airbus A350, de longa dis­tância, num total de 30 mil mi­lhões de euros.

Foram também subs­critos con­vé­nios nos sec­tores nu­clear, naval, am­bi­ental, da energia, da in­ves­ti­gação es­pa­cial e ar­tís­tico.

Para o pre­si­dente francês, Em­ma­nuel Ma­cron, a vi­sita de Xi Jin­ping per­mi­tirá re­forçar a as­so­ci­ação es­tra­té­gica entre os dois países e «afirmar o papel da França, Eu­ropa e China por um mul­ti­la­te­ra­lismo mais forte».

No úl­timo dia da vi­sita, reu­niram-se em Paris os pre­si­dentes francês e chinês, a chan­celer alemã, An­gela Merkel, e o pre­si­dente da Co­missão Eu­ro­peia, Jean-Claude Juncker. De­fen­deram o es­trei­ta­mento dos laços entre a China e a União Eu­ro­peia e a im­por­tância dessas re­la­ções na con­so­li­dação do mul­ti­la­te­ra­lismo.

Xi Jin­ping apelou à cons­trução de re­la­ções sino-eu­ro­peias «an­co­radas na con­fi­ança e com­pe­tição po­si­tiva», apesar de al­guns de­sa­cordos, e su­bli­nhou a im­por­tância de se adoptar um con­ceito de go­ver­nança mun­dial «com base na con­sulta, co­o­pe­ração e busca de be­ne­fí­cios para todos».

Antes de França, o pre­si­dente da China vi­sitou a Itália e o Mó­naco.

Em Roma, na pre­sença do pre­si­dente Xi Jin­ping e do pri­meiro-mi­nistro Giu­seppe Conte, foram as­si­nados 29 acordos ins­ti­tu­ci­o­nais e em­pre­sa­riais, entre os quais um me­mo­rando de co­la­bo­ração no âm­bito da Rota da Seda eco­nó­mica e ma­rí­tima do sé­culo XXI, um grande pro­jecto chinês co­mer­cial e de infra-es­tru­turas.




Mais artigos de: Europa

PCP presente em iniciativa do PCE sobre cultura e combate ao fascismo

O Partido Comunista de Espanha (PCE) levou a cabo no passado dia 23, em Madrid, um encontro destinado a discutir o tema «Por uma Cultura Popular». O encontro abordou o papel da Cultura e dos seus trabalhadores na luta contra «o processo que se está a produzir em quase toda a Europa e agora parece emergir eleitoralmente...

A falácia do fim da unanimidade fiscal

Muito se tem falado da necessidade de acabar com o princípio da unanimidade, na tomada de decisão do Conselho em matéria fiscal. De forma não inocente, acena-se com o combate à fraude e à evasão fiscal para justificar o fim deste princípio. Mas na verdade, estamos perante uma falácia. Desde logo porque esta abordagem...