Empenho assinalável num Partido ímpar

Com o final da Cam­panha Na­ci­onal de Fundos «O fu­turo tem Par­tido» a apro­ximar-se, em Cas­cais re­do­bram-se os es­forços para al­cançar com su­cesso os ob­jec­tivos fi­nan­ceiros tra­çados.

É enorme o pres­tígio do PCP junto dos tra­ba­lha­dores

As metas de­li­ne­adas pelos mi­li­tantes do Par­tido nas vá­rias cé­lulas, or­ga­ni­za­ções con­ce­lhias e dis­tri­tais, foram de­fi­nidas antes do surto epi­dé­mico. Na­tu­ral­mente, o con­fi­na­mento so­cial pro­lon­gado im­posto ao País co­locou di­fi­cul­dades ao cum­pri­mento da ta­refa, mas para um co­lec­tivo ex­pe­ri­men­tado como o do PCP não há obs­tá­culos in­su­pe­rá­veis.

Em Cas­cais é mesmo isso que tem vindo a acon­tecer, como re­latou ao Avante! Fer­nando Mar­ques, membro do exe­cu­tivo da Di­recção da Or­ga­ni­zação Re­gi­onal de Lisboa e res­pon­sável por aquela or­ga­ni­zação con­ce­lhia.

Não há in­su­pe­rá­veis

Para su­perar os re­ceios, medos e todo o apa­relho da ide­o­logia da classe do­mi­nante, re­for­çado a pro­pó­sito da epi­demia, os mi­li­tantes de Cas­cais têm sido mais cri­a­tivos e em­pe­nhados, pro­cu­rando con­tactar um maior nú­mero de amigos, mem­bros e apoi­antes do Par­tido.

«Já con­se­guimos chegar a mais de uma cen­tena de pes­soas e re­co­lhemos 17 mil euros», re­latou Fer­nando Mar­ques. A meta es­ta­be­le­cida antes da pan­demia era de 40 mil euros. Os co­mu­nistas cas­ca­lenses sabem, por isso, que ainda há muito trilho a per­correr até atin­girem o ob­jec­tivo fi­nan­ceiro que eles pró­prios de­fi­niram. Con­tudo, a sua con­vicção não está aba­lada, pelo con­trário.

A prová-lo, desde o início de Maio, quando fi­caram para trás as me­didas mais res­tri­tivas, se terem des­do­brado em abor­da­gens e con­versas, o que, acre­ditam, per­mi­tirá ir muito mais longe na Cam­panha Na­ci­onal de Fundos «O fu­turo tem Par­tido».

Não mi­li­tantes

con­tri­buem

De resto, Fer­nando Mar­ques re­latou uma das ex­pe­ri­ên­cias mais po­si­tivas com que aquela or­ga­ni­zação se de­parou re­cen­te­mente. «Um tra­ba­lhador veio ter com o Par­tido a um dos nossos cen­tros de tra­balho».

«Um tra­ba­lhador», pros­se­guiu, «com quem nin­guém es­tava fa­mi­li­a­ri­zado e que nos contou que, tendo sa­bido que es­tava em curso uma cam­panha de fundos para o PCP, re­solveu ajudar o Par­tido, con­tri­buindo com 100 euros quando se as­si­nala o Cen­te­nário».

«Afirmou que é com este Par­tido que se iden­ti­fica e no qual confia, por isso de­cidiu ajudar com aquele valor per­ce­bendo a im­por­tância de o fazer», con­ti­nuou o res­pon­sável pela Or­ga­ni­zação Con­ce­lhia de Cas­cais.

É também assim que se per­cep­ciona o pres­tígio do Par­tido junto do povo por­tu­guês. Cer­ta­mente, tal como este tra­ba­lhador, muitos ou­tros, por todo o País, sen­tiram ou sen­tirão a ne­ces­si­dade de estar ao lado dos co­mu­nistas, da­queles que nunca ar­redam pé a seu lado sejam quais forem as cir­cuns­tân­cias.

Mais uma razão para alargar os con­tactos e di­na­mizar esta cam­panha com de­ter­mi­nação, con­fi­ança e ou­sadia.



Mais artigos de: PCP

PCP em defesa dos direitos e por uma Europa dos trabalhadores e dos povos

O PCP, a pro­pó­sito da cha­mada Ci­meira So­cial da União Eu­ro­peia, pro­moveu entre os dias 4 e 8 de Maio umas jor­nadas em de­fesa do em­prego e dos di­reitos dos tra­ba­lha­dores, contra a ex­plo­ração e as im­po­si­ções da UE, no âm­bito das quais pro­moveu um vasto con­junto de ini­ci­a­tivas com par­ti­cular in­ci­dência nos dis­tritos do Norte do País.

Comunistas não abdicam do novo hospital

O PCP é a única força política que tem lutado sem descanso pela construção do Hospital Central Público do Alentejo. Isso mesmo foi reafirmado numa tribuna pública promovida pela Direcção da Organização Regional de Évora junto ao terreno onde deverá ser construída aquela unidade. Na ocasião, o...

Em defesa do direito à mobilidade

A Direcção da Organização Regional de Santarém do PCP considera urgente o reforço do serviço de transporte rodoviário de passageiros no distrito, alerta que os interesses privados não se podem sobrepor ao direito das populações à mobilidade e apela a que estas tomem nas suas mãos a defesa do direito à mobilidade. Esta...

PCP exige valorização nos 35 anos da UBI

«A Universidade da Beira Interior (UBI) tem potencial para intensificar o seu papel no desenvolvimento da região e contribuir para mitigar e eliminar as assimetrias regionais», considera o PCP. Em nota divulgada quando se assinalam 35 anos da UBI, a Comissão Concelhia da Covilhã destaca ainda as responsabilidades da...

PCP recebeu FENACHE

Uma delegação da Federação Nacional de Cooperativas de Habitação Económica (Fenache), composta por Manuel Tereso e Carlos Vargas, presidente e vice-presidente da Direcção, reuniu, a convite do PCP, com uma delegação do Partido, composta por João Dias Coelho, da Comissão Política do Comité...

Valorizar quem trabalha

Jerónimo de Sousa esteve anteontem de manhã com os trabalhadores da Câmara Municipal do Seixal, assinalando o significado da efectivação do suplemento de insalubridade e penosidade, na qual o PCP desempenhou um papel preponderante. O dirigente comunista valorizou o facto de todas as câmaras...