Comité Lula Portugal apresentado em Lisboa

Foi apresentado em Lisboa o «Comité Lula Portugal», de apoio à candidatura de Lula da Silva às eleições presidenciais no Brasil, marcadas para o início de Outubro. O PCP esteve presente e manifestou a sua solidariedade com os trabalhadores e o povo do Brasil.

PCP reafirma solidariedade com trabalhadores e povo do Brasil

No dia 26 de Abril, na Casa do Alentejo, o Núcleo do Partido dos Trabalhadores (PT) em Lisboa, juntamente com outros colectivos de brasileiros residentes em Portugal, e com a presença de Romênio Pereira, secretário das Relações Internacionais do PT, lançou o «Comité Lula Portugal», de apoio à candidatura de Luís Inácio Lula da Silva às eleições presidenciais que se irão realizar a 2 de Outubro, no Brasil.

O PCP foi convidado a estar presente, tendo sido representado por Cristina Cardoso, da Secção Internacional, que manifestou a solidariedade de sempre dos comunistas portugueses com o povo brasileiro, que desde o golpe institucional contra a legítima presidente Dilma Rousseff, sofre uma grave ofensiva corporizada num programa de intensificação da exploração e ataque aos direitos sociais, de agressão às liberdades e à democracia, de promoção de valores reaccionários e de imposição de um poder de cariz autoritário e fascizante protagonizado pelo governo Bolsonaro.

Nesta iniciativa, o PCP saudou a candidatura de Lula da Silva à presidência do Brasil, manifestando uma vez mais aquela solidariedade, em particular com a comunidade brasileira residente em Portugal, e a sua luta para retomar e aprofundar o caminho de avanços sociais, de desenvolvimento soberano e de cooperação, aberto em 2003.

Durante a sua estadia em Portugal, Romênio Pereira, secretário das Relações Internacionais do PT, teve um encontro com Pedro Guerreiro, responsável da Secção Internacional do PCP, em que se efectuou uma troca de informações sobre a situação nos dois países e se perspectivou a cooperação entre os dois partidos.




Mais artigos de: Internacional

A solidariedade não se pode bloquear

Centenas de amigos de Cuba participaram em Havana num Encontro Internacional de Solidariedade, onde se afirmou que a solidariedade não se pode bloquear como os alimentos, os medicamentos ou até o oxigénio que os imperialistas negaram a Cuba nos piores momentos da pandemia de COVID-19.

China nunca esquecerá bombardeamento da sua embaixada em Belgrado pela NATO

O povo chinês «nunca esquecerá as atrocidades bárbaras da NATO ao bombardear a embaixada chinesa em Belgrado em 1999 e jamais permitirá que se repita essa tragédia histórica», declarou em Pequim o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Zhao Lijian. Zhao fez essas declarações numa conferência de imprensa, no...

Roe vs o século XVIII

A pior violação dos direitos humanos é decretar que os humanos não têm direitos. É isso que os EUA se preparam para fazer, revertendo a Roe vs Wade, como ficou conhecida a decisão do Supremo Tribunal que, desde 1973, garante a todas as mulheres desse país o direito a interromperem...