Mais e melhores transportes públicos

Em Lisboa e na Área Me­tro­po­li­tana é pre­ciso apro­fundar o avanço al­can­çado nos trans­portes pú­blicos, su­bli­nharam Je­ró­nimo de Sousa e João Fer­reira numa sessão pú­blica no ter­reiro do Paço.


É ne­ces­sário con­so­lidar e levar mais longe o sis­tema pú­blico de trans­portes

A ini­ci­a­tiva re­a­li­zada na Es­tação Flu­vial Sul e Su­este, ao final da tarde desta se­gunda-feira, co­meçou jus­ta­mente com re­latos de utentes dos trans­portes pú­blicos das mar­gens Norte e Sul do Tejo. Re­latos de re­si­dentes nos con­ce­lhos de Se­túbal, Mafra, Se­simbra e Sintra, bem como de uma es­tu­dante, que sa­li­en­taram o enorme salto ob­ser­vado com a en­trada em vigor do pro­grama de Apoio à Re­dução Ta­ri­fária, para o qual as forças que compõe a CDU e as au­tar­quias de gestão PCP-PEV deram um con­tri­buto de­ci­sivo.

Avanço que se salda, tes­te­mu­nharam os utentes, em cen­tenas de euros em­bol­sados pelas fa­mí­lias, em ga­nhos de mo­bi­li­dade e horas de vida pou­pados em des­lo­ca­ções pen­du­lares, e para o meio am­bi­ente, já que as massas tra­ba­lha­doras pas­saram a ter à sua dis­po­sição al­ter­na­tivas ba­ratas ao trans­porte in­di­vi­dual.

Per­sistem, no en­tanto, in­su­fi­ci­ên­cias, al­gumas das quais apon­tadas pelos utentes. Daí que João Fer­reira, can­di­dato à pre­si­dência da Câ­mara Mu­ni­cipal de Lisboa, tenha re­fe­rido o im­pacto da me­dida mas, si­mul­ta­ne­a­mente, al­gumas das suas po­ten­ci­a­li­dades que estão ainda por con­cre­tizar.

Ora, para o can­di­dato da CDU à au­tar­quia al­fa­cinha, é ne­ces­sário con­so­lidar e levar mais longe o sis­tema pú­blico de trans­porte co­lec­tivo de pas­sa­geiros, já que re­gis­tando Lisboa e a Área Me­tro­po­li­tana uma sig­ni­fi­ca­tiva po­pu­lação flu­tu­ante, não dis­pensa um ser­viço ca­pilar, eficaz e ba­rato.

Se ontem as po­pu­la­ções ti­veram na CDU as forças que rei­vin­di­caram a in­ter­mo­da­li­dade e o alar­ga­mento do passe so­cial, têm hoje na Co­li­gação o ga­rante da exi­gência de que vá mais longe, qua­li­ta­tiva e quan­ti­ta­ti­va­mente, disse também João Fer­reira.

Je­ró­nimo de Sousa, por seu lado, re­alçou a des­mul­ti­pli­cação dos tí­tulos de trans­portes (exis­tiam cerca de 770, na sua mai­oria muito li­mi­tados ge­o­gra­fi­ca­mente), o seu em­ba­ra­te­ci­mento (a re­dução atingiu 38 por cento, em média, ao nível na­ci­onal), a re­cu­pe­ração de mi­lhares de utentes re­gu­lares e a re­ti­rada de mi­lhares de au­to­mó­veis das es­tradas. Mas não deixou, igual­mente, de dar voz à re­cla­mação de «com­ple­mentar a re­dução do custo dos passes com mais oferta, mais qua­li­dade, se­gu­rança e fi­a­bi­li­dade dos trans­portes».

De­fendeu, por isso, que os trans­portes pú­blicos sejam uma aposta na­ci­onal e, nesse sen­tido, a im­ple­men­tação de me­didas ime­di­atas como a gra­tui­ti­dade do passe so­cial para me­nores de 18 anos, a fi­xação em 30 euros do valor do passe me­tro­po­li­tano em vez dos atuais 40, bem como in­ves­ti­mentos de largo al­cance em ma­te­rial cir­cu­lante e na rede ro­do­viária e fer­ro­viária em toda a AML, os quais de resto de­ta­lhou.



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