As vitórias da CDU vão dar força ao progresso

Vencer nas eleições do próximo domingo, conseguindo mais votos e mais mandatos, é um objectivo com grande importância, para retomar o rumo interrompido há quatro anos, em Almada, para prosseguir com novas ideias, propostas e projectos, em Palmela, e para dar força à luta, no País, pela melhoria das condições do povo e pela solução dos grande problemas nacionais, destacou Jerónimo de Sousa, nas acções em que participou, dia 18.

É preciso que este domingo ninguém falte com o seu voto três vezes na CDU

Com o decorrer da campanha, confirma-se que «é possível dar uma nova vida a Almada» e alarga-se o sentimento de que «a vitória da CDU é possível», disse o Secretário-geral do PCP, na intervenção que encerrou, sábado à tarde, na Praça da Liberdade, o comício apresentado pela mandatária concelhia, Vera Borges.

«A obra da CDU em Almada, interrompida há quatro anos, está bem viva, em cada rua, em cada bairro, em cada freguesia» e também «como concepção de desenvolvimento, progresso e qualidade de vida», frisou o dirigente comunista.

Num momento em que as pessoas comparam o «antes», com a CDU, e o «depois», com o PS, nota-se que, «face à força da CDU, à capacidade e dedicação dos seus candidatos, face aos projectos e obras concretas que a CDU apresenta e que, pelas provas dadas, garante que vai fazer, a candidatura do PS já se assume como oposição à CDU».

Jerónimo de Sousa recordou que «há muito que se vinham avolumando os sinais indicativos de um crescente apoio à CDU e ao seu projecto» e «esta campanha eleitoral que estamos a realizar está a confirmar» esses sinais. «Sentimos isso aqui, tal como o sentimos por todo o País», e «temos vindo a realizar uma importante e dinâmica campanha eleitoral, que amplia a nossa confiança na possibilidade de um bom resultado eleitoral».

Mas, apelou, «precisamos de continuar a trabalhar para que ninguém falte em 26 de Setembro com o seu voto».

Romper com o retrocesso

O primeiro orador, João Geraldes, presidente da comissão directiva da associação Intervenção Democrática, assinalando que a própria Praça da Liberdade é um símbolo do trabalho de 40 anos de centenas de eleitos da CDU, sublinhou que esta é uma força que está a crescer e a alargar-se e que, com determinação e alegria, irá romper com o passado de retrocesso que, nos últimos quatro anos, quiseram impor a Almada.

A extraordinária campanha que está a ser feita por todo o concelho mereceu destaque na intervenção de Bruno Dias. O candidato à presidência da Assembleia Municipal revelou que mais de cem iniciativas foram levadas a cabo na última semana e destacando que, sem os favores dos grandes meios de comunicação social, a CDU fala aos almadenses de olhos nos olhos, num contacto directo.

As pessoas mostram saber que a CDU e os seus eleitos não desistem de se bater por causas justas, o que tem resultado em importantes vitórias para a população, algumas das quais foram referidas por Bruno Dias, desde o Parque da Paz ao passe intermodal e à mais recente reabertura da urgência pediátrica no Hospital Garcia de Orta.

Também Maria das Dores Meira mostrou o que tem sido o esforço colectivo de esclarecimento, conhecimento e mobilização para o voto, nas mais de 400 visitas e encontros com dirigentes de organismos. A candidata a presidente da Câmara Municipal de Almada e aqueles que a acompanharam ouviram ideias e sugestões objectivas, mas também muita crítica ao rumo tomado nos últimos quatro anos.

Maria das Dores Meira sublinhou que, para esta nova etapa do seu percurso de dedicação à causa do Poder Local democrático, traz experiência, rigor e obra feita, e garantiu que tratar da política concreta, ouvindo as pessoas, é uma marca da CDU e foi sua prática em Setúbal, com os executivos a que presidiu.

O futuro que faz falta aos almadenses começará no dia da tomada de posse, assegurou a candidata, enumerando de seguida vários objectivos que integram o programa da coligação, bem como algumas das obras propostas, destacadas na série de cartazes «Aqui vamos ter obra», que não são meras promessas, mas compromissos fundados em estudos e diálogo.

Manter o rumo com novas ideias

«Não descansamos sobre o trabalho realizado» e, «com novas ideias, propostas e projectos, reforçaremos ainda mais a qualidade de vida das populações», garantiu Jerónimo de Sousa, ao final da tarde, na verdadeira festa que teve lugar no Largo José Maria dos Santos, no Pinhal Novo.

O concelho de Palmela, lembrou, «tem ao seu serviço, desde as primeiras eleições autárquicas, o trabalho, a honestidade e a competência dos eleitos da CDU» e «o trabalho e a obra estão à vista».

Por um lado, «as transformações na vida da população de Palmela e no progresso deste concelho são inegáveis», nas mais variadas áreas, mas, por outro lado, «o esforço da autarquia contrasta com a falta de resposta do Governo», como sucede na Saúde.

Com o voto na Coligação PCP-PEV, a população «continuará a contar com a CDU, com a acção dos seus eleitos, com o projecto distintivo que marca o seu percurso de intervenção».

A participação popular, como prática democrática em que assenta o projecto da CDU, foi valorizada na intervenção de Carlos Almeida, candidato à presidência da Junta de Freguesia do Pinhal Novo.

Afonso Luz, da Comissão Executiva do Partido Ecologista «Os Verdes», observou que «trabalho, honestidade e competência» são palavras que reflectem a forma de estar dos eleitos da coligação e são também os grandes critérios para a sua escolha.

Para Álvaro Amaro, apresentado como presidente e futuro presidente da Câmara Municipal de Palmela, a confiança com que está a ser travada a batalha eleitoral no concelho mais extenso da Área Metropolitana de Lisboa vem do trabalho realizado e da forma séria de honrar compromissos e dar a cara, resolver os problemas da população.

A «relação de confiança» – lema da campanha no concelho – entre os eleitores de Palmela e das suas freguesias e os eleitos da CDU assenta igualmente nos valores de que não se abdica, rejeitando propostas populistas e políticas erradas, e no facto de a coligação contar com as equipas certas e os programas mais correctos, cujas linhas Álvaro Amaro explanou e cuja síntese foi distribuída num folheto de quatro páginas, com os compromissos para o próximo mandato.

 

Grande importância política

«São muitas e justas as razões para apoiar e votar CDU!

Temos confiança que é possível avançar e crescer, conquistando mais votos e mais mandatos.

É esse o objectivo directo destas eleições. É isso que no dia 26 se decide. Mas hoje está cada vez mais claro que não são só as freguesias e os concelhos que ficam a ganhar com a intervenção e o reforço da CDU e da sua gestão. É o País que precisa do trabalho, da honestidade e da competência do PCP e da CDU para melhor defender os interesses dos trabalhadores e do povo.

Nestes últimos tempos os portugueses puderam verificar quão importante é ter esta força consequente que se congrega na CDU.

Sim, as próximas eleições autárquicas constituem uma batalha política de grande importância também para a melhoria das condições de vida do povo e pela solução dos grandes problemas do País.»

Jerónimo de Sousa, dia 18, no Pinhal Novo (Palmela)

Boas razões no Vale da Amoreira

Instalado no Vale da Amoreira desde 25 de Abril de 2013,o Centro de Experimentação Artística é um bom exemplo de como a Câmara Municipal da Moita contribuiu, na prática, para o objectivo da integração social.

Na visita a este equipamento, sábado de manhã, Jerónimo de Sousa realçou que este projecto vai ao encontro dos sonhos de muitos jovens e dá um importante contributo para que o Vale da Amoreira seja reconhecido hoje por boas razões, vencendoum anátema que estava lançado sobre o bairro.

Rui Garcia, actual presidente da Câmara Municipal da Moita e candidato ao mesmo cargo nas listas da CDU para as eleições de dia 26, disse aos jornalistas que este foium trabalho de intervenção cultural, mas, sobretudo, de intervenção social e de integração, numa freguesia com uma população imigrante muito significativa e com problemas sociais que subsistem no País, como as bolsas de pobreza ou as condições urbanas, aos quaisa Câmara Municipal tem procurado dar resposta.

No Vale da Amoreira há qualificação urbana e há equipamentos, como o Centro de Experimentação Artística. Aberto todos os dias à população, dá um contributo prático para a capacitação e para a emancipação de jovens, que aqui iniciam projectos e depois evoluem, até para carreiras artísticas, como disse Rui Garcia.


Música valorizada

Em Almada, os primeiros aplausos da tarde foram para a música dos Charanga e também para as suas palavras de agradecimento à CDU, que consideraram ser a força mais próxima do associativismo e da cultura.

No Pinhal Novo, muitas dezenas de candidatos, activistas e apoiantes realizaram uma arruada, com os bombos dos Bardoada, bandeiras e palavras de ordem, pelas ruas da vila, a terminar no local da iniciativa. Aqui,a música continuou com a Orquestra Nova de Guitarras.A ambos os grupos agradeceu Ana Teresa Vicente, recandidata ao cargo de presidente da Assembleia Municipal de Palmela, assinalando que eles têm actividade constante e são exemplos do que se faz de bom no concelho e de como a arte e a intervenção cívica estão intimamente ligadas.



Mais artigos de: Eleições

São muitas as razões para votar na CDU

Num dia em que passou também por Mora, Benavente e Alpiarça, Jerónimo de Sousa participou num encontro com pais, em Lisboa, onde reafirmou a proposta de creches gratuitas para todas as crianças.

CDU propõe futuro de confiança para o Norte

Jerónimo de Sousa esteve, no dia 17, no Norte do País, em acções no Minho e no distrito do Porto, naquele que foi o quarto dia do período oficial de campanha para as eleições autárquicas do próximo domingos.