América Latina em debate no Porto
O Conselho Português para a Paz e Cooperação (CPPC) promoveu, no dia 16 de Dezembro, no Clube dos Fenianos Portuenses, uma conferência intitulada «Os novos desafios para a Paz na América Latina».
Em debate – moderado por Ilda Figueiredo, presidente do CPPC – estiveram os complexos obstáculos colocados aos povos daquela região que, corajosamente, se batem pelo progresso, justiça social e soberania. Nesta conferência intervieram, também, o embaixador da República Bolivariana da Venezuela, Lucas Ricom, Jassellys Morales, representante da Embaixada de Cuba, Moara Crivelente, do Movimento da Paz do Brasil, Vítor Pinto Basto, jornalista e escritor, Henrique Borges, professor e da União de Sindicatos do Porto/CGTP-IN, e Vítor Tito, da direcção do Clube dos Fenianos Portuenses.
Os oradores denunciaram as sucessivas intervenções do imperialismo norte-americano, aliado às oligarquias locais, orquestrando golpes de Estado diversos, como nas Honduras, na Venezuela e recentemente na Bolívia, bem como o bloqueio criminoso a Cuba e à República Bolivariana da Venezuela, o apoio às medidas repressivas e anti-democráticas de Jair Bolsonaro no Brasil.
Também se manifestou toda a solidariedade aos povos que continuam a lutar pelo direito soberano de escolher os seus próprios caminhos de progresso e de paz, como na Venezuela e em Cuba, às lutas que prosseguem no Chile, na Bolívia, na Colômbia e no Brasil, contra as políticas repressivas e pelo direito dos trabalhadores e dos povos ao progresso social, à democracia, à liberdade e à paz.