Avançar no caminho de Abril

«Sim, está na hora de abrir outra pers­pec­tiva para o de­sen­vol­vi­mento do País!». Foi com estas pa­la­vras que Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, en­cerrou a sua in­ter­venção após o al­moço co­me­mo­ra­tivo dos 45 anos de Abril, na sede do Rancho do Monte, em Vila do Conde. A ce­le­bração do ani­ver­sário neste centro pis­ca­tório do Norte acon­teceu no dia 28 de Abril e juntou mais de mi­lhar e meio de ca­ma­radas e amigos.

«Pas­saram quatro dé­cadas e meia e a Re­vo­lução de Abril con­tinua a con­gregar com ale­gria os por­tu­gueses, porque os seus va­lores e ideais não só per­ma­necem na me­mória e co­ração do povo, como são pela sua ac­tu­a­li­dade e ca­pa­ci­dade mo­bi­li­za­dora de von­tades, um guia para a nossa acção co­lec­tiva na cons­trução de um Por­tugal com fu­turo», re­alçou Je­ró­nimo de Sousa, sob fortes aplausos.

O di­ri­gente co­mu­nista não es­queceu as «dé­cadas de po­lí­tica de di­reita contra Abril, mas também de in­te­gração ca­pi­ta­lista na União Eu­ro­peia que agra­varam de forma brutal todos os pro­blemas na­ci­o­nais – uma dí­vida su­fo­cante, pre­o­cu­pantes fra­gi­li­dades no apa­relho pro­du­tivo, uma de­te­ri­o­rada si­tu­ação so­cial e pro­fundas de­si­gual­dades so­ciais».

Re­fe­rindo-se a temas que estão em cima da mesa, Je­ró­nimo de Sousa de­fendeu que o «ca­minho do pro­gresso não é o da pri­va­ti­zação da Se­gu­rança So­cial», como «não o é o da pri­va­ti­zação da Saúde», já que o que Por­tugal «pre­cisa é de avançar com uma Lei de Bases da Saúde e uma po­lí­tica que de­fenda o SNS e o di­reito à saúde de todos os por­tu­gueses».

Além disso, o «PCP tem vindo, desde 2002, a com­bater as par­ce­rias pú­blico pri­vadas (PPP), tendo sido o único par­tido que apre­sentou uma pro­posta de re­vo­gação da norma tran­si­tória que prevê a con­ti­nui­dade das PPP, ins­crita na Pro­posta de Lei do Go­verno agora em dis­cussão».

Que nin­guém de­sista!
João Fer­reira, ca­beça de lista da CDU nas elei­ções para o Par­la­mento Eu­ropeu (PE), apro­veitou para falar do que co­nhece bem, já que exerce fun­ções de de­pu­tado na­quela ins­ti­tuição trans­na­ci­onal. «A União Eu­ro­peia está feita e fun­ciona à me­dida dos in­te­resses das mul­ti­na­ci­o­nais, do grande ca­pital e das grande po­tên­cias, dos lóbis que con­di­ci­onam e de­ter­minam a acção do poder po­lí­tico».

To­davia, pros­se­guiu, «vale a pena lutar para cons­truir uma outra Eu­ropa: uma Eu­ropa da so­be­rania dos Es­tados, li­vres e iguais em di­reitos, uma Eu­ropa da ami­zade entre os povos, da co­o­pe­ração e do be­ne­fício mútuo, da paz e do pro­gresso – e não a do re­tro­cesso so­cial».

Mas, para isso, até 26 de Maio, dia das elei­ções, é pre­ciso que «nin­guém de­sista de levar mais longe a cam­panha da CDU, a cam­panha do es­cla­re­ci­mento e da mo­bi­li­zação para o voto que nos faz avançar: o voto na CDU!»

Al­fredo Maia, o man­da­tário dis­trital da CDU, apre­sentou a mesa que, entre ou­tros ac­ti­vistas, contou com Diana Fer­reira, de­pu­tada do PCP, e Ma­riana Silva, do PEV, ambas can­di­datas ao PE nas elei­ções que se apro­ximam. Nas suas in­ter­ven­ções, elas re­al­çaram a im­por­tância do acto elei­toral e os avanços so­ciais e eco­nó­micos al­can­çados por força da acção do PCP e da co­li­gação de que faz parte: a CDU.

 



Mais artigos de: CDU

CDU não vira a cara à luta por um País desenvolvido

NORTE Nos dias 29 e 30 de Abril, João Fer­reira es­teve em con­tacto di­recto com a po­pu­lação, utentes e tra­ba­lha­dores dos dis­tritos de Braga e Aveiro. As ques­tões la­bo­rais e so­ciais es­ti­veram em des­taque no pé­riplo.

Conversa dia 9 com João Ferreira

As Edições «Avante!» vão organizar na próxima quinta-feira, 9 de Maio, pelas 15 horas, no «Largo Manuel da Fonseca» da Casa do Alentejo, em Lisboa, uma conversa em torno do livro A União Europeia não é a Europa – Portugal e a Integração Europeia, com a presença do autor, João Ferreira, deputado no Parlamento Europeu e...

Apoiamos a candidatura da CDU

Álvaro AmaroPresidente CM Palmela Álvaro Beijinha Presidente CM Santiago do Cacém António José Correia Ex-presidente CM Peniche Carlos Salomé Músico e Cantor Carmen Granja Historiadora e modelo Catarina BeatoEscritora Catarina MouraMúsica e cantora da «Brigada Vítor Jara» Francisco...