JCP promove concurso literário para homenagear José Saramago

A JCP apre­sentou no do­mingo, 12, na So­ci­e­dade Re­creio Mu­sical Azi­nha­guense 1.º de De­zembro, na Azi­nhaga, terra que viu nasceu José Sa­ra­mago, o con­curso li­te­rário «Que seria de nós se não so­nhás­semos?».

Di­vulgar e de­bater a vasta obra de José Sa­ra­mago

 

O concurso está integrada nas comemorações do PCP do centenário do nascimento de José Saramago, sob o lema «Escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista».

Como sa­li­enta a JCP, com esta ini­ci­a­tiva o Par­tido presta uma «justa ho­me­nagem» ao «mi­li­tante co­mu­nista que nunca se es­condeu nem en­co­lheu», mas também ao «es­critor uni­versal, cuja obra é lida em mais de meia cen­tena de países», mas também ao «in­te­lec­tual de Abril, re­sis­tente an­ti­fas­cista e lu­tador pela li­ber­dade e o re­gime de­mo­crá­tico, fi­gura ímpar para a cul­tura e a edu­cação no nosso País, que afirma a sua obra também como uma con­quista de Abril, do Por­tugal livre e de­mo­crá­tico que ajudou a cons­truir».

O con­curso tem como ob­jec­tivo con­tri­buir para a di­vul­gação e de­bate da vasta obra li­te­rária do Prémio Nobel da Li­te­ra­tura em 1998, bem como para ho­me­na­gear a vida, o homem, o hu­ma­nista, que, através da es­crita, so­nhou e lutou por um mundo novo, mais justo e so­li­dário. Através da prosa ou da po­esia, propõe-se que os can­di­datos possam usar a obra de José Sa­ra­mago como ponto de par­tida e que através dela possam en­tregar textos iné­ditos que re­flictam a sua visão do mundo e da vida.

O júri que se de­bru­çará sobre os textos a con­curso é com­posto por Inês Ro­dri­gues, da Di­recção Na­ci­onal da JCP, João Sal­gado Al­meida, es­critor pre­miado e pro­fessor de Língua Por­tu­guesa na Es­cola Se­cun­dária Fran­cisco de Ho­landa, e Vi­olet, mú­sica e pro­du­tora. Ainda que esse não seja o pri­meiro ob­jec­tivo, serão se­lec­ci­o­nados três ven­ce­dores, cujos nomes serão di­vul­gados a 15 de Maio de 2022. O pri­meiro prémio será de 100 euros em li­vros cons­tantes do site «Edi­ções Avante!» e duas En­tradas Per­ma­nentes (EP) para a pró­xima Festa do Avante!. O se­gundo e ter­ceiro prémio será, res­pec­ti­va­mente, de duas e uma EP. Até 1 de Abril de 2022, as can­di­da­turas podem ser sub­me­tidas através do e-mail: cen­te­nario.sa­ra­mago.jcp@gmail.com e en­tre­gues em qual­quer centro de tra­balho do PCP ou na Sede Na­ci­onal da JCP.

Se­tembro
A Festa do Avante! de 2022 será um mo­mento par­ti­cular destas co­me­mo­ra­ções. Nela serão ex­postos ex­certos dos textos ven­ce­dores, bem como de­ba­tida a vida e obra de José Sa­ra­mago e as li­ções que delas ti­ramos.

 



Mais artigos de: Nacional

Acções em todo o País para defender e recuperar o SNS

Em de­fesa do Ser­viço Na­ci­onal de Saúde (SNS), entre os dias 6 e 12 de De­zembro re­a­li­zaram-se, por todo o País, con­cen­tra­ções à porta dos cen­tros de saúde e hos­pi­tais, reu­niões pú­blicas, dis­tri­buição de do­cu­mentos e ses­sões de es­cla­re­ci­mento.

Direitos para crianças e pais

A CDU promoveu ontem, em todo o País, uma acção de contacto dirigida a pais com filhos em idade de frequência de creche, com um folheto que dá visibilidade à aprovação, por proposta do PCP, da gratuitidade das creches. Esta medida surge após ter sido garantida nos últimos anos a gratuitidade às crianças do primeiro e...

CNA reclama que Portugal proíba a venda com prejuízos na produção

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera que o Governo deve seguir o exemplo de Espanha e proibir a venda com prejuízos em todos os elos da cadeia, incluindo a produção, considerando-a como uma prática desleal. O país vizinho avançou também com a obrigatoriedade de os contratos agro-alimentares deverem...

Seixal rejeita redução dos fundos europeus

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) considerou, no passado dia 2, que o Acordo de Parceria – Portugal 2030 reflecte um desinvestimento nos concelhos que compõem a Área Metropolitana de Lisboa (AML), comparativamente ao resto do País. Joaquim Santos, presidente do município, alertou para o «persistente afastamento dos...

Setúbal aprova o regresso da água e saneamento à gestão pública

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, em reunião pública extraordinária realizada no dia 24 de Novembro, uma proposta da CDU que determina o regresso dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento à gestão pública municipal e consequente reactivação dos Serviços Municipalizados de Setúbal. Recorde-se que a...