Construir o futuro

Rui Braga (Membro do Secretariado)

O assinalável êxito da Festa do Avante!, para lá da sua dimensão política e cultural, foi também um importante momento na luta presente em defesa dos valores de Abril, da exigência de ruptura com a política de direita e da afirmação de uma política alternativa, patriótica e de esquerda.

Está nas nossas mãos construir uma imensa corrente de mobilização para o voto na CDU

Obra ímpar de todo o colectivo partidário, a Festa do Avante! constitui um traço distintivo do PCP em relação a todos os outros partidos políticos. Para nós, comunistas, mas também para todos quantos visitaram a Festa do Avante! e aspiram a um Portugal desenvolvido, soberano, mais justo, mais fraterno, este foi um momento para acumular forças para as muitas e exigentes batalhas que temos pela frente, designadamente as que dizem respeito às eleições para as autarquias locais, para as quais é necessário um esforço acrescido a par do trabalho militante para as múltiplas tarefas do dia-a-dia.

A CDU avança

Nestes últimos dias, tem sido notório o grande empenhamento e a forma abnegada, séria, comprometida com os interesses das populações e dos trabalhadores, como os activistas da CDU – membros do PCP, do PEV, da ID e tantos e tantos outros independentes, sem qualquer filiação partidária – têm desenvolvido a campanha eleitoral.

Seja pela realização de múltiplas iniciativas, seja através do contacto directo, seja até pela distribuição de documentos, a preocupação com a prestação de contas dos seus eleitos, as propostas para o mandato que se segue, o compromisso de um exercício do poder norteado pela defesa dos interesses dos trabalhadores e das populações e a prática, comprovada, de uma gestão amplamente participada, aberta, democrática, assente no trabalho, na honestidade e na competência, fazem deste projecto uma marca distintiva do PCP e da CDU.

Com o aproximar do final de mais um mandato, é com legítimo orgulho que os eleitos da CDU, olhando para o imenso trabalho realizado, podem afirmar que fizeram o que se impunha fazer em defesa das populações, dos trabalhadores, do Poder Local Democrático.

Contrariamente a outros, estivemos e estamos lá, identificando e resolvendo problemas, definindo respostas, encontrando soluções, assumindo responsabilidades, substituindo-nos até, em muitas circunstâncias, na resposta que cabia e cabe ao Governo e à administração central dar.

Fizemo-lo não porque daí queiramos extrair ganhos eleitorais. Fizemo-lo, e continuaremos a fazê-lo, movidos pelo nosso objectivo de sempre, de atender a problemas e procurar soluções, norteados pelo que de mais nobre a política tem, pelo nosso compromisso de sempre com o povo, os trabalhadores e o País. Fizemo-lo, e continuaremos a fazê-lo, com a forte convicção de que estamos a contruir o futuro.

A resposta aos graves problemas com que o País se defronta não se faz insistindo em velhas e estafadas receitas. Não se faz insistindo nos que, como o PS, na sua matriz nada mudaram, nem nos que, como o PSD e CDS e seus sucedâneos, aspiram pelo regresso a um passado que o povo condenou. Portugal precisa de uma política alternativa, patriótica e de esquerda, e para isso precisa do reforço do PCP e da CDU.

Esclarecer, mobilizar, convencer

No próximo dia 26 de Setembro, a questão que se coloca é a de escolher entre quem de uma forma coerente e comprometida com os interesses locais e nacionais, dos trabalhadores e das populações, não se submete a imposições externas e não aceita assistir à destruição das suas vidas, da sua freguesia, do seu concelho, do seu País, e quem promove e pratica uma política de agravamento das condições de trabalho e de vida da imensa maioria dos portugueses, que abdica dos interesses locais, da soberania e independência nacionais – submetendo-as aos interesses do grande capital nacional e internacional –, impedindo e limitando o desenvolvimento local e nacional.

A escolha é clara. Torná-la óbvia para os trabalhadores e para as populações é a tarefa que se coloca a todos nós. Está nas nossas mãos, na nossa acção colectiva e individual, construir uma imensa corrente de mobilização para o voto na CDU e mostrar que está nas mãos dos trabalhadores e das populações afirmar o Poder Local Democrático e abrir a possibilidade de concretizar o Portugal desenvolvido e soberano a que temos direito, dando mais força à CDU.

Até 26 de Setembro, esclarecer, mobilizar e convencer!




Mais artigos de: Opinião

A efeméride

Como seria de esperar, deu que falar nos últimos dias a passagem de duas décadas sobre os atentados de 11 de Setembro de 2001, em Nova Iorque. As imagens dos acontecimentos, vistas já mil-e-uma vezes, foram recuperadas e novamente contadas as histórias dos heróis, dos viúvos, dos órfãos, dos que perderam os seus filhos...

Para que não se esqueça

No passado dia 8, fez 80 anos que as forças nazi-fascistas deram início ao cruel cerco de Leninegrado. Segundo o plano de Hitler, a cidade deveria ser erradicada da face da terra e os que a defendiam, eliminados. Falhada a tentativa de romper a defesa das tropas soviéticas, as forças hitlerianas decidiram tomar a cidade...

Cravo Vermelho ao peito

Catarina Vaz Pinto, vereadora do PS em Lisboa em fim de mandato, dessas que metem o cravo vermelho ao peito em todas as cerimónias oficiais, decidiu ressuscitar processos, com três e mais anos, contra militantes comunistas pelo exercício de propaganda política. Em meia dúzia de dias, aviou três decisões condenando...

Economia circo lar

Uma das muitas coisas de que está na moda falar é da economia circular. Fica bem e dá um ar ecológico e profundamente progressista. E a coisa até é um conceito simpático, fosse mais posto em prática naquilo que implica - redução, reutilização, recuperação e reciclagem - e menos citado como mero adorno na propaganda das...

11 de Setembro, 1973 e 2001

1973, golpe fascista no Chile da Unidade Popular. Um acontecimento histórico marcante que nenhum revolucionário deve esquecer. Não pode permitir-se que em tempos de gravíssimas ameaças à liberdade, à paz, à soberania dos povos, quando os sectores mais reaccionários e agressivos do grande capital jogam cada vez mais no...