Vietname e China aprovam reforço da cooperação

O Vi­et­name e a China apro­varam pro­postas para in­cre­mentar as suas re­la­ções co­mer­ciais, bem como a sua co­o­pe­ração e boa vi­zi­nhança, du­rante a XIII Reu­nião da Co­missão de Co­o­pe­ração entre os dois países, que se re­a­lizou em Hanói, no pas­sado dia 11.

Uma das re­so­lu­ções do en­contro, co-pre­si­dido pelo vice-pri­meiro-mi­nistro vi­et­na­mita, Pham Binh Minh, e pelo mi­nistro dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros chinês, Wang Yi, visou dar passos para equi­li­brar a ba­lança co­mer­cial, am­pla­mente fa­vo­rável à China, e agi­lizar as trocas co­mer­ciais entre os dois países. As duas partes ava­li­aram, além disso, as pos­si­bi­li­dades de ace­lerar vá­rios pro­jectos de co­o­pe­ração eco­nó­mica, atra­sados no con­texto da pan­demia.

Também re­viram, pers­pec­ti­vando o fu­turo, os me­ca­nismos de co­o­pe­ração em ma­téria de se­gu­rança e de­fesa, em par­ti­cular no Mar da China Me­ri­di­onal ou do Ori­ente, em con­for­mi­dade com a Con­venção das Na­ções Unidas sobre o Di­reito do Mar e o di­reito in­ter­na­ci­onal. Neste do­mínio, acor­daram em abster-se de ac­ções que possam com­plicar a si­tu­ação e em tra­ba­lhar pela paz e a es­ta­bi­li­dade nessa zona ma­rí­tima e no Su­deste Asiá­tico em geral. De igual modo, de­ci­diram me­lhorar a gestão das fron­teiras ter­res­tres co­muns na base do ri­go­roso cum­pri­mento de acordos an­te­ri­ores.

As de­le­ga­ções acor­daram trocar ex­pe­ri­ên­cias sobre o com­bate à COVID-19 e Wang Yi anun­ciou que, ainda em 2021, a China doará ao Vi­et­name mais três mi­lhões de doses de va­cinas contra a do­ença.

O es­trei­ta­mento das re­la­ções entre o Par­tido Co­mu­nista do Vi­et­name e o Par­tido Co­mu­nista da China e o au­mento das con­tactos mú­tuos de alto nível, bem como dos in­ter­câm­bios entre os mi­nis­té­rios dos Ne­gó­cios Es­tran­geiros de ambos os países, foram ou­tros dos com­pro­missos es­ta­be­le­cidos.

No final do en­contro, foram as­si­nados acordos de co­o­pe­ração entre os dois go­vernos, um sobre as­sis­tência não re­em­bol­sável e outro re­la­tivo a um pro­jecto de in­ves­ti­gação nos deltas dos rios Ver­melho (no Vi­et­name) e Yangtsé (na China).




Mais artigos de: Internacional

1400 presos palestinianos em greve de fome nas prisões israelitas

Cerca de 1400 presos po­lí­ticos pa­les­ti­ni­anos em cár­ceres is­ra­e­litas co­meçam amanhã, sexta-feira, 17, uma greve de fome in­de­fi­nida para exigir o fim das se­ví­cias, as trans­fe­rên­cias de prisão e a po­lí­tica de de­ten­ções ad­mi­nis­tra­tivas.

Sedes do PCI (M) atacadas no Estado indiano de Tripurá

Os co­mu­nistas in­di­anos con­de­naram ener­gi­ca­mente a vi­o­lência de­sen­ca­deada no Es­tado de Tri­purá pelo Par­tido do Povo In­diano (BJP), o par­tido no go­verno, contra o Par­tido Co­mu­nista da Índia (Mar­xista) e a Frente de Es­querda.

Nova manifestação unitária no Brasil para exigir afastamento de Bolsonaro

A coordenação da Campanha Nacional «Fora Bolsonaro» convocou as entidades participantes – centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais – para nova manifestação unitária, em 2 de Outubro, por todo o Brasil, para exigir o julgamento político (impeachment) do presidente e o seu afastamento do cargo. De acordo...

Cimeira latino-americana e caribenha debaterá reforma ou substituição da OEA

Realiza-se no próximo sábado, 18, na Cidade do México, a VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). A reunião poderá ser decisiva para definir o futuro da Organização de Estados Americanos (OEA), instrumento ao serviço dos interesses colonialistas de...

Onda de despejos nos EUA

Milhões de trabalhadores estado-unidenses poderão ficar sem tecto nos próximos dois meses. É esta a principal conclusão de um estudo recente da Universidade de Princeton, que revela que até 43 por cento de todos os inquilinos dos EUA correm risco de ser despejados a curto prazo. Os recordes históricos de requerimentos...