100 Anos de Luta num livro cativante e de leitura obrigatória

PRO­JECTO A apre­sen­tação do livro 100 Anos de Luta ao Ser­viço do Povo e da Pátria, pela Demo­cracia e o Soci­a­lismo, edi­tado pelas Edi­ções Avante!, ocor­rerá na Casa do Alen­tejo, no pró­ximo dia 4 de Fe­ve­reiro.

O livro 100 Anos de Luta é uma edição gra­fi­ca­mente cui­dada com 304 pá­ginas

Trata-se de um livro re­le­vante para todos os que se in­te­ressam pela in­ter­venção do PCP ao longo de 100 anos, sempre cru­zada com a luta dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês. Uma in­ter­venção de tal ma­neira de­ter­mi­nante que, em boa ver­dade, e como esta obra evi­dencia, se pode afirmar que ao longo deste longo pe­ríodo da his­tória na­ci­onal não há ne­nhuma trans­for­mação so­cial, ne­nhum avanço ou con­quista dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês a que não es­teja di­recta ou in­di­rec­ta­mente as­so­ciada a ini­ci­a­tiva, a luta, a acção e a in­ter­venção do PCP.

Abor­dando os prin­ci­pais acon­te­ci­mentos que per­cor­reram o sé­culo XX e as pri­meiras dé­cadas do sé­culo XXI, o livro 100 Anos de Luta su­blinha mo­mentos sig­ni­fi­ca­tivos da vida do PCP, desde a sua fun­dação a 6 de Março de 2021 às suas mais im­por­tantes de­ci­sões, aos seus 21 con­gressos (de que se apre­sentam sín­teses in­di­vi­duais), à sua or­ga­ni­zação e re­or­ga­ni­za­ções, no­me­a­da­mente na clan­des­ti­ni­dade im­posta pela di­ta­dura fas­cista, aos com­bates dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês com o des­ta­cado papel do PCP pela li­ber­dade e a de­mo­cracia, à sua trans­for­mação em grande par­tido na­ci­onal im­pul­si­o­nador da uni­dade an­ti­fas­cista, ao seu papel no der­rube do fas­cismo.

Papel igual­mente re­le­vante que o PCP teve na Re­vo­lução de Abril, na di­na­mi­zação da luta de massas e nas con­quistas de Abril, na re­sis­tência à contra-re­vo­lução, na de­fesa da paz, na afir­mação da so­be­rania e in­de­pen­dência na­ci­onal, na luta pela eman­ci­pação da mu­lher, em todos os com­bates da ju­ven­tude, no seu papel na or­ga­ni­zação, uni­dade e luta dos tra­ba­lha­dores, na sua acção si­mul­ta­ne­a­mente in­ter­na­ci­o­na­lista e pa­trió­tica, na or­ga­ni­zação e di­na­mi­zação de 44 edi­ções da maior ini­ci­a­tiva po­lí­tico-cul­tural em Por­tugal, a Festa do Avante!.

Na­tu­reza, va­lores e pro­jecto

Va­lo­ri­zada é também, nesta obra, a li­gação do PCP à classe ope­rária e às massas, cons­tan­te­mente en­ri­que­cida, a sua pro­funda de­mo­cracia in­terna, a base teó­rica, o mar­xismo-le­ni­nisno, o es­tilo de tra­balho co­lec­tivo, força agre­ga­dora deste grande co­lec­tivo par­ti­dário, a in­de­pen­dência de classe, po­lí­tica e ide­o­ló­gica com que sempre as­sumiu as suas po­si­ções, a forma ímpar como de­sen­volve a acção nas ins­ti­tui­ções ao ser­viço dos tra­ba­lha­dores e do povo re­jei­tando fa­vores ou be­nesses pes­soais pelo exer­cício desses cargos.

So­bressai igual­mente a exal­tante afir­mação do seu pro­jecto e ideal com um con­teúdo pro­fun­da­mente hu­ma­nista, a cons­trução co­lec­tiva dos seus Es­ta­tutos e Pro­gramas, o des­ta­cado papel dos seus di­ri­gentes, o he­roísmo dos seus már­tires, a de­di­cação sem li­mites dos seus fun­ci­o­ná­rios, a ge­ne­rosa ati­tude dos seus qua­dros, a imensa ale­gria de so­nhar e de viver com que os seus mi­li­tantes se en­tregam à cons­trução da so­ci­e­dade nova, sem a ex­plo­ração do homem pelo homem.

Forma e con­teúdo

Este é, sem dú­vida, um livro im­pres­cin­dível para o co­nhe­ci­mento da rica e di­ver­si­fi­cada in­ter­venção do PCP ao longo de 100 anos, um con­tri­buto pre­cioso para a for­mação po­lí­tica, ide­o­ló­gica e in­ter­venção or­ga­ni­zada dos co­mu­nistas. Mas, pela ri­queza da in­for­mação or­ga­ni­zada por ca­pí­tulos cro­no­ló­gicos e te­má­ticos, é também um livro que in­te­ressa a todos aqueles que buscam co­nhecer a his­tória das lutas dos tra­ba­lha­dores e do povo por­tu­guês e do seu par­tido de classe, entre 1921 e 2021. É um livro que faz falta aos de­mo­cratas e pa­tri­otas que se pre­o­cupam com a cons­trução de um Por­tugal de­sen­vol­vido, so­be­rano e com fu­turo.

Trata-se de uma edição gra­fi­ca­mente cui­dada, no for­mato de 24x28,5 (ao alto), de 304 pá­ginas, em papel couché mate de 170 gramas, im­presso a cores, com capa car­to­nada re­ves­tida com papel couché im­presso a quatro cores e plas­ti­fi­cado a mate.

Um livro ca­ti­vante, não só pelos densos e sig­ni­fi­ca­tivos con­teúdos, mas também pelo seu ines­ti­mável valor es­té­tico-formal.



Mais artigos de: PCP

100 anos de vida de Jaime Serra

Jaime Serra faz amanhã 100 anos. Operário, dirigente do PCP antes e depois do 25 de Abril, esteve vários anos preso, participou em diversas fugas das cadeias fascistas, foi responsável pela Acção Revolucionária Armada (ARA) e deputado na Assembleia Constituinte e na Assembleia da República. Na próxima edição, o Avante!...

Resistência na Cultura em Trás-os-Montes

A longa e cada vez mais actual luta do PCP em defesa da Cultura esteve em debate, na manhã de sábado, 9, em Macedo De Cavaleiros. A iniciativa, promovida pela Organização Regional de Bragança (ORBA) do PCP, integrada nas comemorações do Centenário do Partido, decorreu na Casa da Cultura da...

A espuma do preconceito

A candidatura de João Ferreira tem vindo a somar apoios ao longo dos últimos meses. Apoios de sectores diversos, de gente que tem acompanhado as candidaturas eleitorais em que o PCP tem participado nos últimos anos, mas também de outros quadrantes. Neste, como noutros planos, esta é a verdadeira candidatura de...