JCP promove concurso literário para homenagear José Saramago
A JCP apresentou no domingo, 12, na Sociedade Recreio Musical Azinhaguense 1.º de Dezembro, na Azinhaga, terra que viu nasceu José Saramago, o concurso literário «Que seria de nós se não sonhássemos?».
Divulgar e debater a vasta obra de José Saramago
Como salienta a JCP, com esta iniciativa o Partido presta uma «justa homenagem» ao «militante comunista que nunca se escondeu nem encolheu», mas também ao «escritor universal, cuja obra é lida em mais de meia centena de países», mas também ao «intelectual de Abril, resistente antifascista e lutador pela liberdade e o regime democrático, figura ímpar para a cultura e a educação no nosso País, que afirma a sua obra também como uma conquista de Abril, do Portugal livre e democrático que ajudou a construir».
O concurso tem como objectivo contribuir para a divulgação e debate da vasta obra literária do Prémio Nobel da Literatura em 1998, bem como para homenagear a vida, o homem, o humanista, que, através da escrita, sonhou e lutou por um mundo novo, mais justo e solidário. Através da prosa ou da poesia, propõe-se que os candidatos possam usar a obra de José Saramago como ponto de partida e que através dela possam entregar textos inéditos que reflictam a sua visão do mundo e da vida.
O júri que se debruçará sobre os textos a concurso é composto por Inês Rodrigues, da Direcção Nacional da JCP, João Salgado Almeida, escritor premiado e professor de Língua Portuguesa na Escola Secundária Francisco de Holanda, e Violet, música e produtora. Ainda que esse não seja o primeiro objectivo, serão seleccionados três vencedores, cujos nomes serão divulgados a 15 de Maio de 2022. O primeiro prémio será de 100 euros em livros constantes do site «Edições Avante!» e duas Entradas Permanentes (EP) para a próxima Festa do Avante!. O segundo e terceiro prémio será, respectivamente, de duas e uma EP. Até 1 de Abril de 2022, as candidaturas podem ser submetidas através do e-mail: centenario.saramago.jcp@gmail.com e entregues em qualquer centro de trabalho do PCP ou na Sede Nacional da JCP.
Setembro
A Festa do Avante! de 2022 será um momento particular destas comemorações. Nela serão expostos excertos dos textos vencedores, bem como debatida a vida e obra de José Saramago e as lições que delas tiramos.