China apela à unidade para fortalecer multilateralismo

O presidente da China, Xi Jinping, afirmou que o unilateralismo e a hegemonia são práticas impopulares e sem cabimento no que designou de comunidade internacional, à qual instou a unir-se para fortalecer o sistema multilateral.

Num diálogo com o secretário-geral da ONU, António Guterres, no quadro da 75.ª Assembleia Geral das Nações Unidas – cujo período para as intervenções dos chefes de Estado e de Governo decorreu na semana passada de forma virtual –, o dirigente chinês enfatizou a importância de respeitar o papel dessa organização e as suas regras de modo a enfrentar os desafios do mundo actual.

Xi Jinping indicou que embora a pandemia tenha acentuado os problemas do que designou de governança, este é o momento de procurar em conjunto a maneira de a melhorar e de intensificar o multilateralismo e a cooperação. Assegurou que o seu país nunca procurará a confrontação ideológica nem a desarticulação com outras economias, mas não permitirá a ninguém socavar a sua soberania, dignidade e espaço de desenvolvimento. A China, insistiu, protegerá com firmeza os seus legítimos direitos e interesses e defenderá a paz, a justiça e a igualdade internacional.

Entre outros aspectos, Xi Jinping reafirmou o apoio ao papel de liderança do sistema das Nações Unidas, especialmente da Organização Mundial da Saúde, na luta contra a actual pandemia, e prometeu partilhar com outros países a sua experiência nesse combate. Reiterou também a disposição da China em contribuir para o acesso dos países economicamente menos desenvolvidos às vacinas contra a COVID-19.




Mais artigos de: Internacional

Mais medidas dos EUA agravam bloqueio contra Cuba

SANÇÕES Viajantes norte-americanos não podem alojar-se em hotéis que sejam propriedade do Estado cubano e estão proibidos de importar rum e charutos. À porta das eleições nos EUA, recrudesce o bloqueio contra Cuba.

Esquerda chilena quer Constituição de Pinochet no caixote de lixo da História

Daniel Jadue, alcaide da comuna de Recoleta, em Santiago do Chile, exortou os partidários de uma nova Constituição para o Chile a conseguir mais de dois terços de delegados na Convenção Constituinte. O edil comunista, hoje a figura da oposição mais bem avaliada nas sondagens para uma candidatura presidencial, afirmou que...

Uma sociedade decadente debate decadentemente

O primeiro debate entre Trump e Biden foi a erupção cutânea de um tumor profundo. Inúteis do ponto de vista informativo, os 90 minutos de interrupções e insultos foram uma amostra da decadência histórica da democracia burguesa nos EUA. Caótico, violento e imoral: o debate pôs a nu os termos em que, dentro de um mês, se...