Palco Paz volta à Festa do Avante! com programação de qualidade

Na 45.ª edição da Festa do Avante, a va­ri­e­dade e a qua­li­dade da pro­gra­mação do Palco Paz serão, no­va­mente, duas cer­tezas com as quais os vi­si­tantes po­derão contar.

Neste ano, di­fícil para o vi­si­tante da Festa será não en­con­trar um es­pec­tá­culo ou con­certo do seu agrado no Palco Paz. Em con­junto com o Palco 25 de Abril e com o Au­di­tório 1.º de Maio, o Palco Paz trará à Festa do Avante! a maior das va­ri­e­dades mu­si­cais, desde so­no­ri­dades tra­di­ci­o­nais oriundas das Terras de Mi­randa até ao rock «li­ber­tário».

 

Rua

Um grupo de mú­sicos oriundo dos su­búr­bios de Lisboa que ex­plora a so­no­ri­dade de ins­tru­mentos, ritmos e can­ci­o­neiros tra­di­ci­o­nais com uma olhar ur­bano e con­tem­po­râneo.


Cabra Çega

A Cabra Çega nasceu na ci­dade de Braga fruto da von­tade de um grupo de amigos em fazer mú­sica com gaita de foles e ins­tru­mentos de per­cussão tra­di­ci­o­nais. Ra­pi­da­mente a isto se jun­taram so­no­ri­dades de ou­tras pai­sa­gens, do pas­sado, do pre­sente e do fu­turo.

 

Toy

Toy é o Toy e, no Palco Paz, pro­mete de­volver um con­tri­buto a quem o ajudou a ser livre, cantar o amor que para ele também é li­ber­dade, de­mo­cracia e fra­ter­ni­dade.

 

Pu­çanga

Pu­çanga é uma das ar­tistas con­vi­dadas pelo Con­curso de Bandas da JCP que, com uma mis­tura de mú­sica elec­tró­nica dark, ritmos, bass e uma voz me­ló­dica, pre­tende de­sa­fiar o se­questro da di­reita à tra­dição e ao fol­clore.


Zé Can­tigas e El Gordo

Con­vi­dados do Con­curso de bandas e se­pa­rados por 300 qui­ló­me­tros, são dois os amigos que com­põem este grupo que, no Palco Paz, pro­mete tocar, cantar e manter abertas as portas que Abril es­can­carou.


La Mau­vaise Ré­pu­ta­tion – Tri­buto a Ge­orges Bras­sens

No ano em que se as­si­nala o cen­te­nário do nas­ci­mento de Ge­orges Bras­sens, Va­nessa Borges, João No­vais e Gon­çalo Men­donça juntam-se para uma ho­me­nagem a um dos mai­ores nomes da Canção Fran­cesa.


Or­questra de Foles

Jo­gando com ritmos im­pro­vá­veis, ar­ranjos ar­ro­jados e re­per­tório di­ver­si­fi­cado, a Or­questra de Foles é um grupo capaz de, com um sopro, levar a gaita-de-foles ao lugar de des­taque que me­rece, na rua ou no palco.


Bur­ricos

Este rupo surge do in­te­resse e paixão pela mú­sica e cul­tura mi­ran­desa. Cinco mú­sicos, cinco ins­tru­mentos di­fe­rentes e um nome que ho­me­na­geia o burro mi­randês, sím­bolo da cultura local.


Cha­ranga

A Cha­ranga é um pro­jecto que faz uso de com­pu­ta­dores, be­at­boxes e sin­te­ti­za­dores, mas também do tambor, da gaita-de-fole e da D.ª Er­me­linda que canta a Moda da Ceifa. O re­per­tório é mai­o­ri­ta­ri­a­mente ori­ginal, mas com­ple­men­tado com va­ri­a­ções e ver­sões ins­pi­radas no can­ci­o­neiro po­pular por­tu­guês e ga­lego.


Con­junto Júlio

Um dos ven­ce­dores do Con­curso de Bandas, Con­junto Júlio res­soará, no Palco Paz, sons li­gados ao rock psi­ca­dé­lico por­tu­guês com tem­peros dos con­textos mu­si­cais de cada um dos seus mem­bros.


Feynman

Grupo fun­dado no Porto é outro dos con­vi­dado pelo Con­curso de Bandas. Feynman fará valer na Festa do Avante! o es­pí­rito de im­pro­vi­sação livre do free jazz, mas também do rock e do punk.


Senza

Mú­sicos e vi­a­jantes que com­põem can­ções ins­pi­radas nas vi­a­gens e na visão que trazem do mundo com re­fle­xões sobre ques­tões emer­gentes na so­ci­e­dade, como a sus­ten­ta­bi­li­dade, igual­dade, in­clusão e jus­tiça so­cial, à mis­tura.


Hill’s Union

De­pois de se ini­ci­arem em for­mação folk e acús­tica para dar a co­nhecer a obra e luta do com­po­sitor e re­vo­lu­ci­o­nário es­tado-uni­dense Joe Hill, os Hill’s Union trans­for­maram-se num po­de­roso trio de rock que con­tinua a re­flectir a cons­ci­ência po­lí­tica e a so­li­da­ri­e­dade com as classes des­fa­vo­re­cidas de todo o mundo.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Tim em defesa da cultura na Festa que faz parte da sua vida

Tim é vo­ca­lista, bai­xista e com­po­sitor dos Xutos & Pon­tapés e so­bre­tudo nessa qua­li­dade marcou pre­sença por di­versas – e en­tu­si­as­mantes – oca­siões na Festa do Avante!, que con­si­dera parte da sua vida. Este ano volta à Ata­laia para apre­sentar o seu novo álbum a solo, 20-20-20, para um es­pec­tá­culo em que es­tará acom­pa­nhado pelos fi­lhos Se­bas­tião e Vi­cente e por Te­resa Sal­gueiro.

Manel Cruz e a comunicação de emoções através da música

Manel Cruz, a voz dos Or­natos Vi­o­leta, segue agora uma in­te­res­sante car­reira a solo, ma­te­ri­a­li­zada no disco Vida Nova, de 2020. Na Festa es­tará acom­pa­nhado pela fa­dista Al­dina Du­arte, que ad­mira, de­ter­mi­nado a provar que mais do que o rock ou o fado, o que efec­ti­va­mente conta é a mú­sica e a sua ca­pa­ci­dade de unir as pes­soas.

Muita diversão e brincadeira no Espaço Criança da Festa

No Es­paço Cri­ança da Festa do Avante! há uma energia es­pe­cial. Talvez por se si­tuar numa zona pri­vi­le­giada, onde a pai­sagem é verde e a sombra abun­dante; ou por ali exis­tirem um con­junto de equi­pa­mentos des­ti­nados à di­versão dos mais pe­quenos, como um parque in­fantil ou um ba­loiço má­gico.

Construir a Festa e o futuro com as nossas próprias mãos

A Festa do Avante! continua a ser erguida e divulgada com o empenho militante de comunistas e de muitos outros que, não o sendo, vêem no PCP e na JCP forças fundamentais para a defesa da democracia e a valorização dos direitos e, como tal, dignas de todo o apoio. Em todo o País, é divulgado o...