Fracassou na Bolívia mobilização da direita contra governo

O di­ri­gente do Mo­vi­mento ao So­ci­a­lismo (MAS), Evo Mo­rales, des­tacou em La Paz o fra­casso da greve con­vo­cada para se­gunda-feira, 11, pela di­reita na Bo­lívia.

«Saúdo o com­pro­misso do povo bo­li­viano: não quer ser cúm­plice do golpe, de­fende a de­mo­cracia; não é cúm­plice do se­pa­ra­tismo, de­fende a uni­dade do país; e não quer causar pre­juízo à eco­nomia», es­creveu o ex-pre­si­dente (2006-2019) na rede Twitter. Por isso, acen­tuou, «fra­cassou a greve da di­reita bo­li­viana».

Sec­tores da opo­sição, entre eles o go­ver­nador de Santa Cruz, Luis Ca­macho, o ex-can­di­dato pre­si­den­cial Carlos Mesa e o an­tigo pre­si­dente Jorge Fer­nando Qui­roga, pro­mo­veram duas jor­nadas de mo­bi­li­za­ções e uma greve geral contra o go­verno de Luis Arce.

Po­lí­ticos, le­gis­la­dores, aca­dé­micos e sin­di­catos de­nun­ci­aram as pre­ten­sões da acção de força – evitar que a jus­tiça julgue os im­pli­cados no golpe de Es­tado de 2019 que pro­vocou o afas­ta­mento de Evo Mo­rales e con­duziu ao poder o go­verno de facto, che­fiado por Je­a­nine Áñez.

A mi­nistra bo­li­viana da Co­mu­ni­cação, Ga­briela Alcón, afirmou que a po­pu­lação res­pondeu com tra­balho ao apelo da di­reita e su­bli­nhou que não existem ra­zões para uma «crise ar­ti­fi­cial», quando o país se en­contra em pleno pro­cesso de re­cu­pe­ração eco­nó­mica.

Para o Par­tido Co­mu­nista da Bo­lívia, estas ac­ções da di­reita, com exi­gên­cias re­gi­o­nais e sec­to­riais, «as­sumem o ca­rácter de uma es­tra­tégia de tensão, vi­sando o ob­jec­tivo maior de res­taurar o mo­delo li­beral», de acordo com «os in­te­resses glo­bais do im­pe­ri­a­lismo norte-ame­ri­cano, seus ali­ados eu­ro­peus e go­vernos re­ac­ci­o­ná­rios no con­ti­nente».




Mais artigos de: Internacional

«O caminho dos povos é a resistência ao imperialismo»

O re­pre­sen­tante da Frente Po­pular de Li­ber­tação da Pa­les­tina (FPLP) na Eu­ropa, Faez Ba­dawi, falou ao Avante! sobre a luta do povo pa­les­ti­niano pela con­cre­ti­zação dos seus di­reitos. Apro­vei­tando a pre­sença da FPLP na 45.ª edição da Festa do Avante!, agra­deceu ao povo por­tu­guês a so­li­da­ri­e­dade com o povo pa­les­ti­niano e ao Par­tido Co­mu­nista Por­tu­guês o com­pro­misso in­ter­na­ci­o­na­lista com as causas justas.

Os comunistas estiveram na primeira linha dos protestos populares

O po­de­roso mo­vi­mento de massas ini­ciado em Ou­tubro de 2019 des­feriu um pro­fundo golpe no re­gime – in­justo e vi­o­lento – her­dado da di­ta­dura de Pi­no­chet. O res­pon­sável em França pelo Par­tido Co­mu­nista do Chile, An­tonio Val­divia, fez ao Avante! um ba­lanço dos acon­te­ci­mentos e evi­den­ciou as pers­pec­tivas que se abrem aos tra­ba­lha­dores e ao povo chi­lenos.

Face à ingerência, defender a soberania e os direitos do povo

An­drei Kra­sil­nikov, res­pon­sável do De­par­ta­mento In­ter­na­ci­onal do Par­tido Co­mu­nista da Bi­e­lor­rússia, acom­pa­nhado por Ilona Bakun, res­pon­sável-subs­ti­tuta, falou ao Avante! sobre a si­tu­ação no seu país, em par­ti­cular sobre os es­forços para der­rotar a in­ge­rência es­tran­geira que tenta mudar o rumo da po­lí­tica con­du­zida pelo pre­si­dente Alek­sandr Lu­ka­chenko e a sua ori­en­tação so­cial, que tem o apoio do PCB.
O de­poi­mento ao nosso jornal foi dado num in­ter­valo da par­ti­ci­pação da de­le­gação do PCB na 45.ª Festa do Avante! e co­meçou por um co­men­tário sobre o pe­ríodo que se viveu desde as elei­ções pre­si­den­ciais de Agosto de 2020.

Venezuela acusa EUA de crimes contra a humanidade

A vice-pre­si­dente da Ve­ne­zuela, Delcy Ro­drí­guez, atacou a de­cisão dos EUA de vetar um em­prés­timo do FMI ao país sul-ame­ri­cano, em plena pan­demia de COVID-19. Qua­li­ficou essa e ou­tras me­didas ile­gais de crimes contra a hu­ma­ni­dade.

Prémio Paz dos Povos para médicos de Cuba

O Con­tin­gente In­ter­na­ci­onal de Mé­dicos Henry Reeve, de Cuba, re­cebeu o Prémio Paz dos Povos, atri­buído pelos in­te­grantes norte-ame­ri­canos da cam­panha a favor do Nobel para esse co­lec­tivo.

Forças progressistas apoiam mudanças e denunciam manobras golpistas no Peru

A Frente para a Democracia e a Governabilidade do Peru apoiou as mudanças ministeriais decididas pelo presidente Pedro Castillo como medida política para fazer frente ao plano desestabilizador da extrema-direita. O apoio é confirmado num comunicado da Frente, que agrupa as organizações políticas Peru Livre, Novo Peru e...

NATO reafirma militarismo e promete mais ingerência

Lisboa acolheu, no dia 11, a 67.ª sessão anual da Assembleia Parlamentar da NATO. Sem surpresa, visou sobretudo a Rússia e a China e a ameaça que colocam à hegemonia do imperialismo, principalmente do norte-americano – do qual a NATO é desde há mais de sete décadas o principal braço armado. Defendido pelo próprio...

França treinou terroristas no Mali

O primeiro-ministro do Mali, Choguel Maïga, acusou a França de ter impedido a entrada do exército maliano em Kidal e de ter entregue o controlo dessa cidade a grupos armados não-governamentais. Numa entrevista à agência de notícias russa RIA Novosti, citada pela RT France, em resposta à questão sobre o potencial...