Muita diversão e brincadeira no Espaço Criança da Festa

No Es­paço Cri­ança da Festa do Avante! há uma energia es­pe­cial. Talvez por se si­tuar numa zona pri­vi­le­giada, onde a pai­sagem é verde e a sombra abun­dante; ou por ali exis­tirem um con­junto de equi­pa­mentos des­ti­nados à di­versão dos mais pe­quenos, como um parque in­fantil ou um ba­loiço má­gico.

Pro­gra­mação in­fantil e es­paços amigos das cri­anças

A pro­gra­mação in­fantil é uma aliada in­con­tor­nável da di­versão, da brin­ca­deira e da apren­di­zagem que, du­rante os três dias da Festa, ali se vivem. As ac­ti­vi­dades do Es­paço Cri­ança são di­na­mi­zadas pela As­so­ci­ação «Os Pi­o­neiros de Por­tugal», com o apoio e co­la­bo­ração de ou­tras as­so­ci­a­ções amigas: o «Circo Ma­te­má­tico» e «The In­ven­tors», bem como de todos os mo­ni­tores, amigos e com­pa­nheiros dos Pi­o­neiros.

Por toda a Festa do Avante! existe pro­gra­mação in­fantil e es­paços amigos das cri­anças, como o Es­paço Ci­ência, o Avan­te­atro, o Ci­ne­a­vante e a Feira do Livro. Em vá­rios pontos do re­cinto estão também dis­po­ní­veis vá­rios Es­paços Bebé, com micro-ondas e fral­dário.

 

Pro­grama de­ta­lhado

 

Sexta-feira

- A partir das 18h00 ha­verá ani­mação, mo­de­lagem de ba­lões e pa­lhaços no Es­paço Cri­ança para dar as boas-vindas a todas as cri­anças e vi­si­tantes da Festa do Avante!.

 

Sá­bado

- Das 10h30 e as 12h00: Peddy-Papper.

Com esta ac­ti­vi­dade, os mais pe­quenos vão poder des­co­brir a Festa e os vá­rios es­paços de di­versão e apren­di­zagem que nela existem, acom­pa­nhados dos mo­ni­tores dos Pi­o­neiros de Por­tugal que ga­ran­tirão uma manhã cheia de des­co­bertas e di­versão. Esta ac­ti­vi­dade ne­ces­sita de ins­crição prévia através do e-mail geral@pi­o­nei­ros­por­tugal.org.

 

- Das 11h00 às 19h00: Ate­liers «The In­ven­tors».

A «The In­ven­tors» é uma em­presa por­tu­guesa que se de­dica ao de­sen­vol­vi­mento de ex­pe­ri­ên­cias pe­da­gó­gicas que têm como ob­jec­tivo ins­pirar cri­anças para as áreas das en­ge­nha­rias, artes e cri­a­ti­vi­dade. Ao longo dos três dias da Festa, es­tarão pre­sentes no Es­paço Cri­ança com uma banca de ate­liers em que cada ex­pe­ri­ência é uma des­co­berta de um novo super-poder cri­a­tivo! Pode saber mais em https://​thein­ven­tors.io.

 

- Das 12h00 às 14h00: Ate­lier «Faz a tua plas­ti­cina».

Em con­junto com os mo­ni­tores dos Pi­o­neiros, as cri­anças farão a sua pró­pria plas­ti­cina, des­co­brindo o equi­lí­brio de tex­turas e as mis­turas de cores. Po­derão moldar e levar para casa o re­sul­tado final do ate­lier.

 

- Das 13h30 às 14h00: Jogos de água.

Para quem é «en­ca­lo­rado» e gosta de se re­frescar, o me­lhor é par­ti­cipar nos jogos com água que ga­rantem muita di­versão e umas boas mo­lhas!

 

- Das 14h00 às 15h30: Ate­liers di­dác­ticos «O Circo Mate­má­tico».

O Circo Ma­te­má­tico é uma trupe única de ar­tistas que tem por missão ma­ra­vi­lhar, di­vertir e atrair para a sua dis­ci­plina fa­vo­rita. Vi­sitam es­colas e ou­tras en­ti­dades que os con­vidam, le­vando a Ma­te­má­tica re­cre­a­tiva à cena. Para isto contam com uma equipa mul­ti­dis­ci­plinar com mais de uma dé­cada de ex­pe­ri­ência em po­pu­la­ri­zação da Ma­te­má­tica. Criam um es­paço de de­gus­tação in­te­lec­tual ba­seado in­tei­ra­mente na rainha das ci­ên­cias que pro­mete di­vertir miúdos e graúdos, e se nada mais, pôr toda a gente a pensar.

Na Festa irão di­na­mizar ac­ti­vi­dades li­gadas à ma­te­má­tica e áreas afins, desde como aprender a fazer magia até à ini­ci­ação ao ma­la­ba­rismo. Um workshop de mãos, mente e co­ração na ma­te­má­tica. Para saber mais sobre o Circo Ma­te­má­tico vi­sitem a pá­gina cir­co­ma­te­ma­tico.pt/.

 

- Das 15h30 às 16h30: Es­pec­tá­culo «O Circo Ma­te­má­tico».

Equi­pados com as já fa­mosas jar­di­neiras cor-de-la­ranja, neste es­pec­tá­culo, de um circo pouco vulgar, os ani­mais são bi­di­men­si­o­nais e dão di­reito a prémio, os tra­pe­zistas vêm da pró­pria au­di­ência e os má­gicos usam a cos­mop­si­co­bi­o­logia para iludir. Para saber mais sobre o Circo Ma­te­má­tico vi­sitem a pá­gina cir­co­ma­te­ma­tico.pt/.

 

- Das 16h30 às 17h30: De­bate «A nossa ci­dade».

E se as ci­dades fossem es­paços pen­sados e cons­truídos pelas cri­anças? Como se­riam?

Com uma pe­quena ajuda dos adultos, as cri­anças e os jo­vens pensam, re­flectem co­lec­ti­va­mente e de­batem sobre temas que lhes dizem res­peito!

Um de­bate di­na­mi­zado pelos mo­ni­tores e amigos dos Pi­o­neiros de Por­tugal, em que os mais novos re­flectem em con­junto sobre o di­reito a ser cri­ança nas ci­dades, a brincar e a crescer em har­monia, nos es­paços que lhes per­tencem.

 

- Das 17h30 às 18h00: Nuno Me­lendez e Pedro Branco – Es­pec­tá­culo mu­sical com e para cri­anças.

Um es­pec­tá­culo mu­sical de­di­cado aos mais pe­quenos, nas vozes das cri­anças dos Pi­o­neiros, acom­pa­nhados por Nuno Me­lendez e Pedro Branco.

 

- Das 18h00 às 19h00: Gi­nás­tica de final do dia para fa­mí­lias.

De­pois de um dia de brin­ca­deiras e de apren­di­za­gens, nada me­lhor do que um mo­mento des­por­tivo em fa­mília, na fres­cura do fim da tarde. Pro­mete di­versão, mo­vi­mento e, claro, o me­re­cido des­canso e re­la­xa­mento!

 

- Às 21h00: Conto de­se­nhado.

Para ter­minar o dia dos mais pe­quenos, me­lhor que um conto con­tado é mesmo um conto de­se­nhado! As ima­gens e de­se­nhos apa­recem no ecrã, à me­dida que a his­tória avança. Que de­senho sur­girá no final? Ve­nham des­co­brir!

 

Do­mingo

- Das 10h30 às 12h00: Ioga para cri­anças.

Co­meçar o dia a es­ticar o es­que­leto nunca fez mal a nin­guém! Ve­nham des­frutar deste mo­mento ma­tinal de calma e con­cen­tração, aliado a muita ale­gria e ani­mação!

 

- Das 11h00 às 19h00: Ate­liers «The In­ven­tors».

 

- Das 12h00 às 14h00: Ofi­cina de fan­to­ches de es­puma.

Nesta ofi­cina as cri­anças cri­arão per­so­na­gens em es­puma, que serão as pro­ta­go­nistas de um es­pec­tá­culo de fan­to­ches in­tei­ra­mente de­di­cado aos mais pe­quenos, às 14h30, no Es­paço Cri­ança.

 

- Das 13h30 às14h00: Jogos de água.

 

- Das 14h30 às 15h30: Conto fan­to­chado.

Um ma­ra­vi­lhoso conto in­fantil, con­tado pelos pelos fan­to­ches de es­puma cons­truídos pelas mãos e ima­gi­na­ções dos mais pe­quenos.

 

- Das 15h30 às 16h30: Con­certo in­te­rac­tivo «Modo Menor».

O «Modo Menor» é um pro­jecto de mú­sica que trans­forma o pú­blico in­fantil em mú­sicos e po­etas. Par­tindo das suas vi­vên­cias, propõe que sejam as cri­anças a en­con­trar o ca­minho até ao fim de cada canção, pelas suas pa­la­vras. Neste con­certo vi­a­jamos entre os ritmos e me­lo­dias de Por­tugal e do mundo e vamos des­co­brindo que pela mú­sica também trans­for­mamos o mundo, uma nota de cada vez.

 

- Das 16h30 às 17h30: Quizz inte­rac­tivo.

Um quizz com muita di­versão e de­sa­fios, or­ga­ni­zado pelos Pi­o­neiros de Por­tugal, para animar os mais cu­ri­osos.

 

Ou­tras ac­ti­vi­dades

Du­rante os três dias da Festa do Avante!, o Es­paço Cri­ança con­tará ainda com ani­mação cir­cu­lante e uma ex­po­sição com o tema «Os Pi­o­neiros de Por­tugal e as Cri­anças».

 

A Festa é toda ela um es­paço amigo

Não é apenas no es­paço pró­prio que lhe é de­di­cado – o Es­paço Cri­ança - que as cri­anças têm ra­zões para se sen­tirem fe­lizes e con­tentes, dis­po­ní­veis para brincar e dar largas à ima­gi­nação. O Ci­ne­A­vante! é disso exemplo, um entre os muitos que po­de­riam ser dados, de como a Festa, toda ela, foi con­ce­bida também a pensar nas cri­anças e nas suas fa­mí­lias. Isso mesmo está es­pe­lhado na pre­o­cu­pação que houve de in­te­grar na pro­gra­mação do Ci­ne­A­vante!, em co­la­bo­ração com o Monstra – Fes­tival de Ani­mação de Lisboa, as ma­nhãs de ci­nema in­fantil, como de novo acon­tece este ano.

Assim, nas ses­sões ma­ti­nais da Mons­trinha, a re­a­lizar às 11h30, serão exi­bidos os se­guintes filmes: Manta, da re­a­li­za­dora russa Ma­rina Mosh­kova; Trufas, das checas Ka­te­rina Karhan­kova e Ale­xandra Ma­jova; Doce, da búl­gara Ra­do­sina Ney­kova; O Dé­cimo Primeiro Passo, da ira­niana Maryam Kash­ko­onia; Ba­lada das Notas Mu­si­cais, do chinês Xi Chengzhuo; Zara e os Ou­tros: O Con­curso de Misse, dos no­ru­e­gueses Nils Johan Lund e Bjørn Sor­tland; e Um Lince na Ci­dade, da fran­cesa Ni­na­Bi­si­a­rina; Pé de Milho, da russa Anas­ta­siia Zha­ku­lina, Tobi e o Turbo, dos ale­mães Ve­rena Fels e Marc An­gele, As Mãos Vo­a­doras, do ita­liano Gi­o­vanni Meola, Per­se­guir as Es­trelas, da ho­lan­desa Laura Al­do­fredi, Vivi Wolf e o Quarto Má­gico», di­ri­gido pelos bra­si­leiros Isa­belle Santos e Edu Ca­margo, Ovelhas, Lobo e uma Chá­vena de Chá, do gau­lesa Ma­rion La­court.




Mais artigos de: Festa do Avante!

Tim em defesa da cultura na Festa que faz parte da sua vida

Tim é vo­ca­lista, bai­xista e com­po­sitor dos Xutos & Pon­tapés e so­bre­tudo nessa qua­li­dade marcou pre­sença por di­versas – e en­tu­si­as­mantes – oca­siões na Festa do Avante!, que con­si­dera parte da sua vida. Este ano volta à Ata­laia para apre­sentar o seu novo álbum a solo, 20-20-20, para um es­pec­tá­culo em que es­tará acom­pa­nhado pelos fi­lhos Se­bas­tião e Vi­cente e por Te­resa Sal­gueiro.

Manel Cruz e a comunicação de emoções através da música

Manel Cruz, a voz dos Or­natos Vi­o­leta, segue agora uma in­te­res­sante car­reira a solo, ma­te­ri­a­li­zada no disco Vida Nova, de 2020. Na Festa es­tará acom­pa­nhado pela fa­dista Al­dina Du­arte, que ad­mira, de­ter­mi­nado a provar que mais do que o rock ou o fado, o que efec­ti­va­mente conta é a mú­sica e a sua ca­pa­ci­dade de unir as pes­soas.

Construir a Festa e o futuro com as nossas próprias mãos

A Festa do Avante! continua a ser erguida e divulgada com o empenho militante de comunistas e de muitos outros que, não o sendo, vêem no PCP e na JCP forças fundamentais para a defesa da democracia e a valorização dos direitos e, como tal, dignas de todo o apoio. Em todo o País, é divulgado o...