Com a vitória da CDU Portel romperá com declínio

A vi­tória da CDU nas elei­ções au­tár­quicas em Portel será de­ci­siva para o con­celho romper fi­nal­mente com o rumo de de­clínio em que o exe­cu­tivo PS o co­locou e será também uma res­posta a todas as pro­messas fa­lhadas pela ac­tual mai­oria.

A ideia per­passou nas in­ter­ven­ções de Lúcia Car­doso, can­di­data à pre­si­dência da Câ­mara, e Je­ró­nimo de Sousa, Se­cre­tário-geral do PCP, na sessão que teve lugar este do­mingo à tarde, junto do mer­cado da sede do con­celho.

Os aplausos e as pa­la­vras de ordem con­fir­maram a de­ter­mi­nação de can­di­datos e ac­ti­vistas, na ba­talha para que o ob­jec­tivo se re­a­lize no dia 26.

Lúcia Car­doso re­alçou a ne­ces­si­dade de al­terar o mo­delo de gestão, porque a acção dos eleitos tem de ser de­sen­vol­vida ao ser­viço da causa pú­blica, com par­ti­ci­pação po­pular, um fun­ci­o­na­mento de­mo­crá­tico e com trans­pa­rência.

A can­di­data apelou a que os por­te­lenses peçam contas ao exe­cu­tivo PS, apon­tando vá­rios casos que me­recem crí­tica e con­de­nação nas urnas: a re­qua­li­fi­cação da es­cola de­corre há quatro anos e não tem fim à vista; as pis­cinas anun­ci­adas em época elei­toral, em 2017, estão com os custos em mais do dobro e con­ti­nuam sem fim à vista; a zona in­dus­trial não passou do nome; a casa mor­tuária e as ETAR, pro­postas também pela CDU, não me­re­ceram acção do exe­cu­tivo mu­ni­cipal.

Lúcia Car­doso afirmou-se con­fi­ante que Portel vai avançar, ex­pla­nando al­gumas áreas prin­ci­pais de in­ter­venção, com des­taque para uma nova po­lí­tica de ju­ven­tude.

Je­ró­nimo de Sousa re­a­firmou que «avançar e al­cançar a vi­tória no con­celho de Portel» é o ob­jec­tivo para dia 26, pois Portel «pre­cisa de ver re­gressar o tra­balho, a ho­nes­ti­dade e com­pe­tência desta força dis­tinta que é a CDU».

O Se­cre­tário-geral do PCP lem­brou como, em 2013, a li­qui­dação de mais de um mi­lhar de fre­gue­sias em­po­breceu o Poder Local, e res­pon­sa­bi­lizou o PS por faltar à pa­lavra dada, ao in­vi­a­bi­lizar a re­po­sição das fre­gue­sias de Ami­eira, Al­queva, São Bar­to­lomeu do Ou­teiro e Oriola.

 



Mais artigos de: Eleições

Potenciar o Algarve e o interior alentejano

Je­ró­nimo de Sousa vi­ajou, an­te­ontem, pelo in­te­rior do País – Moura, Beja e Castro Verde – e por Faro, onde as­si­nalou as in­su­fi­ci­ên­cias es­tru­tu­rais da re­gião alen­te­jana e a ne­ces­si­dade de di­ver­si­ficar a ac­ti­vi­dade eco­nó­mica no Al­garve, fus­ti­gado pela epi­demia.

Em Beja, o projecto da CDU é património e caminho de futuro

No sá­bado, 11, Je­ró­nimo de Sousa andou pelo Baixo Alen­tejo, onde é forte a marca da gestão au­tár­quica da CDU. Em Serpa e na Vi­di­gueira aponta-se ao re­forço das po­si­ções, en­quanto em Beja se aponta à re­cu­pe­ração da mai­oria, para re­tirar o con­celho do «ma­rasmo» para onde o PS o con­duziu.

Crescer em Sesimbra e reconquistar Alcochete e Montijo

A 18 dias das elei­ções au­tár­quicas, o Se­cre­tário-geral do PCP es­teve nos con­ce­lhos de Al­co­chete e Mon­tijo, que a CDU quer re­con­quistar. Na Quinta do Conde, Se­simbra, par­ti­cipou numa acção «Por mais e me­lhores ser­viços pú­blicos na saúde e na edu­cação».

População de Santarém precisa da voz da CDU

O Se­cre­tário-geral do PCP par­ti­cipou no dia 10 em duas ses­sões pú­blicas nos con­ce­lhos de Co­ruche e San­tarém. Em ambas, mar­cadas por larga par­ti­ci­pação po­pular, fi­caram claras as ra­zões que jus­ti­ficam o voto de con­fi­ança das po­pu­la­ções na CDU.

Recuperar Coruche e prosseguir bom trabalho no Couço

No Couço, primeira etapa da sua deslocação ao distrito de Santarém, faz amanhã oito dias, Jerónimo de Sousa salientou a diferença entre o trabalho da CDU nesta freguesia e a «apatia do PS no concelho de Coruche», mostrando-se convicto de que, apesar de exigentes, há condições para vencer as batalhas pela «mudança em...

Confiança em Aljustrel para grande vitória

Na apre­sen­tação de can­di­datos, ao final da tarde de do­mingo, na Praça da Re­sis­tência, foi pa­tente a con­fi­ança numa grande vi­tória da CDU e do pro­gresso de Al­jus­trel, para «mais e me­lhor con­celho».

CDU é a força capaz de recolocar a Amadora nos caminhos de Abril

«A Ama­dora pre­cisa de uma gestão iden­ti­fi­cada, pró­xima e co­nhe­ce­dora da vi­vência e as­pi­ra­ções das po­pu­la­ções», afirmou Je­ró­nimo de Sousa no co­mício que en­cheu, se­gunda-feira, 13, o salão dos bom­beiros vo­lun­tá­rios ama­do­renses.

Mais e melhores transportes públicos

Em Lisboa e na Área Me­tro­po­li­tana é pre­ciso apro­fundar o avanço al­can­çado nos trans­portes pú­blicos, su­bli­nharam Je­ró­nimo de Sousa e João Fer­reira numa sessão pú­blica no ter­reiro do Paço.


CDU em Lisboa disputa presidência

A CDU «está preparada, oferece garantias, tem condições para, de facto, assumir em Lisboa todas as responsabilidades, e não é um debate na TVI, do qual se quer excluir a CDU, que vai alterar esta realidade», afirmou João Ferreira, na noite de terça-feira, 7 de Setembro. Esse facto está...