Centenas de milhares de brasileiros exigem destituição de Bolsonaro

De­pois das ma­ni­fes­ta­ções de 29 de Maio, com cen­tenas de mi­lhares de pes­soas nas ruas em todos os Es­tados do Brasil, mo­vi­mentos po­pu­lares pre­param já novas jor­nadas de pro­testos no quadro da cam­panha Fora Bol­so­naro.

Brasil Po­pular e Povo Sem Medo or­ga­nizam já novos pro­testos

Novas ma­ni­fes­ta­ções estão a ser pre­pa­radas no Brasil exi­gindo o avanço do pro­cesso de des­ti­tuição do pre­si­dente Jair Bol­so­naro e novas me­didas de com­bate à pan­demia e de apoio so­cial aos sec­tores da po­pu­lação mais ca­ren­ci­ados.

A Frente Brasil Po­pular, que aglu­tina vá­rias or­ga­ni­za­ções, e a Frente Povo Sem Medo, que en­globa vá­rios mo­vi­mentos po­pu­lares, ambas in­te­grando a cam­panha Fora Bol­so­naro, co­or­denam es­forços para novas ac­ções de rua a re­a­lizar em breve, no se­gui­mento dos am­plos pro­testos que de­cor­reram em 29 de Maio.

Nesse dia, houve ma­ni­fes­ta­ções e des­files em 200 ci­dades do Brasil, com exi­gên­cias di­versas, sendo as prin­ci­pais a des­ti­tuição do pre­si­dente Bol­so­naro, pela sua po­lí­tica «ge­no­cida» face à COVID-19, a ace­le­ração da va­ci­nação e o au­mento e alar­ga­mento dos apoios so­ciais aos mi­lhões atin­gidos pela pan­demia.

Mi­lhares de ma­ni­fes­tantes, cum­prindo as re­gras sa­ni­tá­rias de pre­caução, des­fi­laram em Bra­sília, no Rio de Ja­neiro e em São Paulo. No Re­cife, a con­cen­tração foi re­pri­mida pela po­lícia mi­litar, que uti­lizou balas de bor­racha e gás la­cri­mo­génio.

Esta jor­nada de luta, pela sua di­mensão e con­tun­dência, expôs o au­mento da re­jeição po­pular a Bol­so­naro e re­tirou aos seus apoi­antes o ale­gado «mo­no­pólio das ruas». Desde Março de 2020, co­meço da pan­demia no Brasil, foi a pri­meira vez que ma­ni­fes­tantes contra Bol­so­naro «ocu­param» as ruas, pondo fim a um pe­ríodo mar­cado por ac­ções le­vadas a cabo por sim­pa­ti­zantes do go­verno do pre­si­dente de ex­trema-di­reita.




Mais artigos de: Internacional

NATO prepara cimeira da guerra

A ci­meira que a NATO re­a­liza no pró­ximo dia 14, em Bru­xelas, tem na agenda temas como a re­visão do con­ceito es­tra­té­gico, o que de­signa de ame­aças chi­nesa e russa, e o au­mento das des­pesas mi­li­tares e o in­cre­mento de novos ar­ma­mentos.

Castilho à frente nas presidenciais do Peru

No Peru, os resultados parciais da segunda volta das eleições presidenciais de domingo, 6, indicavam, na terça-feira ao fim da manhã, com a maioria dos votos contabilizados, que o candidato Pedro Castillo mantinha uma pequena vantagem. Com 96,41% das actas eleitorais contabilizadas, Castillo,...

Mobilização popular continua na Colômbia

Os protestos sociais na Colômbia, fortemente reprimidos e completamente silenciados pela comunicação social dominante, prosseguiam na segunda-feira, 7, depois da ruptura das conversações entre o governo de Iván Duque e o Comité Nacional de Greve. O comité, que aglutina sindicatos, associações estudantis e um amplo...

Violação da soberania da Síria continua

A entrada ilegal em território sírio de uma delegação francesa e outra dos Países Baixos, qualificada pelas autoridades do país árabe como uma flagrante violação do direito internacional e da sua soberania, trouxe uma vez mais para primeiro plano a ocupação ilegal de vastos territórios da República Árabe da Síria: aos...

Sair do grande armário

A Ama-Zen é uma caixa do tamanho de uma casa de banho portátil onde cabe um ser humano. Lá dentro, pode ler-se no comunicado de imprensa, «os empregados podem ver vídeos com dicas de bem-estar sobre alimentação saudável, meditações guiadas e afirmações positivas». Como as paredes da Ama-Zen...