América Latina em debate no Porto

O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveu, no dia 16 de Dezembro, no Clube dos Fenianos Portuenses, uma conferência intitulada «Os novos desafios para a Paz na América Latina».

Em debate – moderado por Ilda Figueiredo, presidente do CPPC – estiveram os complexos obstáculos colocados aos povos daquela região que, corajosamente, se batem pelo progresso, justiça social e soberania. Nesta conferência intervieram, também, o embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Lucas Ricom, Jassellys Morales, representante da Embaixada de Cuba, Moara Crivelente, do Movimento da Paz do Brasil, Vítor Pinto Basto, jornalista e escritor, Henrique Borges, professor e da União de Sindicatos do Porto/CGTP-IN, e Vítor Tito, da direcção do Clube dos Fenianos Portuenses.

Os oradores denunciaram as sucessivas intervenções do imperialismo norte-americano, aliado às oligarquias locais, orquestrando golpes de Estado diversos, como nas Honduras, na Venezuela e recentemente na Bolívia, bem como o bloqueio criminoso a Cuba e à República Bolivariana da Venezuela, o apoio às medidas repressivas e anti-democráticas de Jair Bolsonaro no Brasil.

Também se manifestou toda a solidariedade aos povos que continuam a lutar pelo direito soberano de escolher os seus próprios caminhos de progresso e de paz, como na Venezuela e em Cuba, às lutas que prosseguem no Chile, na Bolívia, na Colômbia e no Brasil, contra as políticas repressivas e pelo direito dos trabalhadores e dos povos ao progresso social, à democracia, à liberdade e à paz.

 



Mais artigos de: Nacional

Obras na ES João de Barros sem fim à vista

EDUCAÇÃO A Câmara Municipal do Seixal (CMS) exige que o Governo adopte «medidas urgentes, excepcionais e necessárias» no sentido de concluir as obras da Escola Secundária (ES) João de Barros.

Água mais cara em Gondomar

No dia 27 de Dezembro, a maioria PS/Marco Martins, uma vez mais com o voto favorável de Valentim Loureiro, aprovou um novo aumento das tarifas de água para 2020, contrariando a própria Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR), que recomendou uma «redução tarifária». A entidade reguladora do sector...

JCP candidata Mónica Mendonça ao CNJ

Mónica Mendonça, 22 anos, é a candidata pela JCP à direcção do Conselho Nacional da Juventude (CNJ). As eleições têm lugar no dia 12 de Janeiro. A jovem comunista tem participado activamente na vida do CNJ, em particular na Comissão de Saúde e Bem-estar e na Comissão do Ambiente. Como se destaca na candidatura, o...

Santiago do Cacém apoia atletas do concelho

A Câmara Municipal de Santiago do Cacém atribuiu, no dia 26 de Dezembro, a verba total de cerca de cinco mil euros, repartidos por 11 atletas individuais do concelho, que desenvolvem um trabalho com grande relevância desportiva, ao nível do treino e da competição, e que se notabilizam pela sua participação em provas...