JCP promove concurso literário para homenagear José Saramago

A JCP apresentou no domingo, 12, na Sociedade Recreio Musical Azinhaguense 1.º de Dezembro, na Azinhaga, terra que viu nasceu José Saramago, o concurso literário «Que seria de nós se não sonhássemos?».

Divulgar e debater a vasta obra de José Saramago

 

O concurso está integrada nas comemorações do PCP do centenário do nascimento de José Saramago, sob o lema «Escritor universal, intelectual de Abril, militante comunista».

Como salienta a JCP, com esta iniciativa o Partido presta uma «justa homenagem» ao «militante comunista que nunca se escondeu nem encolheu», mas também ao «escritor universal, cuja obra é lida em mais de meia centena de países», mas também ao «intelectual de Abril, resistente antifascista e lutador pela liberdade e o regime democrático, figura ímpar para a cultura e a educação no nosso País, que afirma a sua obra também como uma conquista de Abril, do Portugal livre e democrático que ajudou a construir».

O concurso tem como objectivo contribuir para a divulgação e debate da vasta obra literária do Prémio Nobel da Literatura em 1998, bem como para homenagear a vida, o homem, o humanista, que, através da escrita, sonhou e lutou por um mundo novo, mais justo e solidário. Através da prosa ou da poesia, propõe-se que os candidatos possam usar a obra de José Saramago como ponto de partida e que através dela possam entregar textos inéditos que reflictam a sua visão do mundo e da vida.

O júri que se debruçará sobre os textos a concurso é composto por Inês Rodrigues, da Direcção Nacional da JCP, João Salgado Almeida, escritor premiado e professor de Língua Portuguesa na Escola Secundária Francisco de Holanda, e Violet, música e produtora. Ainda que esse não seja o primeiro objectivo, serão seleccionados três vencedores, cujos nomes serão divulgados a 15 de Maio de 2022. O primeiro prémio será de 100 euros em livros constantes do site «Edições Avante!» e duas Entradas Permanentes (EP) para a próxima Festa do Avante!. O segundo e terceiro prémio será, respectivamente, de duas e uma EP. Até 1 de Abril de 2022, as candidaturas podem ser submetidas através do e-mail: centenario.saramago.jcp@gmail.com e entregues em qualquer centro de trabalho do PCP ou na Sede Nacional da JCP.

Setembro
A Festa do Avante! de 2022 será um momento particular destas comemorações. Nela serão expostos excertos dos textos vencedores, bem como debatida a vida e obra de José Saramago e as lições que delas tiramos.

 



Mais artigos de: Nacional

Acções em todo o País para defender e recuperar o SNS

Em defesa do Serviço Nacional de Saúde (SNS), entre os dias 6 e 12 de Dezembro realizaram-se, por todo o País, concentrações à porta dos centros de saúde e hospitais, reuniões públicas, distribuição de documentos e sessões de esclarecimento.

Direitos para crianças e pais

A CDU promoveu ontem, em todo o País, uma acção de contacto dirigida a pais com filhos em idade de frequência de creche, com um folheto que dá visibilidade à aprovação, por proposta do PCP, da gratuitidade das creches. Esta medida surge após ter sido garantida nos últimos anos a gratuitidade às crianças do primeiro e...

CNA reclama que Portugal proíba a venda com prejuízos na produção

A Confederação Nacional da Agricultura (CNA) considera que o Governo deve seguir o exemplo de Espanha e proibir a venda com prejuízos em todos os elos da cadeia, incluindo a produção, considerando-a como uma prática desleal. O país vizinho avançou também com a obrigatoriedade de os contratos agro-alimentares deverem...

Seixal rejeita redução dos fundos europeus

A Câmara Municipal do Seixal (CMS) considerou, no passado dia 2, que o Acordo de Parceria – Portugal 2030 reflecte um desinvestimento nos concelhos que compõem a Área Metropolitana de Lisboa (AML), comparativamente ao resto do País. Joaquim Santos, presidente do município, alertou para o «persistente afastamento dos...

Setúbal aprova o regresso da água e saneamento à gestão pública

A Câmara Municipal de Setúbal aprovou, em reunião pública extraordinária realizada no dia 24 de Novembro, uma proposta da CDU que determina o regresso dos sistemas de abastecimento de água e de saneamento à gestão pública municipal e consequente reactivação dos Serviços Municipalizados de Setúbal. Recorde-se que a...