Nacionalidade: veto não muda justeza das alterações

Num comunicado emitido, no dia 21, sobre o veto do Presidente da República às alterações à Lei da Nacionalidade, o PCP regista que a objecção suscitada incide sobre uma questão «não essencial e que nem sequer constava do projecto de lei apresentado pelo PCP».

O alargamento do princípio do jus soli (nacionalidade por nascimento no País) na aquisição da nacionalidade originária, permitindo assim aos filhos de imigrante nascidos em Portugal aceder à nacionalidade portuguesa – a questão fundamental nas alterações à lei, segundo o Partido – não foi questionada nos fundamentos do veto presidencial. Marcelo Rebelo de Sousa opôs-se, sim, a uma proposta apresentada pelo PS na especialidade, destinada a facilitar a aquisição da nacionalidade por união de facto no caso de haver filhos comuns.

Face a isto, o PCP entende que as preocupações suscitadas pelo veto presidencial serão «facilmente acomodáveis em sede de reapreciação do diploma», existindo todas as condições para que, no reinício dos trabalhos da Assembleia da República, este seja reformulado de modo a salvaguardar o essencial do projecto de lei apresentado pelo PCP, aprovando-se assim uma «Lei da Nacionalidade mais justa e inclusiva».




Mais artigos de: PCP

Desarticulação do ministério prejudica a própria agricultura

RECUPERAR O PCP denunciou mais uma vez, através de uma declaração proferida no dia 20 por João Frazão, da Comissão Política, o processo de gradual desmantelamento do Ministério da Agricultura, em curso há várias décadas, e que tem na intenção de retirar competências à Direcção Geral da Alimentação e Veterinária uma nova etapa.

Insolvência da Azincon é inaceitável

O PCP apela aos trabalhadores da Azincon para que «se organizem e lutem pelos seus postos de trabalho», seriamente ameaçados pelo pedido de insolvência feito pela administração. Em causa estão 150 postos de trabalho. Num comunicado de 20 de Agosto, a Comissão Concelhia de Vila do Conde do PCP considera «inaceitável»...

O Futuro tem Partido em debate no Seixal

Albano Nunes, da Comissão Central de Controlo do PCP, participou no dia 21 num debate realizado no largo junto ao Centro de Trabalho do Seixal. Inserido nas comemorações do Centenário, com o lema O Futuro tem Partido, estiveram em destaque questões tão variadas quanto a história heróica do...