Protesto amanhã em Matosinhos

Uma acção em de­fesa do em­prego, da pro­dução e da so­be­rania na­ci­onal, esta sexta-feira, dia 24, pelas 11h30, em frente à Câ­mara Mu­ni­cipal de Ma­to­si­nhos, foi anun­ciada an­te­ontem pelo SITE Norte, num co­mu­ni­cado a re­pu­diar as de­cla­ra­ções de An­tónio Costa sobre o en­cer­ra­mento da re­fi­naria da Pe­trogal (ver pág. 18).

Acu­sando o pri­meiro-mi­nistro e Se­cre­tário-geral do PS de ter ido a Ma­to­si­nhos «mentir des­ca­ra­da­mente», o sin­di­cato da Fi­e­qui­metal/​CGTP-IN afirma que «o dis­pa­rate, a as­neira, a ir­res­pon­sa­bi­li­dade e a falta de so­li­da­ri­e­dade da GALP são também do Go­verno e da Câ­mara Mu­ni­cipal».

«Como líder do Go­verno», An­tónio Costa «nunca es­teve dis­po­nível para re­ceber os tra­ba­lha­dores e es­teve ca­lado e sub­misso aos in­te­resses da GALP du­rante todos estes meses, ab­di­cando de usar a sua po­sição de ac­ci­o­nista de re­fe­rência». Por outro lado, «a pre­si­dente da Câ­mara as­sumiu o as­sunto como facto con­su­mado, desde a pri­meira hora, ab­di­cando de lutar pela ma­nu­tenção dos postos de tra­balho e de uma em­presa es­tra­té­gica».

 



Mais artigos de: Trabalhadores

Salários baixos nos autocarros recusados com greve

Com a greve de dia 20, os tra­ba­lha­dores do trans­porte pri­vado ro­do­viário de pas­sa­geiros deram uma grande de­mons­tração de des­con­ten­ta­mento, sobre a qual os pa­trões do sector de­ve­riam re­flectir.

Serviços públicos presentes nos 50 anos da CGTP-IN

«Nós sempre con­si­de­rámos im­por­tantes os ser­viços pú­blicos», lem­brou Isabel Ca­ma­rinha, no ter­ceiro de­bate te­má­tico in­se­rido nas co­me­mo­ra­ções do cin­quen­te­nário da CGTP-IN, re­a­li­zado dia 16, em Coimbra.

Vai repetir na Saint-Gobain Sekurit?

As organizações representativas dos trabalhadores da Saint-Gobain Sekurit Portugal questionaram ontem se «o Governo vai repetir a mesma estratégia que usou para o encerramento da refinaria da GALP em Matosinhos». Num comunicado intitulado «De que tem medo a multinacional? Porque não intervém...

Enfermeiros exigem acção

No dia 17, sexta-feira, várias dezenas de dirigentes, delegados e activistas do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses concentraram-se, ao fim da manhã, junto do Ministério da Saúde, exibindo murais da campanha «Agora somos nós», iniciada a 20 de Agosto, como forma de evidenciar o grande apoio...