Superior sai à rua por ensino realmente público

REI­VIN­DICAÇÃO An­te­ontem, os es­tu­dantes do En­sino Su­pe­rior ma­ni­fes­taram-se em Lisboa por mais fi­nan­ci­a­mento, alo­ja­mento e bolsas. Os pro­blemas mantêm-se apesar de al­gumas con­quistas, comoa re­dução do tecto má­ximo das pro­pinas para 856 euros.

A Acção So­cial Es­colar é in­su­fi­ci­ente face às ne­ces­si­dades

O pro­testo – entre a Praça do Sal­danha e Di­recção Geral do En­sino Su­pe­rior – foi pro­mo­vido pelas as­so­ci­a­ções de es­tu­dantes (AE) da Fa­cul­dade de Ci­ên­cias So­ciais e Hu­manas da Uni­ver­si­dade Nova de Lisboa (FCSH), da Fa­cul­dade de Le­tras da Uni­ver­si­dade de Lisboa (FLUL) e pela Fe­de­ração Aca­dé­mica de Lisboa, no âm­bito do Dia Na­ci­onal do Es­tu­dante.

Du­rante o per­curso os es­tu­dantes re­cla­maram uma visão di­fe­rente para o En­sino Su­pe­rior, que passe im­pre­te­ri­vel­mente por um re­de­finir de pri­o­ri­dades por parte do Es­tado.

Um dos pro­blemas de­nun­ciado foi a re­dução da par­ti­ci­pação dos es­tu­dantes nos ór­gãos de de­cisão, após a apro­vação, em 2007, do Re­gime Ju­rí­dico das Ins­ti­tui­ções do En­sino Su­pe­rior (RJIES), que per­mite a adopção do Re­gime Fun­da­ci­onal. «Pri­va­ti­zação é um aten­tado à edu­cação» foi uma das pa­la­vras de ordem di­ri­gidas ao Exe­cu­tivo PS, tal como «Pro­pinas e Bo­lonha é tudo uma ver­gonha» e «Edu­cação é um di­reito».

Também a Acção So­cial Es­colar, di­recta e in­di­recta, que en­globa a atri­buição de bolsas, o acesso à ali­men­tação, ao alo­ja­mento e aos de­mais ser­viços de saúde, ma­ni­festa-se in­su­fi­ci­ente face às ne­ces­si­dades dos es­tu­dantes. «Go­verno es­cuta, os es­tu­dantes estão em luta», gri­taram também, de­nun­ci­ando: «Acção So­cial não existe em Por­tugal», «Não é só um caso, são mi­lhares de es­tu­dantes com a bolsa em atraso» e «Assim não pode ser, os bancos a ga­nhar e o en­sino a perder».

Re­clamou-se ainda uma ver­da­deira rede pú­blica de alo­ja­mentos e de­nun­ciou-se o facto de as bolsas con­ti­nu­arem com atrasos, ve­ri­fi­cando-se na mai­oria dos casos a atri­buição do valor da bolsa mí­nima cujo valor não dá res­posta ao custo de vida anual dos es­tu­dantes. Em faixas e car­tazes afir­mavam-se ou­tras rei­vin­di­ca­ções: «Bolsas já, chega de atrasos», «Fim das pro­pinas» e «Mais fi­nan­ci­a­mento e con­di­ções». Va­lo­ri­zado foi, en­tre­tanto, a re­dução da pro­pina, ainda que com li­mi­ta­ções, bem como a en­trada em vigor dos novos passes de trans­porte pú­blico de pas­sa­geiros e o au­mento do com­ple­mento do alo­ja­mento.

No final, Diogo Pinto, da FLUL, sa­li­entou que «é pre­ciso obrigar o Es­tado a cum­prir as suas obri­ga­ções, con­sa­gradas na Cons­ti­tuição da Re­pú­blica Por­tu­guesa».

 



Mais artigos de: Nacional

Projecto alternativo para Castro Marim

IN­TER­CA­LARES As elei­ções para a Câ­mara de Castro Marim, mar­cadas para 2 de Junho, são uma opor­tu­ni­dade para «virar uma pá­gina» da his­tória do con­celho. A CDU está pre­pa­rada para dar essa res­posta e «agarrar o fu­turo».

Bolseiros entregam carta aberta a Marcelo

Na sexta-feira, 22, aproveitando a presença do Presidente da República nas comemorações do Dia da Universidade do Porto (UP), a Associação de Bolseiros de Investigação Científica (ABIC) do Porto promoveu um protesto para denunciar a não inclusão da maioria dos investigadores científicos precários no PREVPAP, programa de...

«Os Verde reclamam a preservação da Robinson

O Partido Ecologista «Os Verdes» (PEV) entregou, no dia 18 de Março, uma carta aberta aos presidentes da Câmara Municipal (CM) de Portalegre e do Conselho de Administração da Fundação Robinson, questionando-os sobre que medidas foram tomadas para preservar o património industrial corticeiro da...

Transportes em debate

Amanhã, 29, no Sporting Clube Lavradiense, Barreiro, a CDU realiza um debate, às 21h00, sobre «Transportes e mobilidade». A iniciativa conta com a presença de Eduardo Vieira, do Executivo da Direcção da Organização Regional de Setúbal e do Comité Central do PCP, Carlos Humberto, primeiro secretário da Área Metropolitana...

Lisboa e Porto pela paz

Assinalando o 70.º aniversário da Organização do Tratado Atlântico Norte/NATO, a 4 e 5 de Abril, respectivamente em Lisboa (Cais do Sodré, às 18h00) e no Porto (rua de Santa Catarina, às 18h00), terão lugar acções para exigir, entre outras medidas, a dissolução deste bloco político-militar e a...