COIMBRA

Valorizar o sector ferroviário

A de­pu­tada co­mu­nista Ana Mes­quita par­ti­cipou re­cen­te­mente num con­junto de ac­ções em torno da de­fesa do trans­porte fer­ro­viário no dis­trito de Coimbra: con­tactou com a po­pu­lação em Mi­randa do Corvo, reuniu com o Sin­di­cato dos Tra­ba­lha­dores do Sector Fer­ro­viário (SNTSF) e par­ti­cipou numa ini­ci­a­tiva de con­tacto com a po­pu­lação na Es­tação Nova, em Coimbra. Nessas ac­ções, o Par­tido re­a­firmou a ne­ces­si­dade de repor li­nhas dos ra­mais da Lousã e da Fi­gueira/​Pam­pi­lhosa, de­fender a Es­tação Nova, ga­ran­tindo a li­gação à rede fer­ro­viária na­ci­onal e me­lhorar o ser­viço no ramal de Al­fa­relos e na linha do Oeste, onde se ve­ri­ficam atrasos cons­tantes.

Ao pro­ceder ao ba­lanço da evo­lução do trans­porte fer­ro­viário no dis­trito, dra­ma­ti­ca­mente ne­ga­tivo, a de­le­gação do PCP lem­brou o de­sa­pa­re­ci­mento das ofi­cinas da EMEF em Coimbra e Fi­gueira da Foz, a di­mi­nuição do nú­mero de tra­ba­lha­dores do sector, o re­curso à sub­con­tra­tação de em­presas ex­te­ri­ores, a so­bre­carga da linha do Norte e o en­ve­lhe­ci­mento do ma­te­rial. A ca­pa­ci­dade de res­posta, evi­den­te­mente, de­gradou-se.

O PCP e a CDU têm uma longa in­ter­venção no sen­tido de in­verter esta si­tu­ação, com vá­rias pro­postas na As­sem­bleia da Re­pú­blica e nas au­tar­quias.




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