Aeroporto de Beja é activo a aproveitar

Pela sua po­sição es­tra­té­gica entre Lisboa e o Al­garve, o Ae­ro­porto de Beja tem po­ten­ci­a­li­dades que im­porta co­locar ao ser­viço do de­sen­vol­vi­mento do País, su­blinha a Di­recção Re­gi­onal do Alen­tejo (DRA) do PCP.

Não se­riam acei­tá­veis nem com­pre­en­sí­veis mais adi­a­mentos

O fun­ci­o­na­mento re­gular e apro­vei­ta­mento cabal de uma das quatro infra-es­tru­turas ae­ro­por­tuá­rias in­ter­na­ci­o­nais em Por­tugal con­ti­nental «deve ser equa­ci­o­nado com ur­gência», de­fende a DRA, que sus­tenta a jus­teza desta rei­vin­di­cação de sempre do PCP na cor­rente uti­li­zação da­quele ac­tivo no trans­porte de va­cinas contra a COVID-19, bem como nos «es­tudos que sempre de­mons­traram a sua vi­a­bi­li­dade eco­nó­mica».

Aliás, com os co­nhe­cidos «li­mites de ex­pansão do Ae­ro­porto de Faro, re­força-se a o papel do Ae­ro­porto de Beja para o de­sen­vol­vi­mento das re­giões do Alen­tejo e do Al­garve», acres­centam os co­mu­nistas alen­te­janos, que su­bli­nham que o seu apro­vei­ta­mento também con­tri­buirá para a ne­ces­sária elec­tri­fi­cação e mo­der­ni­zação da Linha do Alen­tejo.

Re­qua­li­ficar a Linha do Alen­tejo é mesmo uma «pri­o­ri­dade ime­diata» e um «pilar es­sen­cial» no de­sen­vol­vi­mento do sis­tema fer­ro­viário, de­sig­na­da­mente para as­se­gurar li­ga­ções rá­pidas a Lisboa e a Faro, ao Porto de Sines e à Es­tre­ma­dura Es­pa­nhola (com as pla­ta­formas lo­gís­ticas ne­ces­sá­rias), ao Ae­ro­porto de Beja e à linha de alta ve­lo­ci­dade entre Lisboa e Ma­drid.

«A uti­li­zação do Ae­ro­porto de Beja e a elec­tri­fi­cação e mo­der­ni­zação de toda a Linha do Alen­tejo é tanto mais ur­gente quanto é sa­bido que o Al­queva co­meça a exigir a exis­tência da rede de frio há muito equa­ci­o­nada para o Ae­ro­porto de Beja e de uma Pla­ta­forma Lo­gís­tica que apoie a ac­ti­vi­dade eco­nó­mica e tire par­tido de todas as po­ten­ci­a­li­dades pro­du­tivas da re­gião», pros­segue ainda a DRA, para quem «não se­riam acei­tá­veis nem com­pre­en­sí­veis mais adi­a­mentos».



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