Defender a Groundforce e os trabalhadores

O Parlamento chumbou o projecto de resolução do PCP que recomendava ao Governo a «nacionalização da SPdH Groundforce», de forma a garantir a estabilidade da empresa e a dos seus trabalhadores.

Inviabilizado pelos votos contra de PS, PSD, CDS, Ch e IL, com a abstenção de PAN, o diploma instava ainda o Executivo a intervir com urgência na SPdH Groundforce, com vista a «assegurar o pagamento atempado de todos os salários e avalizar o empréstimo necessário para restabelecer o equilíbrio financeiro da empresa».

Depois de um processo de segmentação e privatização do sector, a empresa - que tem uma importância estratégica para a aviação civil nacional -, entrou em incumprimento com os trabalhadores e desenvolveu uma operação de chantagem e ataque aos direitos. O atraso no pagamento dos salários de Fevereiro (entretanto regularizado) é apenas um dos episódios desse quadro de instabilidade, que se mantém.



Mais artigos de: Assembleia da República

Custos da redução de resíduos não podem recair sobre as família

Em matéria de política de resíduos, o Governo não tem primado pela sua redução, nem pela melhoria do serviço às populações, nem pelo elevar dos padrões ambientais, ignorando simultaneamente a opinião do poder local. A crítica foi veiculada pela deputada Alma Rivera, dia 25, no debate do projecto de resolução do PCP que...

Prorrogar moratórias em defesa das famílias e empresas

O PCP levou ontem a debate na AR um projecto de lei (apresentado a 5 de Março mas só agora agendado) que estabelece a prorrogação e o alargamento por mais seis meses das moratórias bancárias. A iniciativa encontra plena justificação no facto de a situação económica e social ter vindo a sofrer nos últimos meses uma...