Sedes do PCI (M) atacadas no Estado indiano de Tripurá

Os co­mu­nistas in­di­anos con­de­naram ener­gi­ca­mente a vi­o­lência de­sen­ca­deada no Es­tado de Tri­purá pelo Par­tido do Povo In­diano (BJP), o par­tido no go­verno, contra o Par­tido Co­mu­nista da Índia (Mar­xista) e a Frente de Es­querda.

Bandos li­gados ao par­tido no poder van­da­li­zaram ins­ta­la­ções do PCI(M)

O Bu­reau Po­lí­tico do PCI(M) de­nun­ciou, no dia 9, que sedes do par­tido, in­cluindo a es­ta­dual, em Agar­talá, a ca­pital, foram ata­cadas por gan­gues li­gados ao BJP, o par­tido de ex­trema-di­reita do pri­meiro-mi­nistro Na­rendra Modi. Entre as ins­ta­la­ções da­ni­fi­cadas numa cam­panha pla­neada estão as sedes do PCI (M) em Udaipur, Go­mati, Se­pahi­jala, Bishal­garh e Sadar, lo­ca­li­dades do Es­tado de Tri­purá, no nor­deste do país.

Nem mesmo meios de in­for­mação es­ta­duais foram pou­pados ao van­da­lismo – as ins­ta­la­ções do canal PN-24 News e do jornal Pra­ti­badi Kalam foram da­ni­fi­cadas, o mesmo acon­te­cendo às do jornal Daily Deshar­katha, apoiado pelo PCI (M).

Im­porta re­alçar, de­nun­ciam os co­mu­nistas in­di­anos, que mem­bros da po­lícia pre­sentes nos lo­cais van­da­li­zados não in­ter­vi­eram para tentar im­pedir os ata­ques. No caso da sede es­ta­dual, as forças da ordem re­ti­raram-se uma hora antes do co­meço do ataque.

A im­pu­ni­dade com que os gan­gues li­gados ao BJP ac­tu­aram mostra a co­ni­vência do go­verno es­ta­dual, in­siste o PCI(M), en­fa­ti­zando que os ata­ques foram per­pe­trados porque o par­tido go­ver­nante tentou e fa­lhou su­primir as ac­ti­vi­dades da prin­cipal força de opo­sição no Es­tado.

«Este ul­tra­jante ataque contra a de­mo­cracia e a opo­sição deve ser con­de­nado por todos os de­mo­cratas e par­tidos de­mo­crá­ticos», afirma o PCI(M), que in­cen­tivou os co­mu­nistas a or­ga­nizar pro­testos para exigir o fim dos ata­ques e a pro­tecção dos di­reitos de­mo­crá­ticos no Es­tado de Tri­purá.




Mais artigos de: Internacional

1400 presos palestinianos em greve de fome nas prisões israelitas

Cerca de 1400 presos po­lí­ticos pa­les­ti­ni­anos em cár­ceres is­ra­e­litas co­meçam amanhã, sexta-feira, 17, uma greve de fome in­de­fi­nida para exigir o fim das se­ví­cias, as trans­fe­rên­cias de prisão e a po­lí­tica de de­ten­ções ad­mi­nis­tra­tivas.

Nova manifestação unitária no Brasil para exigir afastamento de Bolsonaro

A coordenação da Campanha Nacional «Fora Bolsonaro» convocou as entidades participantes – centrais sindicais, partidos políticos, movimentos sociais – para nova manifestação unitária, em 2 de Outubro, por todo o Brasil, para exigir o julgamento político (impeachment) do presidente e o seu afastamento do cargo. De acordo...

Cimeira latino-americana e caribenha debaterá reforma ou substituição da OEA

Realiza-se no próximo sábado, 18, na Cidade do México, a VI Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Estados Latino-Americanos e Caribenhos (CELAC). A reunião poderá ser decisiva para definir o futuro da Organização de Estados Americanos (OEA), instrumento ao serviço dos interesses colonialistas de...

Vietname e China aprovam reforço da cooperação

O Vietname e a China aprovaram propostas para incrementar as suas relações comerciais, bem como a sua cooperação e boa vizinhança, durante a XIII Reunião da Comissão de Cooperação entre os dois países, que se realizou em Hanói, no passado dia 11. Uma das resoluções do encontro, co-presidido pelo vice-primeiro-ministro...

Onda de despejos nos EUA

Milhões de trabalhadores estado-unidenses poderão ficar sem tecto nos próximos dois meses. É esta a principal conclusão de um estudo recente da Universidade de Princeton, que revela que até 43 por cento de todos os inquilinos dos EUA correm risco de ser despejados a curto prazo. Os recordes históricos de requerimentos...