Antonio Valdivia, do Partido Comunista do Chile

Os comunistas estiveram na primeira linha dos protestos populares

O poderoso movimento de massas iniciado em Outubro de 2019 desferiu um profundo golpe no regime – injusto e violento – herdado da ditadura de Pinochet. O responsável em França pelo Partido Comunista do Chile, Antonio Valdivia, fez ao Avante! um balanço dos acontecimentos e evidenciou as perspectivas que se abrem aos trabalhadores e ao povo chilenos.


O artigo completo está disponível na edição impressa ou por assinatura on-line



Já é assinante ou comprou o Avante! esta semana?
Inicie sessão




Mais artigos de: Internacional

«O caminho dos povos é a resistência ao imperialismo»

O representante da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP) na Europa, Faez Badawi, falou ao Avante! sobre a luta do povo palestiniano pela concretização dos seus direitos. Aproveitando a presença da FPLP na 45.ª edição da Festa do Avante!, agradeceu ao povo português a solidariedade com o povo palestiniano e ao Partido Comunista Português o compromisso internacionalista com as causas justas.

Face à ingerência, defender a soberania e os direitos do povo

Andrei Krasilnikov, responsável do Departamento Internacional do Partido Comunista da Bielorrússia, acompanhado por Ilona Bakun, responsável-substituta, falou ao Avante! sobre a situação no seu país, em particular sobre os esforços para derrotar a ingerência estrangeira que tenta mudar o rumo da política conduzida pelo presidente Aleksandr Lukachenko e a sua orientação social, que tem o apoio do PCB.
O depoimento ao nosso jornal foi dado num intervalo da participação da delegação do PCB na 45.ª Festa do Avante! e começou por um comentário sobre o período que se viveu desde as eleições presidenciais de Agosto de 2020.

Venezuela acusa EUA de crimes contra a humanidade

A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, atacou a decisão dos EUA de vetar um empréstimo do FMI ao país sul-americano, em plena pandemia de COVID-19. Qualificou essa e outras medidas ilegais de crimes contra a humanidade.

Prémio Paz dos Povos para médicos de Cuba

O Contingente Internacional de Médicos Henry Reeve, de Cuba, recebeu o Prémio Paz dos Povos, atribuído pelos integrantes norte-americanos da campanha a favor do Nobel para esse colectivo.

Forças progressistas apoiam mudanças e denunciam manobras golpistas no Peru

A Frente para a Democracia e a Governabilidade do Peru apoiou as mudanças ministeriais decididas pelo presidente Pedro Castillo como medida política para fazer frente ao plano desestabilizador da extrema-direita. O apoio é confirmado num comunicado da Frente, que agrupa as organizações políticas Peru Livre, Novo Peru e...

Fracassou na Bolívia mobilização da direita contra governo

O dirigente do Movimento ao Socialismo (MAS), Evo Morales, destacou em La Paz o fracasso da greve convocada para segunda-feira, 11, pela direita na Bolívia. «Saúdo o compromisso do povo boliviano: não quer ser cúmplice do golpe, defende a democracia; não é cúmplice do separatismo, defende a unidade do país; e não quer...

NATO reafirma militarismo e promete mais ingerência

Lisboa acolheu, no dia 11, a 67.ª sessão anual da Assembleia Parlamentar da NATO. Sem surpresa, visou sobretudo a Rússia e a China e a ameaça que colocam à hegemonia do imperialismo, principalmente do norte-americano – do qual a NATO é desde há mais de sete décadas o principal braço armado. Defendido pelo próprio...

França treinou terroristas no Mali

O primeiro-ministro do Mali, Choguel Maïga, acusou a França de ter impedido a entrada do exército maliano em Kidal e de ter entregue o controlo dessa cidade a grupos armados não-governamentais. Numa entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti, citada pela RT France, em resposta à questão sobre o potencial...